Saia-justa

| 08/09/2021, 10:06 10:06 h | Atualizado em 08/09/2021, 10:12

O depoimento do empresário americano Jason Miller à Polícia Federal no inquérito das milícias digitais causou constrangimento diplomático para Jair Bolsonaro junto a seu aliado Donald Trump.

A embaixada dos EUA destacou diplomata para acompanhar a oitiva. Miller, criador da rede social conservadora Gettr, foi chefe de comunicação de Trump e tem linha direta com o ex-presidente. Ele e o investidor Gerald Brant, também ouvido pela PF, são elos de Bolsonaro com a direita dos EUA.

The end
Bolsonaro não escondeu sua irritação com o caso. Além de despachar seu assessor internacional, Filipe Martins, para acompanhar o depoimento no aeroporto de Brasília, usou o episódio em seu discurso na Paulista para reforçar as críticas ao ministro Alexandre de Moraes (STF), relator do inquérito.

Big boss
Miller veio ao Brasil para participar da Cpac, conferência conservadora em Brasília promovida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
Sua rede social foi a principal patrocinadora do evento. No fim de semana, foi recebido por Bolsonaro e conversou com diversas autoridades do governo.

Maré
O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), diz que os atos de 7 de Setembro convocados por Jair Bolsonaro empurrarão muitos partidos para o apoio ao impeachment. PSDB e Solidariedade vão convocar suas bases para tratar do tema. “Pode virar onda”, diz Ramos.

…montante
Presidente do Solidariedade, Paulinho da Força avalia que a tentativa de mostrar força converteu-se em prova de fraqueza, já que os atos teriam sido menores que o esperado. “Agora só vão aumentar as dificuldades dele”.

Sem saída
Gilberto Kassab, do PSD, diz que o presidente construiu uma armadilha para si próprio.
“Se cumprir o que assumiu em público, de não respeitar as instituições, vai consolidar as condições para o impeachment. Se não cumprir, ficará desmoralizado. É uma sinuca de bico.”

Risco sanitário
O governo de São Paulo multou Jair Bolsonaro e outras 13 pessoas que participaram de manifestação na avenida Paulista por não usarem máscaras.
Além dele, foram autuados o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), o secretário Mário Frias (Cultura), o empresário Luciano Hang e o pastor Silas Malafaia, entre outros.

Gelo…
Chefes das forças de segurança do Distrito Federal identificaram ao menos sete tentativas reais de invasão ao prédio do STF por parte de manifestantes bolsonaristas por ocasião do 7 de Setembro.
A situação foi descrita como de quase tragédia e continua sendo monitorada, já que alguns acampados continuam por lá.

…fino
Duas tentativas de invasão do STF pelos muros de trás foram interceptadas, além da derrubada de gradis e ameaças de avanços pela frente.
Os grupos mais inflamados eram os caminhoneiros e os chamados “boinas vermelhas”, sobre os quais agora as forças de segurança do Distrito Federal pretendem levantar mais informações.

Lábia
As negociações para que não houvesse avanços ainda mais agressivos por parte dos manifestantes se arrastaram durante toda a madrugada. Também houve a preocupação de evitar reações fora do tom de policiais do Distrito Federal, que poderiam desencadear um desastre num espaço em que transitavam idosos, caminhões, grupos inflamados e elevado consumo de bebida alcoólica.

Autoral
O texto do filmete em que o governador Eduardo Leite (RS) defende posições de centro, divulgado em razão do 7 de setembro, é de autoria do próprio tucano, diz o publicitário Fábio Bernardi.
Responsável pela campanha de Leite em 2018, ele diz que apenas fez a adaptação para o formato de vídeo.

Ecumênico
Bernardi diz que vem dando consultoria informal e voluntária a Leite, que disputa a prévia presidencial do PSDB. Um dos trechos mais chamativos cita o cantor Sérgio Reis, alvo da PF por ter defendido ultimato a ministros do Supremo.
“A mensagem é que o Brasil tem que melhorar para todos, independente da visão política, seja para o Chico Buarque (apoiador do PT) ou o Sérgio Reis”, diz o publicitário.

Tiroteio
“Discursos antidemocráticos, ameaçadores, em preparação para um possível golpe nas instituições”
De Carlos Siqueira, presidente do PSB, sobre as falas do presidente Jair Bolsonaro aos seus apoiadores em Brasília e em São Paulo

SUGERIMOS PARA VOCÊ: