X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Convidamo-lhe ou convidamos-lhe?


Domingo (17/5): Dia Internacional da Internet. Segundo a norma culta e formal da língua, não se deve empregar o verbo “ter” no lugar do verbo “haver”. Veja-se este exemplo em que isso não ocorre: Apesar de morarem na capital, tinha moradores sem acesso à internet. Para ajustar essa frase a essa norma, basta trocar “tinha” por “havia” (...havia moradores sem acesso à internet.).

Imagem ilustrativa da imagem Convidamo-lhe ou convidamos-lhe?
|  Foto: Ilustração: André Felix/AT

18/05 (segunda-feira): Dia Internacional dos Museus. A expressão “ter em vista” significa “levar em conta, considerar”. É preciso ficar atento à flexão do verbo “ter”. Isso porque ele tem de concordar com o (núcleo) sujeito nesta construção frasal: Os turistas não podem entrar no museu; tenham-se em vista os acidentes na instituição (...tenha-se em vista o acidente na instituição.).

19/05 (terça-feira): Dia do Advogado. Entre vários sentidos, o verbo “tirar” quer dizer “arrancar com violência”. Nesse caso, geralmente, quando se tira, tira-se algo de alguém (Exemplo: Durante o roubo, o assaltante tirou o celular do advogado.). Nesse caso, no lugar da expressão “do advogado”, pode-se usar o pronome “lhe”, e jamais “o” e “a” (...tirou-lhe o celular.).

20/05 (quarta-feira): Dia do Pedagogo. Com a sílaba inicial “tre”, o termo “trecentésimo” corresponde a “trezentos”. Com a sílaba inicial “tri”, existe a forma variante (grafia diferente e mesmo sentido) “tricentésimo”. Vale dizer que o elemento “tri” aparece em outras palavras, como “tricentenário” (Exemplo: A pedagoga foi à Europa e visitou um castelo tricentenário.).

21/05 (quinta-feira): Dia da Cachaça. Em concordância verbal, geralmente, o verbo “valer” concorda com o sujeito. Deve-se atentar a construções frasais que induzem a erro. Observe-se isso neste exemplo: Quanto vale esses litros de cachaça? Como o verbo “vale” tem de concordar com o (núcleo) sujeito “litros”, leia-se a versão correta: Quanto valem esses litros de cachaça?

22/05 (sexta-feira): Dia do Abraço. Certos verbos, na primeira pessoa do plural, perdem a letra “s” final antes do recebimento do pronome “nos”. Leiam-se estes exemplos: 1. Durante a pandemia, afastemo-nos. 2. Depois da pandemia, abracemo-nos muito. É importante dizer que isso não ocorre com o pronome “lhe” (Erro: Convidamo-lhe. Correção: Convidamos-lhe.).

23/05 (sábado: Dia Internacional da Tartaruga. Entre conjunções (e locuções) indicativas de “oposição”, destacam-se aqui “mas”, “no entanto” e “entretanto” (Exemplo: Isabela tinha duas tartarugas em seu apartamento, mas esses animais eram proibidos no condomínio.). Deve-se ficar atento para não confundir “mas” com “mais” e para lembrar que “no entretanto” não existe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: