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Cidades

Com pandemia, planos de saúde perdem 283 mil clientes em 2 meses


Os planos de saúde no Brasil perderam 283 mil clientes em dois meses, segundo balanço divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A redução aconteceu durante os meses de março e maio, período em que os casos de coronavírus se espalharam pelo Brasil e aumentou também o desemprego no país. 

Imagem ilustrativa da imagem Com pandemia, planos de saúde perdem 283 mil clientes em 2 meses
A redução do número de clientes ocorre em meio à pandemia de coronavírus e ao aumento do desemprego no Brasil. |  Foto: Freepik

De acordo com os dados da ANS, em maio, o número de beneficiários caiu para 46,829 milhões de pessoas, contra 47,113 milhões no final de março. Em maio do ano passado, o número de clientes estava em 46,956 milhões.

Apesar dos números a Agência avalia um cenário estável entre os meses de abril e maio. O único segmento dos planos de saúde a registrar alta no número de cliente foi exclusivamente odontológico, registrando 25,373 milhões de beneficiários.

Os números a ANS mostram ainda que existem atualmente 739 operadoras em atividades no país com 17.692 planos ativos.

“No geral, o setor manteve a tendência de estabilidade, com pequenas oscilações em relação aos meses anteriores. Cabe ressaltar que os números podem sofrer modificações retroativas em função das revisões efetuadas pelas operadoras”, afirmou a agência, em nota.

Também por meio de nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) ressalta que “o cenário econômico do Brasil é o principal motivo para a redução do número de beneficiários, visto que o setor é diretamente impactado pelo número de empregos formais e renda da população.” 

A perda de beneficiários tem sido puxada pela diminuição dos planos individuais. Em maio, essa modalidade de contratação tinha 8,95 milhões de clientes, ante 9,042 milhões em igual mês de 2019. Nos planos coletivos empresariais, o número de beneficiários caiu para 31,609 milhões – 61 mil pessoas a menos na comparação anual.

Já o número de clientes na segmentação exclusivamente odontológica cresceu no País e chegou a 25,373 milhões – alta de 979 mil na comparação anual. Em maio do ano passado, eram 24,394 milhões.

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