Como Vitória se tornou um novo destino de lazer e turismo

Praias cheias, bares e restaurantes movimentados e hotéis com excelente ocupação. O segmento do turismo de lazer tem apresentado um grande momento neste verão 2018/2019 na capital.

Visitantes com sotaques de várias partes do país e do mundo estão por aqui, descobrindo as praias, conhecendo a cidade e degustando nossa deliciosa gastronomia, que encanta a todos.

Todo esse crescimento que tem tornado Vitória um novo destino de lazer está ligado ao trabalho realizado há alguns anos na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica e trazendo melhorias para a cidade e para a população após o fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap).

A partir de um estudo das políticas de turismo nos países que têm bons resultados, e Vitória sendo atualmente considerada a melhor cidade para se abrir negócios, entendeu-se que o sucesso para a dinamização do setor é por meio de parcerias público-privadas, com a união de forças de cada um dos segmentos e promovendo a vinda de investimentos para o desenvolvimento sustentável.

Dentro dessa nova estratégia, novos produtos foram criados, serviços ampliados e oportunidades implementadas.

A circulação do primeiro ônibus panorâmico de turismo é um exemplo, assim como a observação de baleias jubarte, que tem atraído cada vez mais moradores, visitantes e pesquisadores pela praticidade no deslocamento e rapidez para se chegar até as espécies.

Ainda na área de lazer, guias de turismo que atuam na cidade receberam capacitação para prestar um atendimento mais qualificado às pessoas que vêm à capital e agora também podem criar roteiros de circuitos turísticos em áreas urbanas, incentivando e fortalecendo o empreendedorismo.

E o turismo esportivo também foi desenvolvido, com o apoio ao torneio internacional de canoa havaiana Ilha de Vitória Challenge, entre outras modalidades náuticas, como a vela, windsurfe, kitesurfe e stand up paddle.

Além deles, a qualificação de eventos, como o Réveillon, o Carnaval Capixaba, o Festival da Torta Capixaba e o Viradão Cultural, trouxe um novo público e ajudou a impulsionar e a divulgar Vitória para o país e para o mundo.

Por todo esse trabalho, agências e operadoras de turismo apontam que este é o melhor verão dos últimos anos, com acentuada procura e venda por pacotes e passeios turísticos tendo a capital capixaba como destino da viagem.

O setor de hotelaria entendeu a demanda do turista de lazer e, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH-ES), em janeiro passado o setor registrou 80% de taxa de ocupação nos hotéis, a maior já ocorrida na capital capixaba.

A operação do novo aeroporto, com a entrada de novas companhias aéreas e de novos destinos vindos para Vitória, também deu impulso na venda de pacotes de viagens e atraído novos passageiros, que tem feito crescer o número de embarques e desembarques pelo terminal capixaba.

Dessa maneira, a cada dia buscamos fazer de Vitória uma cidade reconhecida na saúde, na educação, na segurança, nos negócios e também no turismo, despertando a vontade dos visitantes conhecerem. O trabalho é contínuo e não para por aqui.

Leonardo Krohling é presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo da Prefeitura de Vitória


últimas dessa coluna


Reforma da Previdência é um debate atrasado

Para trazer ao debate questões de ordem demográfica e social, verificamos que nos anos 60, a razão de trabalhadores da ativa versus aposentados era 12 para 1. Em 2000, esta proporção caiu para …


O sentido da vida

Passadas as férias, findo o Carnaval, a agenda do ano novo entra de vez no cotidiano de 2019. Assim, temos como que um replay da questão que sempre marca as viradas: o que faremos do ano que se …


Multipropriedade imobiliária: inovação no registro de imóveis

Tudo o que é novidade gera dúvidas: as maiores inovações vêm carregadas delas. As pessoas questionam, ficam curiosas, pesquisam, se informam e no final colocam tudo na balança para pesar o que vale …


Tragédia em Suzano: fuja do discurso raso!

Diante da recente tragédia ocorrida em uma escola de Suzano (SP), que ceifou vidas e marcou indelevelmente famílias e amigos, a sociedade volta a se perguntar o que pode levar uma pessoa a cometer …


Doutrinação nas escolas vai além de um cabo de guerra político

O período da história do Brasil, que se estendeu da proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até o golpe de 1930, liderado por Getúlio Vargas, faz de suas ações um eixo explicativo para …


O homem criminoso e as agressões contra mulheres

A visão da sociedade ainda é muito ingrata com as mulheres, séculos de discriminação e desrespeito não são facilmente apagadas do nosso cotidiano, mas o empoderamento feminino, que é a luta pelo …


Tecnologia ajuda a transformar os motoristas e o trânsito

Mapas atualizados em tempo real, aluguel de bikes, motoristas de aplicativo e até cursos exigidos pelos Departamentos Estaduais de Trânsito, como o de reciclagem para recuperação de Carteira Nacional …


Como se livrar das dívidas? Não é tarefa fácil, mas há luz no túnel

Estamos em março e as famílias sentem no bolso o peso das contas, como material escolar, rematrícula, IPVA, IPTU, Imposto de Renda e por aí vai. Quem dirá, para quem já carrega os débitos antigos. …


Mulher, a equilibrista

Era ainda menina e sonhava em construir a minha família. Igualmente me motivava construir uma carreira em que eu pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. Meu avô me ensinou ainda criança que …


Por que precisamos do feminismo no Brasil?

Instituído pelas Nações Unidas e comemorado mundialmente em 8 de março, no Brasil o Dia Internacional da Mulher ganha novos simbolismos ao se tornar um grito por igualdade e justiça. O mês de março …