Pais podem trocar modalidade de ensino dos filhos a qualquer momento
Escute essa reportagem

Mesmo com a maioria dos pais optando pelo retorno presencial às aulas, conforme noticiado pela reportagem de A Tribuna na última sexta-feira, há pais que ainda estão na dúvida se poderão trocar de opção quando desejarem.
Segundo as instituições privadas, os pais vão poder trocar as aulas presenciais por remota a qualquer momento. O mesmo vale para quem quiser mandar o filho para a escola, só que, neste caso, a decisão terá de ser comunicada com uma certa antecedência.
De acordo com o superintendente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe), Geraldo Diório Filho, para que haja a troca, os pais devem aguardar somente a escola se organizar para receber o aluno com os devidos cuidados.
“A escola precisa fazer o planejamento para saber quem vai estar na escola e em casa, mas a família pode trocar. Caso a sala esteja completa e mais alunos quiserem voltar ao presencial, obrigatoriamente a instituição deve fazer o rodízio”, explicou Geraldo.
No Centro Educacional Praia da Costa, segundo Rodrigo Uliana, coordenador do ensino fundamental II e do médio, toda quarta-feira a escola envia à família uma pesquisa para saber qual o formato de aula do aluno na semana seguinte. “A família tem até sexta-feira, às 12 horas, para decidir o formato escolhido, se remoto ou presencial”.
A sinalização também deve ocorrer no Colégio Adventista de Vitória. “Pedimos, pelo menos, dois dias de antecedência, para organizarmos qual grupo esse aluno ficará”, pontua a diretora do colégio, Viviane Zahn.
Já na rede Sesi, de acordo com o gerente de Educação Básica, Samuel Saibert, o aluno pode optar pelo ensino remoto a qualquer momento. Ele afirma ainda que o aluno também pode voltar à sala, desde que seja o dia da sua escala presencial.
A escola Monteiro, em Vitória, também oferece a opção de mudança de modelo de ensino. Segundo o diretor Eduardo Costa Gomes, assim que a solicitação for feita, a escola precisará apenas se organizar para receber o novo aluno.
“Haverá, sim, a possibilidade posterior de aderir ao presencial ou retornar ao remoto, respeitando apenas o prazo para a readequação das turmas, em geral, de uma semana após a solicitação”.
Mensalidade sem alteração
Os pais de estudantes não devem encontrar diferença no valor da mensalidade entre as modalidades de ensino que escolherem, presencial ou mesmo com a opção de os alunos continuarem assistindo às aulas de casa.
De acordo com o Sindicato de Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe), as insituições de ensino vão manter o mesmo valor.
Segundo o superintendente do sindicato, Geraldo Diório Filho, as escolas precisaram investir recursos para manter o ensino remoto, e que continuam gastando para manter o pleno funcionamento.
“Os pais sabem que existem as duas modalidade de aula. O aluno tem a opção de ir para a escola ou de ficar em casa, mas mesmo com os alunos que preferem assistir às aulas de casa, a escola continua gastando também com os alunos remotos, pois investem em internet, continuam consumindo luz, energia”, explicou Geraldo.
Ainda segundo ele, ao matricularem o filho na escola, os pais estão cientes que os valores das mensalidades permanecem os mesmos para as modalidades que a escola oferece.
“Quando o pai faz a matricula, no contrato ele está ciente e sabe que o preço da mensalidade não tem diferença”, completou.
Saiba mais
Solicitação com antecedência
Crescer PHD
- O aluno pode voltar imediatamente do ensino presencial para o remoto. Já do ensino remoto para o presencial, a família tem de sinalizar com 10 dias de antecedência.
Sagrado Coração de Maria
- Os pais podem alterar o modelo de ensino a qualquer momento, com solicitação feita com antecedência.
Colégio Pio XII
- Os pais de alunos podem optar pela troca do modelo a cada 15 dias.
Colégio Adventista de Vitória
- Oferece a opção para mudar de modalidade, mas pede que a solicitação seja feita com pelo menos dois dias de antecedência.
Centro Educacional Praia da Costa
- Toda quarta-feira a escola envia à família uma pesquisa para saber qual o formato de aula do aluno na semana seguinte. A família tem até sexta-feira da semana, às 12 horas, para decidir e informar à escola.
Sesi
- O aluno pode optar pelo remoto a qualquer momento. Assim como o é possível voltar à sala, desde que seja o dia da sua escala presencial.
Darwin
- A escola também oferece a opção de mudar o modelo de ensino a qualquer momento.
Leonardo da Vinci
- A mudança pode ser feita a qualquer momento, desde que haja vaga.
Escola da Ilha
- Aceita a troca, mas o pedido de ser feito com pelo menos 10 dias de antecedência.
Escola Monteiro
- Permite que os pais alterem o modelo durante o ano, mas pede um prazo de cerca de 7 dias.
São Domingos
- Os alunos podem trocar, mas devem avisar com antecedência.
Fontes: Escolas consultadas.
Comentários