Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

A Tribuna

Coluna foi publicada no domingo (22)

Pedro Valls Feu Rosa | 23/09/2024, 12:18 12:18 h | Atualizado em 23/09/2024, 12:18

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna
Jornal A Tribuna completa 86 anos |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Jornal “A Tribuna”, 86 anos. É difícil falar dele sem revisitar o passado distante - e sem me emocionar. Quantas vezes, ainda menino, nele fiquei até altas horas da noite ao lado do meu saudoso pai, Antônio José Miguel Feu Rosa, então superintendente, aguardando o fechamento da edição do dia seguinte.

Levo na memória, daqueles tempos, muitos episódios pitorescos - e alguns ensinamentos. Vi a tristeza no rosto dele quando do falecimento de um grande amigo, João Santos Filho, em um acidente aéreo. Aliás, foi apenas por conta de um imprevisto de última hora que não viajaram juntos.

Foi neste jornal que escrevi uma derradeira homenagem ao meu pai, poucos dias após seu falecimento. Algum tempo depois uma outra a João Santos, patriarca do grupo empresarial e uma das mais notáveis pessoas que jamais conheci.

Para este jornal já escrevi algo em torno de 800 textos, sempre publicados aos domingos. Anos a fio – muitos anos – buscando contribuir, humildemente, com aquele debate cidadão tão necessário a qualquer povo.

Nas dependências deste jornal encontrei grandes amigos – daqueles cuja amizade nos honra e orgulha ao longo de décadas a fio. Um deles, desde a infância!

Por conta de uma coincidência exatamente nesta data, 22 de setembro de 2024, completo 30 anos de caminhada no Tribunal de Justiça. Lá estão, em cada decisão, partes importantes de minha vida, de minha carreira, do meu ideal e da minha alma - assim como neste jornal, em cada texto publicado.

Fico a recordar, hoje, um antigo texto oriental, escrito há alguns milênios, em torno de um conceito conhecido como “setsu, getsu, ka”. Trata-se de um daqueles escritos simples, até óbvios demais. Mas talvez esteja aí, na simplicidade dos conceitos, o necessário contraste com uma atualidade cada vez mais complexa e incompreensível. Com a perplexidade que os tempos modernos induzem.

Inicio pela palavra “setsu”, que designa a neve - e através dela as estações do ano, em última análise o infinito passar do tempo. Esta figura, tão simples, deveria nos lembrar o quão efêmeros somos! Sim, o que somos nós diante de tantos séculos e milênios, diante da eternidade? Nada, absolutamente nada! 

Mas não somos apenas efêmeros – também a fraqueza nos caracteriza. Sobre isto vem a segunda expressão, “getsu”, representando a lua, e com ela o universo infinito, a nos lembrar de nossa pequenez. O que somos nós diante da imensidão do mundo - esta pequena bolinha que povoa, juntamente com bilhões ou trilhões de outras, aquilo que chamamos “universo”? 

Esta, sem retoques, a realidade da nossa existência: efêmera e pequena. Somos efêmeros diante da eternidade e pequenos perante o infinito. Daí, conclui a curiosa figura oriental, devermos buscar alguma inspiração nas flores – “ka”, em japonês. São elas igualmente singelas e frágeis, mas buscam cumprir a pequena missão de, durante alguns poucos instantes, suavizar a vida em algum cantinho querido deste planeta. Hoje, não sem emoção, deixo marcado meu cumprimento ao jornal “A Tribuna” – uma flor do Espírito Santo.

Imagem ilustrativa da imagem A Tribuna
Pedro Valls Feu Rosa é desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo |  Foto: Divulgação

SUGERIMOS PARA VOCÊ: