X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Espírito Santo impõe limite de ocupação de leitos para receber pacientes de outros estados


Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo impõe limite de ocupação de leitos para receber pacientes de outros estados
Paciente foi levado ao hospital Jayme Santos Neves |  Foto: Divulgação Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) impôs uma taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como alerta para suspender a vinda de pacientes com Covid-19 de outros estados. Segundo a pasta, o índice estabelecido para essa suspensão é de 80% do preenchimentos das vagas.

"Neste caso, foi informado ao governo catarinense que a garantia da oferta estaria submetida a avaliação do comportamento da ocupação sustentada dos próximos dias. No entanto, ainda não foi suspensa a transferência, tanto que na tarde desta terça-feira (09) o Espírito Santo recebeu mais um paciente de Santa Catarina, totalizando cinco pacientes transferidos daquele estado", informou a nota.

Na tarde desta terça (9), após transferir o quinto paciente com Covid-19 para o Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informaram que a transferência de pacientes para hospitais capixabas está suspensa nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11). 

"Após este período, a situação será monitorada a cada dia pelas equipes da SES, para verificar como está a disponibilidade de leitos de UTI do Estado capixaba para auxiliar Santa Catarina, devido ao aumento da demanda de pacientes em Vitória", informaram as duas instituições em nota conjunta.

De acordo com os dados do Painel Ocupação de Leitos Hospitalares, a taxa de preenchimento de vagas em UTI no Espírito Santo para pacientes com Covid-19 está em 79,83%, na tarde desta terça. 

A Secretaria da Saúde esclarece que até o momento já disponibilizou 81 leitos para transferência de pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina para continuidade do tratamento contra a Covid-19.

Em fevereiro, o governador Renato Casagrande informou em pronunciamento que o governo vai reservar 45 leitos para receber pacientes de outros estados. 

Quinto paciente chega ao Estado

Na tarde desta terça-feira (9), chegou ao Espírito Santo o quinto paciente com Covid-19 do estado catarinense.

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo impõe limite de ocupação de leitos para receber pacientes de outros estados
Quinto paciente chegou ao Estado |  Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros Santa Catarina

A aeronave Arcanjo 02, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, pousou no aeroporto de Vitória por volta de 15h30, com o homem, de 59 anos, trazido da cidade de Chapecó, no Oeste do estado catarinense. Ele foi levado ao Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, onde ficará internado. 

Antes dele, mais quatro pacientes já haviam sido transferidos para o Estado. Três deles (duas mulheres, de 70 anos e 63 anos; e um homem, de 77 anos) seguem internados no Jayme Santos Neves. 

Já o primeiro paciente trazido para o Estado, Daniel Pegoraro, de 34 anos, morreu no último sábado (6), após o agravamento da doença. O corpo dele foi levado de volta para Santa Catarina na segunda (8).

Além de pacientes do estado catarinense, o Espírito Santo recebeu nos dois primeiros meses deste ano pessoas infectadas pelo coronavírus do Amazonas e de Rondônia para que recebessem tratamento em solo capixaba, após colapso da rede de internações nesses dois estados. 

Até a manhã desta terça, dos 36 pacientes transferidos do Amazonas, dois permanecem sob os cuidados dos profissionais do hospital Jayme Santos Neves, na Serra, sendo um em UTI e o outro em enfermaria. Do total de pacientes transferidos, 26 receberam alta e oito morreram.

Já os 40 pacientes de Rondônia,  20 permanecem em UTI e dois em enfermaria, oito tiveram alta e oito faleceram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: