X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Ônibus do Transcol só vão poder circular com 15 passageiros em pé


Imagem ilustrativa da imagem Ônibus do Transcol só vão poder circular com 15 passageiros em pé
Passageiras em pé dentro de ônibus |  Foto: Leitor / WhatsApp

A frota de ônibus do Transcol voltou a circular com 100% dos veículos nas ruas da Grande Vitória nesta segunda-feira (5). Com o aumento do número de ônibus, o governo estabeleceu regras para o transporte de passageiros em pé. Uma delas, segundo a Ceturb-ES, é que até 15 pessoas vão poder viajar em pé nos veículos convencionais.

No caso dos ônibus articulados, serão permitidos até 25 passageiros em pé durante a viagem. Já nos micro-ônibus esse limite é de 6 pessoas, de acordo com as informações da Ceturb-ES. "Adesivos para orientar os passageiros em relação ao espaçamento serão fixados no interior do coletivo", informa a companhia.

O subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, informou, durante coletiva na tarde desta segunda (5), que o governo reduziu a quantidade de passageiros em pé nos ônibus para evitar aglomerações dentro dos veículos, que agora circulam com 100% da frota.

"A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),  prevê que pode ter ate seis pessoas por metro quadrado de espaço físico do ônibus viajando em pé. Partindo dessa regra geral, estabelecemos que duas pessoas por metro quadrado podem viajar em pé nos ônibus", explicou ele. 

A Ceturb-ES ainda informa que, no terminal, continua a determinação para que os ônibus somente iniciem suas viagens com passageiros sentados, a exceção das linhas expressas, que podem sair do terminal com o limite de 15 passageiros em pé, nos veículos convencionais e 25 nos articulados.

O uso de máscara dentro dos ônibus continua sendo obrigatório.

Ônibus com ar-condicionado

A partir desta segunda, os ônibus do Transcol com ar-condicionado voltaram a circular pelas ruas da Grande Vitória. No total, são 126 veículos que compõem a frota refrigerada do sistema, segundo os dados da Ceturb-ES. 

"O sistema de refrigeração somente poderá funcionar no modo renovação de ar externa, que garante que o ar em circulação no interior do coletivo seja totalmente trocado a cada três minutos. Além disto, a higienização do filtro deve ser feita diariamente", informa a companhia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: