X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Covid: Israel combate 4ª onda com terceira dose de vacina


Imagem ilustrativa da imagem Covid: Israel combate 4ª onda com terceira dose de vacina
Israel ameaça reimpor restrições e acelera vacinação de adolescentes para barrar variante delta |  Foto: Pixabay

Israel enfrenta uma quarta e severa onda do novo coronavírus (covid-19) após a chegada da variante delta, no começo de julho. Um mês e meio depois, o país lida com um aumento significativo no número de infectados, hospitalizações e mortes, mesmo com um dos maiores índices de vacinação do mundo: quase 60% da população - ou 74% dos maiores de 12 anos - estão completamente imunizados.

O percentual talvez tenha aproximado Israel da imunidade coletiva diante do vírus original. Mas certamente não é mais suficiente na era da delta. Assim, há cada vez mais indícios de que os fármacos atuais protegem com menor eficácia cinco meses após a aplicação. E, como o país começou a vacinação em massa no fim de dezembro, boa parte dos vacinados recebeu a segunda dose há mais tempo.

Ao longo de toda a pandemia, 6.748 pessoas já morreram de Covid em Israel, 262 das quais de 1° a 19 de agosto, quando a média semanal alcançou 21 vítimas por dia. A última vez que houve registro de cifra semelhante foi em 2 de março, quando o país saía da terceira onda por meio da vacinação. Desde abril, as mortes diárias nunca haviam passado de três, com alguns dias sem registros de óbitos.

Os índices voltaram a subir após a chegada da variante delta. Na quinta (19), mais de 8.300 pessoas receberam o diagnóstico de coronavírus –maior valor desde 1° de fevereiro. A quantidade de internações também é a maior desde o começo de abril: cerca de 600 pessoas estão hospitalizadas em estado grave, das quais cerca de 90% não se vacinaram ou receberam apenas uma dose do imunizante.

Assim, os israelenses, que pensavam ter se livrado de vez da pandemia após um ano e meio, viram o governo impor outra vez o uso de máscaras em locais fechados e quase todas as restrições relacionadas a aglomerações e distanciamento -incluindo o chamado "passe verde", que permite somente a vacinados entrar em locais como restaurantes, hotéis, estádios, teatros, cinemas e academias.

E outras medidas, inéditas, estão sendo adotadas. A primeira e mais importante é a aplicação da terceira dose da vacina da Pfizer, a única usada em Israel, em todos os habitantes com mais de 40 anos.

O país foi o primeiro a optar por esse caminho, iniciado em 30 de julho, e até agora mais de 1,2 milhão de pessoas já receberam a dose extra. Também já podem receber o reforço professores e mulheres grávidas imunizadas há mais de cinco meses. Em duas semanas, todos poderão tomar mais uma dose.

"A terceira dose é muito importante! A grande maioria dos mortos não se vacinou como deveria", disse o premiê Naftali Bennett, 49, ao receber a terceira dose, na sexta (20). "De 105 mortes recentes por coronavírus, 103 foram de pessoas que não completaram as vacinações exigidas. Não há lugar para outra opinião. A ciência e os fatos provam que as vacinas salvam vidas."

Os resultados já estão sendo observados. O plano de saúde Maccabi divulgou dados na quarta (18) indicando que o reforço tem se mostrado até agora 86% eficaz na prevenção de infecções em idosos –índice elevado, considerada a queda da eficácia das duas doses anteriores para pouco abaixo de 16% nessa faixa.

Segundo o estudo, de 149.144 pessoas que receberam a terceira dose, só 37 contraíram o vírus. Já no grupo de 149.144 que só tomou duas doses, 1.064 se infectaram.

"A vacina provou mais uma vez sua eficácia", disse Anat Ekka Zohar, que liderou o estudo. "Ela também demonstrou proteção contra a variante delta. A dose tripla é a solução para conter o surto atual."

O professor Eran Segal, do Instituto Weizmann, também está otimista. Ele observou que o ritmo dos novos infectados e de doentes graves já começou a cair. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 594 pacientes gravemente enfermos estavam internados na sexta, redução de 7 em relação ao dia anterior –caso nada fosse feito, o instituto estima que esse número já deveria estar em 768.

"Os números são bons, mas ainda não posso dizer que estancamos o corona", alertou Salman Zarka, diretor-geral do Centro Médico Ziv e considerado o czar da Covid em Israel.

Além da terceira dose, as autoridades também adotaram testes rápidos de antígenos em crianças de 3 a 11 anos de idade. Como elas não estão liberadas para receber vacinas e, assim, obter um "passe verde", só podem entrar nos locais que exigem o documento com um teste negativo.

Uma das maiores preocupações do governo, agora, é com o início do ano letivo, em 1° de setembro. Para mapear as cidades mais problemáticas, o Ministério da Saúde está fazendo testes que checam a presença de anticorpos nas crianças de 3 a 11 anos, além da realização de exames rápidos antes de cada dia escolar.

Em alunos com mais de 12 anos -já autorizados a se vacinar-, não haverá verificações diárias, mas uma classe que não tiver 70% dos estudantes imunizados fará aulas remotas.

"Estamos numa corrida contra a pandemia", disse o ministro da Saúde, Nitzan Horowitz, que tem esbarrado em alguns grupos que titubeiam em receber o imunizante. Se antes da delta negacionistas ou hesitantes não incomodavam tanto, agora são vistos como obstáculo à queda dos números.

No caso da terceira dose, por exemplo, 60% da população acima dos 50 anos já se imunizou. Mas entre os árabe-israelense e os ultraortodoxos, esse índice é de 10% e 25%, respectivamente. Ambos os grupos desconfiam das autoridades médicas e tendem a acreditar mais em notícias falsas e teorias conspiratórias antivacinas, bem como parte dos imigrantes russos e etíopes.

Também hesitam em receber até mesmo a primeira dose jovens de 18 a 30 anos, ignorando o fato de que, mesmo assintomáticos, podem infectar pessoas mais velhas e que não estão imunes a quadros severos da doença. Atrapalham, ainda, os novos esforços para a vacinação em massa os que se dizem antivacinação por ideologia. Mesmo poucos, provocam muito barulho em redes sociais ou nas ruas.

Paralelamente, mais ameaças começam a aparecer, como a nova variante lambda, detectada primeiro no Peru -25 casos já foram detectados em Israel. Por enquanto, porém, Bennett descarta realizar mais um fechamento total da economia: "Um lockdown destruirá o futuro do país".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: