Clonado

| 18/05/2022, 09:47 09:47 h | Atualizado em 18/05/2022, 09:47

Pré-candidato ao governo de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aposta no alinhamento total às diretrizes liberais do Ministério da Economia. Ex-assessor especial do ministério, Samuel Kinoshita será o responsável pelo capítulo econômico do programa de governo, indicado pelo próprio Guedes. Trabalhará sob a coordenação de Guilherme Afif Domingos, outro ex-assessor da pasta. “É importante haver uma ligação forte com a política econômica do Presidente”, diz Afif.

Convencional 

Já a Saúde ficará sob a responsabilidade de Eleuses Paiva, ex-presidente da Associação Médica Brasileira. Neste caso, no entanto, há diferenças importantes com relação a Bolsonaro. Paiva é defensor de distanciamento social e uso de máscaras contra a covid, além de fortemente pró-vacina.

Dedaço 

 A interferência do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, no diretório de Goiás provocou uma crise interna. Ex-líder do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara, Major Vitor Hugo assumiu a presidência estadual do partido, embora seja recém-filiado à sigla. Ele deve também ser candidato ao governo.

Outros tempos

 O incômodo é ainda maior porque em novembro do ano passado Valdemar gravou um vídeo dizendo expressamente que não haveria troca no diretório goiano, que era capitaneado pela deputada federal Magda Mofatto.

Tapetão

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio julga na próxima segunda   a validade da delação de Bruno Selem, funcionário da Servlog, que mantinha contratos com órgãos estaduais. O governador do Rio, Claudio Castro (PL), tenta anular na Justiça o acordo, em que Selem diz que Castro recebeu propina.

Ponto de vista 

 Estrategistas de João Doria (PSDB) contestam a avaliação de que o tucano tem rejeição maior que Simone Tebet (MDB). Este deverá ser um dos principais critérios utilizados na definição de um eventual candidato único dos partidos à Presidência.

Regra de 3 

O cálculo é baseado na pesquisa do Ipespe divulgada na última sexta. O tucano é conhecido por 92% do eleitorado, e a emedebista, por 54%. Por esse raciocínio, Doria seria rejeitado por 59% dos que o conhecem. Já Simone teria 68% de rejeição entre os que sabem quem ela é.

Overbooking 

 A Executiva do PSDB deliberou ontem por convocar nova reunião para hoje, desta vez com Doria, para tratar do impasse sobre a candidatura presidencial do partido. O ex-governador, no entanto, resiste a comparecer, alegando que não há tempo hábil para se deslocar de SP a Brasília, e que já tem outros compromissos.

Prioridades 

Senadores contrários à PEC do Quinquênio da Magistratura afirmam que foram emparedados pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Dizem que ele tratou do assunto em evento com promotores em março e em reunião com o presidente do STF, Luiz Fux, antes de conversar com os parlamentares.

Monotemático

 Desde fevereiro não há reunião de líderes para tratar da pauta. Em conversa informal com os senadores sobre a crise entre os Poderes, no mês passado, Pacheco falou sobre a proposta, o que causou incômodo.

Calma, gente 

 Interlocutores de Pacheco minimizam as insatisfações. Afirmam que o projeto não tem relator, nem data para ser apreciada, por isso ainda não foi debatido. Uma reunião de líderes está marcada para amanhã.

Inclusão I 

 O governo de SP ampliou a isenção de IPVA para pessoas com deficiência. O benefício deve atingir mais 300 mil moradores do estado. Antes, só eram isentos os veículos que possuíam adaptação, como os usados por cadeirantes.

Inclusão II 

A partir de agora, toda pessoa com transtorno do espectro do autismo em grau moderado, grave ou gravíssimo, ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima, tem direito ao benefício.

Escolha 

 A vereadora Elaine do Quilombo Periférico (Psol), que é negra, foi nomeada relatora do processo de cassação de Camilo Cristófaro (Avante), que usou expressão racista na Câmara de SP.

Calendário 

 Cristófaro disse “é coisa de preto” numa sessão virtual. Elaine terá 10 dias, prorrogáveis por mais 10, para produzir o relatório.

A postos

 A Marinha realiza até hoje o maior exercício de operações ribeirinhas já ocorrido em Minas Gerais. Com 700 militares, faz treinamento no lago de Furnas com equipes de fuzileiros navais e que atuam em helicópteros.

Símbolo  

O objetivo é adestrar a tropa, treinar tempo de resposta e avaliar o equipamento. O local foi escolhido, entre outras razões, por ser perto do cânion que desabou em janeiro, matando 10 pessoas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: