"Terceira dose de vacina contra Covid não será aplicada no Estado", diz secretário da Saúde
Escute essa reportagem

Muitas pessoas têm especulado a necessidade de uma terceira dose ou dose de reforço para algumas vacinas contra a Covid-19. No entanto, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou, na tarde desta segunda-feira (5), que não há recomendação e nem necessidade dessa ação para nenhum dos imunizantes disponíveis no Plano Nacional de Imunização (PNI).
"Nós entendemos que ainda é preciso esclarecer a população que a estratégia da imunização é uma medida coletiva. Ainda que nós tivéssemos imunizantes que tivessem, inclusive a eficácia prejudicada pelas novas variantes, alcançando os 95% ou 100% de cobertura, nós iríamos controlar a circulação do vírus e, principalmente, a mortalidade e as internações hospitalares de formas graves do vírus", explicou.
Ainda de acordo com Nésio, a eficácia do imunizante não interfere no resultado coletivo, desde que uma ampla cobertura seja alcançada pelo Estado e pelo País.
"Por isso, neste momento, toda a população precisa estar concentrada em aderir ao plano de imunização, podendo ofertar o seu ombro e a sua vida a receber qualquer imunizante, de qualquer fabricante disponibilizado, de maneira que a gente consiga alcançar a cobertura vacinal da ampla maioria da população capixaba com as diferentes vacinas disponíveis", pontuou.
O secretário também ressaltou que nenhuma vacina disponível no mundo, até hoje, é capaz de eliminar a Covid-19.
"Todas ainda permitem que as pessoas possam se contagiar e desenvolver formas leves da doença. Por isso, nós estamos tratando de alcançar ampla cobertura vacinal para controlar, principalmente, as formas graves e os óbitos pela covid, permitindo que as atividades sociais e econômicas não sejam impactadas pela violência da doença no nosso Estado e no nosso País", finalizou.
Comentários