Estação de embarque em obras

Acesso às lanchas que vão integrar o sistema aquaviário será feito por ponte coberta para oferecer maior conforto aos usuários

| 26/07/2022, 09:35 09:35 h | Atualizado em 26/07/2022, 09:35

“Cadê o Aquaviário da Grande Vitória?”, pergunta o professor Fernando Braga, que mora no bairro Itapuã, em Vila Velha. 

O professor disse que o governo do Estado anunciou a implantação do serviço, mas não há nem sinal de obras nas estações previstas. 

“Em outras cidades brasileiras o sistema já opera com sucesso”, destaca Fernando. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do Estado informa que as obras de construção das estações de embarque e desembarque estão em andamento. 

A de Porto de Santana, em Cariacica, é a que está com as obras mais adiantadas. A primeira etapa, que corresponde a parte de terra e a edificação, está praticamente concluída. Agora, começa a ser preparada para receber obras de montagem do píer. 

Na Prainha (Vila Velha), as obras já têm a parte de fundação concluída. Na Praça do Papa, em Vitória, a estrutura está em fase de fundação. Já a estação da Rodoviária, também na capital, está em fase final de aprovação de projetos devido à mudança de local. 

O investimento nas obras é de R$ 5,9 milhões na construção das quatro estações. Em paralelo, a Semobi está contratando a operação dos barcos, e a previsão é de que o sistema comece a operar ainda este ano.

A implantação do novo modal é uma das prioridades do governo do Estado na área da mobilidade. Inicialmente, está prevista a operação com quatro estações para embarque e desembarque: Prainha, Enseada do Suá, Rodoviária e Porto de Santana.

Os pontos de embarque e desembarque vão contar com estrutura onde os passageiros vão aguardar a embarcação. Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, tipo ponte, que será coberta para o conforto aos usuários.

O QUE DIZ O LEITOR

Fernando disse esperar que as obras sejam concluídas no prazo e que o sistema entre em operação para facilitar a mobilidade.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00120657_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00120657_00.jpg%3Fxid%3D365512&xid=365512 600w, Bronca

Enseada do Suá -Vitória


Obras do Terminal Aquaviário na Praça do Papa
 

Munitura/Fundão

Estrada de acessoRonilton Luiz da Silva, motorista

“Quando as obras de pavimentação da estrada de acesso à localidade de Munitura, na zona rural de Fundão, serão retomadas? A estrada continua em estado precário, apesar da promessa de obras feita em fevereiro”.

A Prefeitura de Fundão  foi procurada pela coluna, mas não deu retorno aos contatos.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00120657_01/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00120657_01.jpg%3Fxid%3D365513&xid=365513 600w, Bronca:


Estrada de acesso à localidade de de Munitura, na área rural de Fundão, que está intransitável



Foto do leitor Ronilton Luiz da Silva
 

Praia do Canto

Cobrança de couvert Dimitre Louzada, arquiteto

“É correto cobrar a taxa de serviços de 10% praticada em bares e restaurantes sobre o couvert artístico pago aos artistas?”.

O Procon-ES informa que a cobrança da taxa de serviço (10%), conhecida como gorjeta do garçom, é calculada sobre o valor da conta do cliente. A taxa de serviço (10%) e o couvert artístico são cobranças distintas.

Campo Verde

Rua abandonada
Marcelo Lima, motoboy

“A rua D2 continua abandonada, suja e cheia de mato. Precisamos de melhorias. Não podemos esperar  até 2024 pelo asfaltamento, como promete a prefeitura”.

A Prefeitura de Viana  esclarece que os serviços de pavimentação estão acontecendo de acordo com cronograma. As obras no bairro devem ser realizadas durante o próximo semestre.

Nossa Senhora da Penha

Barulho e licença
Roberth Tristão das Neves, vigilante

“Moro no primeiro andar de um edifício na avenida Carlos Lindenberg, quero reclamar de uma situação que muito nos incomoda. A escada interna de acesso está sendo reformada, sem qualquer licença junto à prefeitura. Já abrimos pedidos junto à prefeitura, mas nenhum fiscal esteve no local para colocar fim a essa situação”. 

A Prefeitura de Vila Velha informa que os fiscais de obras foram ao local.

André Carloni

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00120657_02/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00120657_02.jpg%3Fxid%3D365514&xid=365514 600w,
 

Retirada de poste

José Renato Laranja, aposentado

“A EDP instalou um novo poste na rua Santa Terezinha, mas não retirou o antigo e nem transferiu a fiação”.

A EDP informa que a obra foi reprogramada devido às condições climáticas desfavoráveis que acometeram a região de André Carloni, na Serra. A nova previsão de atendimento é para a primeira semana de agosto.

OPINIÃO DO LEITOR

Saúde pública

Não é nenhuma novidade de como sofrem os brasileiros das camadas sociais menos favorecidas ao dependerem de órgãos públicos para qualquer tratamento de saúde, e até independentemente da gravidade da doença: extensas filas no atendimento, falta de remédios e aparelhagem, quadros insuficientes de profissionais, etc.

Tudo concorre para que muitas pessoas sacrifiquem seus orçamentos familiares para contratar planos privados de saúde, e nem aí, para alguns casos mais graves, essas pessoas podem contar com a cobertura de seus planos. Mais complacência de todos os envolvidos nos casos especiais de saúde pública, uma simples questão de humanidade.

Roberto Pimentel
Praia do Canto  – Vitória

Pequenos furtos

A imprensa em todo o País repercute muitos casos chamados de pequenos furtos nos quais o meliante, em sua grande maioria, não fica preso. Os pais sensatos corrigem um filho por ter pego um pequeno objeto de outrem e se ele reincide, a correção precisa ser um pouco mais severa? Então por que um meliante contumaz de pequenos furtos não é punido e fica entrando e saindo das delegacias, no chamado enxuga gelo?

Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra  – Serra

Dia dos Avós

Dia 26 de julho (nesta terça-feira) é o Dia dos Avós, coincidindo com a data em que a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus. Eu, por exemplo, tenho oito netos e uma bisneta, é imenso meu amor por eles, e deles me orgulho. Parabéns a nós, avós. Merecemos ter nosso dia especial.

Aldo José Barroca
Antônio Honório – Vitória

Do Brasil para o mundo

Com relação à falta de transparência e auditoria questionada pelo presidente Bolsonaro, o governo dos Estados Unidos, rico e com exemplar democracia, no último dia 19 de julho, afirmou “As eleições brasileiras servem de modelo para o mundo”. 

Que tal implantar para eles, que têm eleições seriamente conturbadas, o nosso processo eleitoral e faturar alguns milhões de dólares? Quem sabe com isso abriria novas portas para exportarmos, além de commodities, também o nosso processo eleitoral de rápida apuração e isento de fraude para muitos outros países? Seria a forma de faturarmos e disseminar a nossa cultura eleitoral. 

Humberto Schuwartz Soares
Praia da Costa – Vila Velha

SUGERIMOS PARA VOCÊ: