X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Dez infectados por covid-19 já contaminam outras 23 pessoas

Transmissão do vírus no Estado tem ganhado um ritmo acelerado nas últimas semanas. Taxa é maior desde o final de janeiro


 

Imagem ilustrativa da imagem Dez infectados por covid-19 já contaminam outras 23 pessoas
A fisioterapeuta Daniella Ferreira Pavone, que teve covid pela segunda vez, mostra os remédios que precisou usar: “Tive dor de garganta, febre e sintomas gripais em geral. A tosse persiste até hoje” |  Foto: Acervo Pessoal

Na quinta onda de casos de covid-19, a transmissão do vírus tem ganhado um ritmo acelerado nas últimas semanas. A taxa de transmissão chegou a 2,35 no dia 10 de junho, o que significa dizer que 10 pessoas com a doença contaminam pelo menos outras 23. 

Com isso, o número de caso confirmados de covid-19  no mês de junho chegou a 70.783. Já no mês de julho, somente nos primeiros quatro dias, foram 9.331 casos de infecções pelo vírus.  

A taxa de transmissão, calculada sempre com base em dados de duas semanas anteriores,  é a maior desde o final de janeiro, quando o Estado passava pelo quarto pico da doença. Na época, o indicador chegou a 3,77, ou seja, cada 10 pessoas transmitiam o vírus para outras 37.

O diretor de integração do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, explicou que os dados atuais indicam  que a taxa  deve se estabilizar neste patamar de 2,3 para os próximos cálculos. “Estamos tendo uma  desaceleração no aumento de casos confirmados, por isso há uma expectativa de estabilização”.

Lira reforçou que, com a vacinação, não tem ocorrido um aumento expressivo de casos graves, como aconteceu no pico registrado em janeiro, e em picos anteriores.

“Estamos tendo um certo controle da doença, com número menor de casos graves, sem grande  pressão no sistema de saúde, ao contrário do que ocorreu em outros momentos. A taxa de ocupação de leitos não está crescendo na proporção  de casos confirmados”, pontuou  Lira. 

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou em entrevistas recentes que a expectativa é que o Estado comece a ter  queda na curva de casos ainda na primeira quinzena de julho.

Entre as pessoas que tiveram covid-19 nas últimas semanas está a fisioterapeuta Daniella Ferreira Pavone, de 39 anos. Segundo ela, é a  segunda vez que testa positivo.

“Tive dor de garganta, febre e sintomas gripais em geral. A tosse persiste até hoje”.

Em quatro dias, julho teve 16 mortes confirmadas

Enquanto a taxa de transmissão pela covid-19 continua indicando aumento de casos, a preocupação de volta para o crescimento de mortes em decorrência da doença.  Em junho, o Estado teve quatro vezes mais mortes que em  maio. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Dez infectados por covid-19 já contaminam outras 23 pessoas
Enquanto a taxa de transmissão pela covid-19 continua indicando aumento de casos, a preocupação de volta para o crescimento de mortes em decorrência da doença |  Foto: A Tribuna

Segundo dados do Painel Covid-19, junho teve 76 óbitos pela doença. Já em maio, foram 18 em todo o mês. Somente nos quatro primeiros dias de julho, 16 mortes já foram confirmadas.

O diretor de integração do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, reforçou que, por causa da vacinação, o número tem ficado bem abaixo do pico registrado em janeiro e fevereiro, que tiveram 289 e 603 óbitos em 30 dias, respectivamente. 

Ele enfatizou que, enquanto o número de casos de junho para maio cresceu 9,7 vezes, o número de mortes ficou abaixo, mostrando o resultado da vacinação. 

A epidemiologista Ethel Maciel também afirmou que o menor número de mortes em relação a picos anteriores é resultado da vacinação. “Julho não deve ter aumento expressivo nos óbitos”.

OPINIÕES

"Acredito que, com a vacinação, não devemos ter um mês de julho com aumento  de mortes significativo em relação a junho", Ethel Maciel, epidemiologista

"Graças à vacinação, temos neste momento de pico  um  número menor   de mortes confirmadas", Pablo Lira, diretor de integração do Instituto Jones dos Santos Neves

ONDE TESTAR

Testagem também sem agendar

Estado

Sem agendamento

> Rodoviária de Vitória: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

> Ufes (Goiabeiras): De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30 (com intervalo de 12h às 13h).

> Terminal de Laranjeiras (Serra): De  segunda a sexta, das 8h às 17h.

Agendamento

> vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/

Vitória

Sem agendamento

> Nas Unidades de saúde da Praia do Suá, Conquista, Santo Antônio, Maria Ortiz, Maruípe e Jardim Camburi  mediante capacidade da unidade.

Com agendamento

> No Tancredão,  pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online. 

Vila Velha

Agendamento

> No site vilavelha.es.gov.br, com vários pontos de testagem.

Sem agendamento

> A UPA de Riviera e o PA da Glória, com entrega de senha,  8h às 17h.

Serra

Sem agendamento

> ETEC:  Segunda a sexta, 8h às 18h. 

> Laboratório Central Municipal: De segunda a sexta, das 8h às 12 horas, e das 14h às 18 horas. 

> Nas Unidades de Saúde, de acordo com a organização  de cada equipe.

Cariacica

Sem agendamento

> Nas Unidades de Saúde (exceto Nova Brasília),  das 8h30 às 16h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: