Médicos alertam para os vilões da contaminação nas férias
Escute essa reportagem

Com o avanço da vacinação contra Covid-19 no Estado e a chegada das férias escolares, neste mês, algumas famílias começam a voltar a incluir os passeios durante o recesso das aulas dos filhos. No entanto, ainda com a pandemia, médicos fazem alerta para os vilões da contaminação neste período.
Desde o transporte utilizado até as hospedagens, é necessário ter cuidado com a exposição, para diminuir os riscos de contrair a Covid. Para quem for viajar de ônibus ou de avião, dois dos principais vilões das férias, devido ao ambiente fechado e à concentração de pessoas, o infectologista Lauro Ferreira Pinto orienta que o ideal é utilizar máscaras mais eficazes e bem ajustadas o tempo todo.
“Em viagens de avião ou ônibus, a melhor máscara para se utilizar é PFF2, seguida da N95 ou a cirúrgica. Essas são as mais ideais, na ordem”, frisou Lauro.
A infectologista Ana Carolina D'Ettorres enfatiza que, em hotéis, deve ser analisado se a hospedagem cumpre rigidamente as regras sanitárias. Nas refeições dentro do hotel, é indicado sentar em locais mais afastados.
“O ideal é manter o contato apenas com pessoas já do convívio familiar. Em relação ao café da manhã ou jantar, tentar evitar os horários de pico dessas refeições”, sugeriu ela.
Segundo o médico infectologista Moacir Soprani, os cuidados necessários para quem vai viajar são os mesmos indicados para o dia a dia, em todos os lugares. “Higiene das mãos e superfícies, uso de máscara, evitar aglomerações”, enfatizou.
Já o subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin, alertou para o momento atual. “Ainda não são férias comuns. Quem for viajar deve evitar grandes deslocamentos e aglomerações em eventos de qualquer natureza”, ressaltou Reblin.
Família
A professora Carmem de Oliveira, 40, vai aproveitar e passar um fim de semana com a família em Minas Gerais, para as filhas Mariana Morena de Oliveira, 10, e Giovanna Sávia, 7 anos, verem a avó.
“Vamos de carro, que é ainda mais tranquilo. A minha mãe já está vacinada com as duas doses e eu já tomei a primeira. Ela perdeu uma filha para a Covid, então, vamos fazer companhia a ela, com todos os cuidados”.
Saiba Mais
Os vilões das férias
- Devido à pandemia, nos passeios e viagens durante as férias, determinados locais devem ser evitados. Caso isso não seja possível, algumas medidas devem ser tomadas com mais rigor para diminuir os riscos.
- Segundo especialistas, os principais locais que apresentam riscos para contágio de Covid são aeroportos, as aeronaves e os ônibus.
- O risco é maior devido ao ambiente mais fechado nesses meios de transporte, além do tempo de permanência no interior deles.
- Durante a viagem, o ideal é evitar passeios que geram aglomeração, ou aqueles que acontecem em locais mais fechados, como a visita de museus e aquários, por serem ambientes com menos ventilação natural.
Proteção durante a viagem
- Para as famílias que irão viajar de ônibus ou avião, algumas máscaras oferecem maior vedação do ar e segurança. Segundo médicos, as melhores opções de máscara são: a PFF2, seguida da N95 e a cirúrgica.
- Durante a hospedagem, a dica é evitar horários de pico nas refeições, e sentar em mesas mais afastadas.
- Já nos passeios, preferir aqueles ao ar livre ou em locais mais abertos, sempre evitando aglomerações.
- O uso contínuo de máscara e o distanciamento devem continuar o tempo todo.
- Cuidados devem continuar mesmo para os já vacinados
- quem está vacinado tem um risco menor de pegar a doença grave, mas pode contrair o vírus, mesmo que de forma mais branda.
- Além disso, a pessoa vacinada também pode transmitir a doença para outras pessoas.
- Por isso, mesmo vacinada, a pessoa deve manter todos os cuidados, como o uso de máscara e a higienização das mãos.
Fontes: Especialistas consultados.
Comentários