Conforto e agilidade a bordo da nova Strada
Recém-lançada, a nova geração da Fiat Strada não tem estoque para quem quer. Tanto que em setembro roubou do Chevrolet Onix o título de carro mais vendido no País. Em outubro, ficou em segundo no ranking, mas ainda assim há fila de espera nas concessionárias de todo o Brasil. Mas o que deixou um carro que já era considerado bom ainda melhor? Conforto e agilidade estão entre os destaques.
A convite da Fiat, Sobre Rodas avaliou a versão intermediária Freedom com cabine dupla, motor 1.3 flex e câmbio manual de cinco marchas.
Completamente renovada, a picape — que tem preço a partir de R$ 80.290 — chama atenção pelas linhas marcantes. Embora tenha sido inspirada na irmã maior Toro, ela tem identidade própria.
A grande novidade são as quatro portas, com as traseiras abrindo em um ângulo de 80 graus, o que facilita a entrada e a saída dos passageiros que viajam atrás.
Maior que o modelo anterior, inclusive na largura, leva cinco adultos, mas não espere muito conforto. No banco traseiro, só vai bem quem tem até 1,75 m e, no meio, o fim do console atrapalha bastante.
Por dentro, é tudo novo: volante, painel, quadro de instrumentos, laterais das portas, bancos e teto.
O acabamento é simples, mas bom. Os assentos são revestidos em tecido e os materiais utilizados no interior são de qualidade.
A lista de itens de conforto e segurança é ampla, e um dos destaques é a nova central multimídia de 7”, opcional, com conexão Android Auto e Apple Carpley, que permite a conexão sem cabo de dois celulares simultaneamente.
No quesito segurança, além dos cintos de três pontos e dos encostos de cabeça para todos os ocupantes, o modelo traz Isofix, controles de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa e quatro aibags, tudo de série.
Sob o capô, a partir da versão Freedom, a picape tem motor 1.3 Firefly, que rende até 109 cv e 14,2 kgfm. Acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, oferece um bom comportamento ao rodar.
SAIBA MAIS O que a versão traz
Itens de série
- Quatro airbags
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Assistente de partida em rampa
- Computador de bordo
- Controles de estabilidade e de tração
- Sistema Isofix
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Luz diurna em LED
- Protetor de caçamba
- Iluminação de caçamba em LED
- Porta-escada
- Vidros elétricos dianteiros
- Faróis de neblina
- Retrovisores elétricos com tilt down
- Rádio com entrada USB e volante com comando de áudio
- Rodas de liga leve aro 15 polegadas
- Tela digital de 3,5” para o computador de bordo
- Sensor de pressão dos pneus
- Para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria
- Capota marítima
- Chave canivete
Opcionais
- Pack Tech+ (R$ 2.990): central multimídia com tela de 7”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensor e câmera de ré.
- Pintura metálica: R$ 2.300.
- Pintura perolizada: R$ 2.500.
- Pintura nas cores branca e vermelha: R$ 900.
RAIO-X
Motor
- Dianteiro, traversal, bicombustível, com quatro cilindros em linha
- Cilindrada: 1.332 cm
- Potência: 101 cv a 6.000 rpm (gas) e 109 cv a 6.250 rpm (álc)
- Torque: 13,7 kgfm (gas) e 14,2 kgfm (álc) a 3.500 rpm
Direção
- Elétrica com pinhão e cremalheira
Transmissão
- Manual de cinco marchas
Dimensões
- Comprimento: 4.474 mm
- Largura: 1.732 mm
- Altura: 1.606 mm
- Distância entre-eixos: 2.737 mm
- Volume da caçamba: 844 litros
- Tanque: 55 litros
Desempenho
- 0 a 100 km/h: 12,4 s (gas) e 11,2 s (álc)
- Velocidade máxima: 165 km/h (gas) e 169 km/h (álc)
Consumo
- Cidade: 12,1 km/l (gas) e 8,4 km/l (álc)
- Estrada: 13,3 km/l (gas) e 9,4 km/l (álc)