Exame confirma que idoso morreu de Covid-19, diz Sesa
Escute essa reportagem

O exame de PCR do aposentado Edmundo Carlos, de 88 anos, que morreu na madrugada de sábado (23), deu positivo para coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O idoso estava internado no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, desde a quarta-feira (20). Ele começou a passar mal no dia 16, com tosse e sintomas de gripe, e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Carapina, no mesmo município.
A filha de Edmundo, a costureira Marlucia Carlos, de 57 anos, contou que o pai sofria de enfisema pulmonar há 25 anos, e que também tinha insuficiência renal crônica.
A neta do aposentado, a caixa Luciara Rossi, 37, contou que, ao ser internado na UPA, Edmundo “imediatamente passou por teste de coronavírus, que deu negativo".
A costureira afirma que, após a morte do pai, "o médico colocou no laudo a suspeita de covid-19 e eu não aceitei. Questionei e ele disse que era praxe, que o Estado obrigava a colocar essa observação. Agora meu pai está num saco preto, dentro de um contêiner e o que mais me dói é não poder fazer um enterro para ele. Ele morou comigo por 12 anos e meio".
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, na noite de sábado, que "o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves informa que o paciente Edmundo Carlos, de 88 anos, deu entrada na instituição no dia 20 de maio, encaminhado da UPA de Carapina já em estado grave com suspeita do novo coronavírus. O paciente apresentava dispneia, tosse, febre com início no dia 15 de maio.
Em teste rápido realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o seu resultado foi negativo. Entretanto, resultados negativos dos testes sorológicos (que detectam anticorpos ao SARS-CoV-2) não descartam a presença de COVID 19 em pacientes com sintomas de início recente / doença aguda.
Dessa forma, no dia 21 de maio, no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, o paciente foi submetido à coleta de Swab para realização de PCR em tempo real, sendo este o teste recomendado para identificação do novo coronavírus.
O paciente recebeu todos os cuidados necessários, porém, evoluiu com muita gravidade e resposta desfavorável à doença, e infelizmente foi a óbito na madrugada deste sábado (23/05), antes do resultado oficial do PCR que foi solicitado para confirmação de diagnóstico.
Portanto, na Declaração de Óbito do senhor Edmundo Carlos, consta a “suspeita COVID-19”. Pelo mesmo motivo, o corpo do paciente, após reconhecimento dos familiares, foi liberado para os trâmites recomendados pelo Ministério da Saúde e ANVISA, no caso de pacientes com suspeita ou confirmação de COVID 19.
O Hospital Dr. Jayme informa ainda que o resultado oficial do PCR do paciente Edmundo Carlos foi liberado pelo LACEN na tarde deste sábado (23/05), sendo positivo, confirmando a doença.
O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves lamenta a perda familiar e se coloca à disposição para outros esclarecimentos".
Na manhã deste domingo (24), em entrevista ao Tribuna Online, a filha de Edmundo disse que a família não foi informada do resultado do exame que deu positivo para coronavírus. Marlucia disse que pretende ir à Justiça.
A Sesa foi questionada pela reportagem sobre a alegação da família de que não teve acesso ao resultado do exame. Por meio de nota, a secretaria afirma que "resultados de PCR que saem após o óbito de paciente são informados diretamente para as vigilâncias municipais e fica a cargo delas a comunicação do laudo para as famílias".
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que resultados de PCR que saem após o óbito de paciente são informados diretamente para as vigilâncias municipais e fica a cargo delas a comunicação do laudo para as famílias.
A direção do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves informa que em caso de óbito, as famílias podem solicitar o prontuário do paciente que por meio do Serviço de Arquivamento Médico e Estatística (SAME), localizado na recepção principal do hospital. O hospital tem 15 dias úteis para reunir todos os exames e evoluções médicas e de enfermaria para a entrega à família. Para informações, a família pode entrar em contato no telefone 3331-7592.
Comentários