RenovaBR abre concurso extra após alta procura

| 07/01/2020, 08:18 08:18 h | Atualizado em 07/01/2020, 08:36

Nova sensação da política brasileira, o RenovaBR decidiu abrir novo processo seletivo, à meia-noite desta quarta-feira, para atender interessados em se candidatar a prefeito ou vereador ainda neste ano.

De acordo com o movimento, fundado (e capitaneado) pelo executivo Eduardo Mufarej, a decisão foi motivada pela alta procura. Conforme mostrou o Estadão, o sucesso eleitoral de egressos de movimentos civis tem levado partidos antes refratários à tendência, como PT, Psol e PSD, a assediar vários alunos antes mesmo da formatura deles.

Ouro. Segundo líderes partidários, a eleição deste ano ainda deverá se apoiar na fórmula “nova” contra “velha política” e os jovens oriundos dos movimentos são um grande atrativo para as siglas tradicionais.

Grade. O novo curso RenovaBR Cidades terá duração de três meses e contará com 31 disciplinas e 47 especialistas de diversas áreas. A turma do ano passado formou 1.170 alunos de 410 cidades.

Mudando... Diferentemente de 2018, quando entregou carta-compromisso aos candidatos à Presidência, o movimento de renovação política Agora! optou por não procurar ninguém em particular neste ano.

...a abordagem. O grupo, do qual Luciano Huck faz parte, mudou de estratégia e fechou uma proposta detalhada sobre o que defende. Só na Educação, em mais de 100 páginas, traça diagnósticos e estratégias sobre crise na aprendizagem e foco na primeira infância. O documento será público.

Calendário. Interlocutores de Huck se dividem sobre o timing para ele lançar uma eventual candidatura a presidente. Uma ala diz que a campanha só começa no segundo semestre de 2021, quando há também a renegociação do seu contrato com a TV Globo. Outra acha que, se esperar até 2021, ficará em cima.

Onda. Após um fim de ano complicado na relação de Jair Bolsonaro com o Congresso, o articulador político do Planalto, o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), se definiu, em entrevista recente à TV Brasil, como um “surfista de tsunami”. Para aliados dele, faz sentido.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-01/372x236/perpetua-almeida-e-joao-vicente-goulart-fbb8d9487b0be36db529c61b413a2116/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-01%2Fperpetua-almeida-e-joao-vicente-goulart-fbb8d9487b0be36db529c61b413a2116.jpg%3Fxid%3D103379&xid=103379 600w, A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e o filósofo João Vicente Goulart assinam, na embaixada do Irã, o livro de condolências do general Qassim Suleimani.
CLICK. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e o filósofo João Vicente Goulart assinam, na embaixada do Irã, o livro de condolências do general Qassim Suleimani.

Ô abre alas... O primeiro grande evento do Aliança Pelo Brasil para coleta de assinaturas ocorreu no fim de semana no Ceará, reduto da família Gomes. No evento-piloto, conseguiram aproximadamente 1.500 assinaturas, que, junto às 3.500 que já haviam obtido, ultrapassa um pouco o necessário no estado.

que eles... Para a criação de um partido, o TSE exige um porcentual por estado. No caso do Ceará, é de aproximadamente 4.500. A ideia do grupo é continuar na investida para ganhar alguma “gordura”.

...querem passar. Bolsonaro fez uma live durante o evento com a plateia. A ideia é que ele repita o gesto nos próximos eventos. O Presidente prometeu a dirigentes do Aliança que vai ajudar mais o partido a partir deste mês. A ver.

Camisa 10. O relator do Código Brasileiro de Energia Elétrica na Câmara, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), comemorou a campanha de Bolsonaro para barrar a taxação da energia solar: “Considerando os benefícios dela e importância estratégica, o Presidente fez gol de placa”.

Pronto, falei!

Sobre uma possível extinção da imprensa

"Espero que os únicos animais que corram risco de extinção sejam os políticos demagogos. Que a imprensa cumpra sempre seu papel, sem tomar partido”.

Fabiano Contarato, senador (Rede-ES)

SUGERIMOS PARA VOCÊ: