Iniciativa privada atua no desenvolvimento social
Qualificação profissional e geração de trabalho e renda estão entre as atividades desenvolvidas pela Suzano
Escute essa reportagem

Permanecer na sua comunidade quilombola e levar qualidade de vida para a família era o sonho de Rosilaine de Oliveira, moradora da localidade de São Jorge, no Norte do Espírito Santo, mãe de quatro filhos. Alguns meses depois de uma empresa que atua na região bater à sua porta para levar oportunidades de emprego, seu sonho se tornou realidade. E não somente o seu, mas o de muitos outros moradores, contemplados por ações de geração de trabalho e renda, qualificação profissional, ampliação de oportunidades e crescimento profissional.
Todas essas iniciativas são praticadas pela Suzano, referência na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, que tem o compromisso de, até 2030, contribuir para retirar da linha de pobreza 200 mil pessoas em suas áreas de atuação. Após diálogos e construção conjunta com líderes de comunidades tradicionais capixabas, a empresa tem atuado cada vez mais para transformar vidas.
“Vejo que a Suzano se preocupa com o desenvolvimento de nossas comunidades. Eles passaram de porta em porta para divulgar as oportunidades de emprego e nos deram toda capacitação necessária”, relata Darcilene dos Santos, vizinha e agora colega de trabalho de Rosilaine. Elas fazem parte de uma equipe de 170 pessoas contratadas pela Suzano no mês de agosto, para trabalhar na área de silvicultura no norte do Espírito Santo.
“Antes, as poucas oportunidades que surgiam para nós eram sempre longe de nossas casas e a gente teria que deixar de morar na comunidade. Agora, a Suzano nos oferece ótimas oportunidades de trabalho e que nos permitem continuar morando aqui, já que a empresa fornece a logística necessária para o deslocamento”, destaca Rosilaine, orgulhosa pela vaga e feliz pela permanência em sua comunidade.
A empresa tem oferecido oportunidades para que histórias sejam reescritas. “Eu converso com pessoas da comunidade e percebo que, agora, com as capacitações da Suzano, a gente tem um leque de possibilidades, as pessoas estão trilhando novos caminhos”, afirma Charle Batista, morador da comunidade quilombola Dilô Barbosa, em São Mateus.
As capacitações a que ele se refere são proporcionadas pelo programa Suzano nas Comunidades, que oferece gratuitamente, em parceria com o Senai, mais de 600 vagas de formação em diversas áreas. Outra iniciativa da empresa é o Edital Regional, que incentiva a criação e o fortalecimento de negócios locais em São Mateus e Conceição da Barra.
Além de oportunidades de trabalho e formação profissional, a Suzano oferece opções de renda extra a comunidades capixabas. Exemplo disso é o Programa Pontas e Galhos, que doa resíduos e sobras de madeira de processos que ficam no terreno após a colheita. Essa iniciativa possibilita renda para cerca de 510 famílias, o que impacta aproximadamente 1.500 pessoas em situação de vulnerabilidade na região norte do ES. A quantidade de resíduos doados pela Suzano é de aproximadamente 210.000 m³ por ano.
Depoimentos



Paixão em cuidar da terra
“Eu já havia trabalhado como merendeira, doméstica e em um sítio fazendo pequenos serviços. No sítio, descobri minha paixão em cuidar da terra. Mas eu não tinha formação para trabalhar com as atividades que desejava. Foi a Suzano que investiu em mim e na minha capacitação profissional. Hoje, posso trabalhar com o que amo, com plantio e cultivo da terra!”
Rosilaine de Oliveira, moradora da comunidade quilombola de São Jorge, no Norte do ES, e colaboradora da Silvicultura da Suzano.
Qualidade de vida
“Nossa comunidade era muito carente e dependíamos da ação de projetos sociais. A Suzano abriu a porta para o que a gente achava impossível: trabalhar em uma grande empresa. Estou muito feliz e orgulhosa de trabalhar na Suzano. Hoje, eu e minha família temos muito mais qualidade de vida, acesso a uma renda fixa, plano de saúde e muitos outros benefícios!”
Darcilene dos Santos, moradora da comunidade quilombola de São Jorge e colaboradora da Silvicultura da Suzano.
Pão na mesa da família
“O sustento de muitas famílias no nosso município depende do Programa Pontas e Galhos. A parceria com a Suzano é muito importante para nós! Há 18 anos, é esse programa que possibilita que seus participantes levem o pão para a mesa de suas famílias.”
Genilson Leonídio, presidente da Associação de Lenhadores do Braço do Rio – Conceição da Barra.
Projetos de incentivo ampliam a geração de trabalho e renda
CTRA é a primeira cooperativa de trabalhadores quilombolas de prestação de serviços florestais do Brasil

Fomentar e dar suporte a iniciativas que estimulam a criação e o fortalecimento de negócios locais em São Mateus e em Conceição da Barra, contribuindo para a geração de trabalho e renda no Norte do Espírito Santo.
Esse é o objetivo do Edital Regional 2022 da Suzano, que destinará R$ 4 milhões aos projetos selecionados. A iniciativa faz parte do Programa de Incubação e Aceleração de Negócios e Empreendedores Locais, desenvolvido pela empresa.
Neste ano, foram cerca de 670 projetos inscritos no edital, que tem o objetivo de desenvolver ideias e projetos de organizações da sociedade civil, cooperativas, pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs) e grupos organizados não formais.
Além do aporte financeiro, a Suzano possibilitará um ciclo de formação em Empreendedorismo e Gestão de Negócios para os representantes das iniciativas contempladas. O edital é um dos exemplos da atuação da empresa para oportunizar ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda no norte capixaba.
“Estamos sempre buscando renovar nossa forma de produzir, consumir, compartilhar valor e promover o equilíbrio social. É essa crença que nos leva a desenvolver iniciativas como esta, em que buscamos oferecer às pessoas condições para que possam ter a sua própria renda e melhor qualidade de vida”, observa Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
Outra ação da empresa para o desenvolvimento da região é o apoio à Cooperativa dos Trabalhadores Rurais e Agricultores da Comunidade Quilombola do Córrego de São Domingos (CTRA). Fundada em 2014, a CTRA é a primeira cooperativa quilombola de prestação de serviços florestais do Brasil e conta com 39 trabalhadores contratados e 21 cooperados.
Antes da cooperativa, os integrantes não tinham um trabalho formal e viviam sem uma renda fixa. Agora, a CTRA traz desenvolvimento para diversas famílias quilombolas, que veem transformação em sua qualidade de vida.
“A Suzano abriu a porta para nós e nos deu o suporte para a criação e crescimento da cooperativa. Há mais de 8 anos, geramos emprego e renda para os moradores da comunidade”, afirma Joabes Alexandrino, presidente da CTRA.
Saiba Mais
Ações da Suzano no ES em 2021:
9 mil saíram da linha da pobreza.
21.075 beneficiados pelo programa de geração de renda.
57,7% aumento da renda média.
444 famílias quilombolas beneficiadas pelas ações.
Programas de capacitação e geração de renda da Suzano no ES
- Suzano nas comunidades: mais de 600 vagas de formação técnica em diversas áreas para moradores no norte do ES.

- Programa de Incubação e Aceleração de Negócios e Empreendedores Locais: aporte financeiro e formação em Empreendedorismo e Gestão de Negócios para projetos de São Mateus e Conceição da Barra.
- Formare: educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social na região de Aracruz para formação como Operador de Processo de Produção.
- Cultivar: qualificação profissional de moradores de comunidades capixabas para atuar na área de Operação Florestal.
- Capacitar: qualificação profissional de moradores de regiões capixabas para áreas de Produção e Manutenção.
- Toda forma: capacitação e desenvolvimento de profissionais com deficiência para atuação na Suzano.
- Programa Suzano de Educação: investimentos para melhoria do ensino público, por meio do desenvolvimento profissional das Secretarias de Educação, gestores escolares e professores(as), bem como no engajamento das famílias e comunidades.
- Programa Colmeias: Fortalece a apicultura, amplia a rede de clientes e capacita a gestão das associações.
- Programa Pontas e Galhos: Doação de insumos para associações, fomentando o emprego e o combate à vulnerabilidade no norte do Espírito Santo.
- Programas de porta de entrada: Os programas de estágio técnico, estágio superior e trainee oferecem diversas vagas de emprego nas regiões de atuação da empresa.