Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Como implementar uma casa inteligente com segurança

| 18/04/2021, 13:53 13:53 h | Atualizado em 18/04/2021, 13:55

Com a queda do mito de que a casa inteligente é cara e pouco acessível, cada vez mais brasileiros adotam o conceito Smart home e incorporam funcionalidades em suas residências, para proporcionar mais conforto, segurança e economia. Lâmpadas, câmeras, plugues de tomadas, fechaduras de porta, sensores de movimento, aparelhos de ar-condicionado, a lista está cada vez maior à medida que os fabricantes ampliam a linha dos produtos domésticos que podem ser conectados, programados e remotamente controlados.

Todavia, para desfrutar de toda essa comodidade, é preciso tomar alguns cuidados com a segurança do perímetro formado pelos dispositivos que compõem a sua casa inteligente.

O simples fato da possibilidade de sua Smart TV, geladeira ou micro-ondas serem controlados, de onde quer que o proprietário esteja, pode deixar uma porta (virtual) aberta para os criminosos explorarem.

Hackers e outros cibercriminosos vasculham a internet, à procura de lares tecnológicos com brechas para invadir e roubar dados ou provocar a paralisação parcial ou total do sistema.

Pensando na segurança da sua casa inteligente listamos, a seguir, algumas dicas que devem ser observadas na implementação e manutenção dessas casas tecnológicas.

1 - Cuidado com senhas universais – Evite a todo custo manter configurada as senhas-padrão. Hackers conhecem e utilizam essas senhas para invadir roteadores e outros dispositivos.

2 - Utilize um roteador mais robusto – Além de contar com mais poder de processamento para todas as suas necessidades de interconexão, os roteadores mais robustos realizam atualizações automáticas mantendo o alto nível de proteção.

3 - Priorize conexões cabeadas - Apesar da crescente necessidade pelo Wi-Fi – principalmente por conta da dependência dos dispositivos mobile, como celulares e tablets – a rede cabeada tem a preferência disparada. Isso porque ela oferece uma conexão mais estável e segura para uma casa inteligente.

4 - Prazo de validade e atualizações – Fique atento às atualizações dos sistemas e ao prazo de validade dos dispositivos. Muitas vezes, um modelo de aparelho ou sistema é descontinuado e isso significa que o fabricante não corrigirá mais as brechas que forem descobertas.

5 - Consulte um especialista – Não ignore essa recomendação, pois somente um especialista em segurança de Casas Inteligentes pode avaliar a qualidade dos dispositivos e o nível de segurança que eles oferecem.

Por fim, vale lembrar que, todo produto tecnológico conectado à sua casa inteligente, já que pode ser acessado de qualquer lugar em que você se encontra, também pode ser acessado por terceiros, caso as brechas não sejam devidamente eliminadas. Portanto, use e abuse da tecnologia remota e da casa inteligente, mas não descuide da segurança!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: