Colorau: vilão ou mocinho?

Entre todos os temperos, o colorau se destaca por sua coloração intensa, ainda que seja considerado um tempero de sabor fraco para boa parte dos paladares. Seu uso não é muito comum de forma primária por não apresentar características que venham a se destacar em relação ao sabor no preparo de um prato. Já sua coloração, de um vermelho intenso, dá um toque especial nas preparações.

Uma das grandes preocupações atuais que envolve alimentação é a utilização de corantes em diversos alimentos industrializados.

Ao menos quando cozinhamos em casa, podemos usar e abusar de diversos produtos que conferem efeito igual ou muito semelhante a esses corantes, como é o caso da cúrcuma, da canela e do colorau.

O colorau é rico em carotenoides, substância responsável pela sua coloração avermelhada e que no organismo dá origem à vitamina A.

Possui ainda ação antioxidante, que pode ajudar a prevenir os danos causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

O colorau também tem sido associado ao emagrecimento, devido à sua capacidade de melhorar os receptores de insulina, podendo até estimular a perda de gordura.

A aplicação do colorau para colesterol também tem sido estudada e há pesquisas que demonstraram que um dos efeitos do urucum é reduzir o colesterol total e o colesterol LDL, considerado prejudicial à saúde, e elevar os níveis do bom colesterol, o chamado HDL.

Também é dito que o urucum pode promover uma melhor função do sistema digestivo.

Ok! Mas como utilizar o colorau? Usar colorau diariamente para obter os benefícios não é difícil.

Ele é ótimo para uso no tempero de feijões, sopas, molhos em geral, refogados de abóbora madura, caldos grossos de mandioca e batatas, massas caseiras, em molhos de tomate caseiros, na sardinha feita na panela de pressão, em moquecas de peixes brancos, na saborização de omeletes, farofas, entre muitos outros meios de preparos de pratos que favorecem o consumo diário de colorau. 

Colorau e o urucum (Foto: Divulgação)
Colorau e o urucum (Foto: Divulgação)

Ah! Vale observar que as folhas de urucum também podem ser ingeridas, e a sua ingestão traz ainda mais benefícios medicinais.

E o melhor: fácil de encontrar! Em feiras, lojas de produtos naturais e supermercados, porém é bom ter atenção quanto ao prazo de validade, pois dependendo do tempo que o colorau foi processado, pode não conter mais os mesmos princípios ativos.

Vale observar também a leitura de rótulos, para que o colorau comprado não tenha excesso de produtos adicionados à sua composição, como aditivos químicos, conservantes e até mesmo açúcares.

E você? Já consome colorau regularmente? Caso não, insira na sua lista de compras e depois me conte o que achou.

Bom final de semana e até a próxima semana!

 (Foto: )
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Gabriela Rebello é nutricionista


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