Como acessar online contas bancárias com segurança

| 01/11/2020, 07:34 07:34 h | Atualizado em 01/11/2020, 07:37

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2019-07/372x236/eduardo-pinheiro-aae57a334c40200fcdf88221914839aa/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2019-07%2Feduardo-pinheiro-aae57a334c40200fcdf88221914839aa.jpg%3Fxid%3D148491&xid=148491 600w, Eduardo Pinheiro assina o blog Mundo Digital
Os sites de internet banking trouxeram para as pessoas comodidade e praticidade na hora de resolver questões ligadas às contas bancárias e transações online. Porém, para fazer uso dessas facilidades que a tecnologia oferece é preciso ficar atento às fraudes bancárias, que crescem a cada ano no Brasil.

Para não se tornar mais uma vítima dos golpes bancários, é preciso adotar algumas dicas que contribuem para o efetivo sucesso dos recursos de segurança que são disponibilizados pelos sites e aplicativos de internet banking. Abaixo, listamos para você as principais dicas:

1 - Não utilize links ao acessar contas bancárias
Nunca clique em links de e-mails e mensagens, supostamente, enviados pela sua instituição bancária. Só acesse sites de internet banking com você mesmo digitando no navegador o endereço eletrônico do banco.

2 - Fique atento ao cadeado eletrônico
Todos os sites de internet banking confiáveis possuem dois itens de segurança que são indispensáveis: o primeiro é o cadeado eletrônico que indica que os dados transmitidos são criptografados, e o segundo é o complemento HTTPS que é aplicado no endereço eletrônico do site.
Procure identificar esses dois itens de segurança, caso não os encontre suspeite desse ambiente.

3 - Cuidado com a sua senha
Os criminosos tentam de tudo para obtê-la. Não forneça a sua senha para ninguém, nem mesmo para um suposto funcionário do banco. Somente digite a sua senha se tiver certeza que está no site ou no aplicativo oficial do seu banco.

4 - Atenção redobrada com páginas estranhas
A primeira coisa que um criminoso faz para roubar senhas bancárias é criar um site clonado de um banco para depois espalhar armadilhas virtuais.

Utilizam e-mails e mensagens com links que direcionam às vítimas às páginas falsas e assim acabam capturando suas senhas.

Portanto, fique atento a pequenas alterações do site do banco e só baixe aplicativos bancários das plataformas oficiais.

5 - Utilize os recursos complementares de segurança
Além da senha de acesso, as instituições bancárias disponibilizam um outro fator de autenticação para ter certeza que se trata realmente do correntista. Geralmente esse outro fator de autenticação é enviado para um smartphone, via SMS ou o aplicativo do dispositivo.

Ter um software antivírus instalado e não permitir que terceiros manipulem seu aparelho é uma medida de segurança indispensável.

No mais, é importante criar a cultura da segurança digital de suas credenciais de acesso a sistemas informatizados. Muito mais importante que suas senhas de acesso a e-mails, redes sociais e outras plataformas online, a senha dos canais online de sua conta bancária precisa ser cuidada com o mesmo rigor que você protege a sua casa da entrada de estranhos. No ambiente digital, segurança também é primordial!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: