Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Com os olhos na Assembleia

| 10/03/2020, 06:40 06:40 h | Atualizado em 10/03/2020, 06:46

Além da expectativa da chegada do projeto com o reajuste das polícias, na segunda-feira (10) a atenção ficou voltada para a Assembleia também por outros motivos. Antes da sessão, a Central Sindical Pública, que reúne sindicatos de servidores, convocou uma reunião na Casa com representantes de diversas categorias.

A reunião produziu um documento pedindo a intervenção do presidente da Ales, Erick Musso, para construir uma mesa de negociação com o governo. Tendo como pano de fundo o reajuste às polícias, reivindicam isonomia, alegando perdas salariais na ordem de 30%. “Queremos o mesmo tratamento”, disse o diretor de Comunicação da Pública, Rodrigo Rodrigues.

Ao mesmo tempo, em outra frente, o deputado Capitão Assumção protocolou um pedido de impeachment contra o governador Renato Casagrande. Alega que ele cometeu crime de responsabilidade ao não prestar contas. O governador pediu adiamento da prestação por estar, na data previamente marcada, em Brasília, em reuniões com ministros do STF.

“Pedido descabido”

Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado disse que o governador informou com antecedência que fará a prestação de contas na Assembleia e que o “pedido de impeachment do governador com base em suposto descumprimento à Constituição se mostra descabido, além de tecnicamente equivocado, porque não houve nenhuma recusa de comparecimento”.

Avante na briga

Não chamem para a mesma mesa o vice-presidente do Avante-ES, Ademar Rocha, e o deputado Carlos Von (Avante). Rocha diz que Von não cumpre compromissos. “Não paga os 5% do salário ao partido”. Von vai a Brasília na quarta-feira (11) pra tratar disso e também para garantir sua candidatura em Guarapari.

Neucimar bate o martelo!

Em reunião com a Executiva do PSD, na manhã de segunda, o ex-prefeito Neucimar Fraga bateu o martelo e vai ser candidato a prefeito de Vila Velha. Mais uma vez. O anúncio da pré-candidatura será no dia 25 de março, às 19h, na Câmara de Vila Velha. Nos últimos meses, Neucimar vinha se reunindo com um grupo de lideranças do município, capitaneado pelo deputado Hércules Silveira. As conversas continuam.

Lupa no regimento

Mesmo com o artigo 187 do regimento interno da Assembleia proibindo ao deputado desviar do assunto do projeto discutido, e no mesmo dia em que a Ales publicou ato com orientações para que a Casa não seja usada com fins eleitoreiros, teve deputado que, durante a sessão de segunda, pediu a palavra por quatro vezes para discutir projetos da pauta. Mas, durante o discurso, falou até de briga interna da PM do Rio de Janeiro, menos dos projetos citados.

Galeria

Posse no MDB

O ex-deputado Marcelino Fraga avisou que vai tomar posse na sede do MDB-ES às 10h desta terça-feira (10). Pessoal de Lelo Coimbra continua na área.

Só na ironia!

O vereador de Vitória Leonil Dias elogiou, por ofício, o presidente da Câmara, Cleber Felix, por não alugar espaço para o Dia das Mulheres e nem decretar ponto facultativo no Carnaval, como em 2019. Disse estar “honrado” que sua sugestão foi aceita.

Sesa na Ales

O coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin, estará hoje na Comissão de Saúde da Assembleia para falar sobre as medidas da Sesa no combate ao coronavírus.

Disputa na Serra

Articulações a todo vapor.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: