Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Do que seu filho precisa?

Ao sonhar com o futuro do seu filho, procure descobrir situações que gerem bem-estar e contentamento para ele

| 13/08/2022, 12:31 12:31 h | Atualizado em 13/08/2022, 12:33

Os pais, em geral, se preocupam com a formação dos filhos mais no sentido acadêmico e na segurança financeira deles no futuro. Desejam que  tenham um bom emprego e um bom salário para  uma boa vida. O foco da educação fica, na maior parte das vezes, nas questões de ordem material e pouco no aspecto de formação moral e social. 

Preocupa-se pouco com a formação humanizada e ética do indivíduo. O “Eu” é extremamente valorizado e o “Nós” é desconsiderado. Vivemos uma relação social de pouca preocupação e troca com o outro. Curiosamente, a solidão é um dos grandes problemas da sociedade atual.

De tanto pensar demasiadamente em si, ficamos “cegos” e desinteressados pelo outro. Alimentamos uma espécie de “Euísmo” em que o indivíduo centra toda sua atenção em si mesmo. O tempo todo é “eu tenho tal coisa”, “eu sou famoso”, “eu sou poderoso”, “eu sou rico”, “eu conquistei tal coisa”.

Dessa forma, antes do seu filho ter um bom emprego, ele precisa ser empreendedor e gerar trabalho para quem tem dificuldade com o próprio sustento. 

Antes do seu filho ter um bom salário, dinheiro e bens, ele precisa ser generoso porque se deparará ao longo da vida com muita gente passando por necessidades.

Antes do seu filho ter um status, ele precisa ter humildade e perceber que nada o tirará de sua condição humana e de igualdade com os outros. O lugar sócioeconômico que ocupamos nunca nos tornará melhor do que qualquer pessoa.

Ao sair à rua ele se relacionará com outras pessoas, então ele precisará olhar o outro como igual. E antes de ter alguma coisa, o filho precisa ser uma boa pessoa e de coração bom, e ser um agente de estabilização e de ajuda ao mundo à sua volta.

Ele precisará desenvolver um pensamento e comportamento coletivo porque estamos todos conectados uns aos outros. Nossas vidas se entrelaçam de tal forma que muitas vezes recebemos uma ajuda preciosa de quem supostamente seria menor do que nós socialmente e economicamente falando.

Há famílias que ainda supervalorizam demasiadamente um título, a fama, uma conta corrente e o status. Não há problema em se conquistar isso, mas a forma com que você lida com essa situação é que sinalizará se você tem um pensamento mais coletivo ou mais individual.

Uma formação acadêmica demasiadamente centrada em “ser alguém na vida” costuma gerar muito estresse e ansiedade nos estudantes. Muitos se sentem forçados a ser aquilo que os pais querem. Isso costuma desencadear altos níveis de ansiedade e depressão na população jovem por não conseguirem ser o que os pais queriam que fossem ou por serem e trabalharem com algo que não gera contentamento na realização profissional.

Pessoas mais sociáveis tendem a ser mais leves e menos problemáticas na sua vida de relação. Elas vivem mais focadas no momento presente sem se perder nas ansiedades e medos do futuro e do que poderia acontecer com ele. 

Ao sonhar com o futuro do seu filho, procure descobrir situações que gerem bem-estar e contentamento para ele. É provável que isso fará dele um melhor profissional e uma pessoa mais humana, equilibrada e real.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: