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Consumidor quer melhores experiências

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Uarlem Oliveira: “Antes de nos relacionarmos com nosso público, precisamos ser ‘a’ opção dele. E ser essa opção é o grande desafio” (Foto: Fotos: Grupo Águia Branca)
Uarlem Oliveira: “Antes de nos relacionarmos com nosso público, precisamos ser ‘a’ opção dele. E ser essa opção é o grande desafio” (Foto: Fotos: Grupo Águia Branca)
É como se fosse um jogo de cabo de guerra. Puxando a corda de um lado está o varejo e seus desafios. Do outro, a transformação digital dos negócios, irreversível no mundo de hoje. E no meio dessa batalha está o consumidor, com sua vontade de experimentar coisas novas convergindo às múltiplas oportunidades oferecidas pelo mercado. Quem ganha essa batalha de gigantes?

“Vai ganhar o jogo quem conseguir se relacionar melhor com o cliente”, responde o diretor comercial da Divisão Comércio do Grupo Águia Branca, Marcelo Tinti.

Essa fórmula do relacionamento, contudo, não acontece num passe de mágica. Existe por trás um processo que está ligado aos desafios do varejo e também à sua longevidade e relevância para o consumidor. Quem chama atenção para esse movimento é o diretor-executivo da Divisão, Uarlem Oliveira.

“Antes de nos relacionarmos com nosso público, precisamos ser ‘a’ opção dele. E ser essa opção é o grande desafio a ser vencido para quem atua no varejo”, opina.

Nessa corrida, as grandes marcas, aquelas com maior valor agregado, saem na frente. Só que elas, por si só, não garantem mais

nada, alerta Oliveira. Para ganhar a disputa do cabo de guerra e levar o cliente para o seu lado, as marcas precisam lançar mão de um processo de prestação de serviços pautado na qualidade e que, acima de tudo, esteja alinhada ao desejo de quem quer encantar.

“É o que chamamos de experiência do cliente. Não chamamos nosso cliente para ir à loja comprar carro, nós fazemos um evento e o convidamos. E neste ambiente agradável, atrativo, ele pode ver, gostar e comprar um veículo. É isso que vai fazer com que sejamos relevantes. É mais do que satisfazê-lo, e gerar uma boa experiência”, argumenta Marcelo Tinti.

Além do olhar atento ao consumidor, a análise de mercado é outro ponto crucial para a sobrevivência do varejo no mundo tecnológico.

Diretores do Grupo Águia Branca, Uarlem Oliveira e Marcelo Tinti estão vivendo isso na pele. Há 15 anos, aproximadamente, uma das marcas de veículos comerciais que integra a Divisão Comércio estava representada por meio de uma loja, na Reta da Penha, em Vitória. Atualmente, são cinco, somente na Grande Vitória.


 


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