X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Nova vacina para todas as variantes de covid-19

Pfizer vai iniciar no segundo semestre os testes em humanos de uma nova geração de imunizantes “universais”


Enquanto o vírus da covid-19 continua circulando, com aparecimento de novas variantes, a ciência  também avança em busca de novas formas de proteção e tratamento.

As empresas BioNTech e a Pfizer anunciaram, na última quarta-feira, que vão iniciar durante o segundo semestre os testes  em humanos de uma nova geração de imunizantes “universais”  contra a covid. 

O trabalho experimental sobre vacinas que vão além das aplicadas hoje  incluem um imunizante  de aprimoramento de células T (responsáveis pela defesa do organismo), projetadas principalmente para proteger contra doenças graves se o vírus se tornar mais perigoso, além de vacinas de pan-coronavírus. Essas têm a função de garantir uma proteção  contra a família mais ampla de vírus e suas mutações.

A apresentação sobre o trabalho que tem sido desenvolvido foi disponibilizado  no  site da empresa alemã  BioNTech. Segundo a publicação, o objetivo é oferecer um imunizante com “proteção de longo prazo”.

Aprimoramento

Segundo especialistas,  pesquisas e órgãos mundiais de saúde, as vacinas atualmente aplicadas continuam  apresentado resultados importantes na redução de mortes e casos graves da doença.

Mesmo assim, elas  têm uma menor resposta no sentido de impedir que as pessoas sejam infectadas mesmo que de forma leve pelas novas variantes, como a   Ômicron e suas subvariantes.      

Por isso, em paralelo ao desenvolvimento dessa nova classe de vacinas, a  Pfizer e a BioNTech também estão investindo em  versões aprimoradas de seus imunizantes para melhorar a proteção contra a variante Ômicron e suas mutações. 

No último sábado, a Pfizer divulgou dados da versão adaptada da vacina contra a covid-19 específica para essa variante. 

De acordo com a farmacêutica, os dados do estudo de fases 2 e 3 apontaram que uma dose de reforço de ambas as vacinas candidatas provocou uma resposta imune substancialmente maior contra a BA.1 da Ômicron BA.1 em comparação com a vacina atual.

Segundo os resultados, os níveis de anticorpos neutralizantes aumentaram de 13,5 a 19,6 vezes mais do que a vacina atual disponível.

No início de junho, a Moderna também divulgou que sua vacina direcionada à Ômicron produziu uma resposta imune mais forte.

Imagem ilustrativa da imagem Nova vacina para todas as variantes de covid-19
Profissional manipula vacina: imunizante terá proteção de longo prazo |  Foto: Divulgação

Saiba mais

Busca por proteção mais durável

Avanços

Mesmo com os avanços trazidos pelas vacinas disponíveis, principalmente com relação a casos graves e mortes por covid-19, empresas farmacêuticas continuam buscando aprimorar os imunizantes.

Entre os objetivos está frear ainda mais a transmissão do vírus, protegendo as pessoas de pegarem a doença mesmo de forma mais leve. 

Além disso, se busca uma proteção mais “durável”, já que estudos apontam redução da resposta imunológica após meses da aplicação.   

Novas vacinas

As empresas BioNTech e Pfizer anunciaram que vão iniciar  no segundo semestre deste ano testes clínicos  de vacinas de próxima geração que protegem contra uma ampla variedade de coronavírus.

O trabalho inclui vacinas de aprimoramento de células T, projetadas principalmente para proteger contra doenças graves se o vírus se tornar mais perigoso, além de  vacinas de pan-coronavírus, que protegem contra a família mais ampla de vírus e suas mutações.

A meta é ter uma vacina que forneça proteção de variante durável. 

Atualizações

Em fases mais avançadas, vacinas aprimoradas e voltadas para melhor proteção contra a Ômicron têm sido também desenvolvidas por empresas como a Pfizer e a Moderna. 

Estudos apresentados mostraram que versões aprimoradas tiveram  melhor proteção contra a variante Ômicron e  sublinhagens.

Fonte: Agências Reuters e Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: