Colorau: vilão ou mocinho?

Entre todos os temperos, o colorau se destaca por sua coloração intensa, ainda que seja considerado um tempero de sabor fraco para boa parte dos paladares. Seu uso não é muito comum de forma primária por não apresentar características que venham a se destacar em relação ao sabor no preparo de um prato. Já sua coloração, de um vermelho intenso, dá um toque especial nas preparações.

Uma das grandes preocupações atuais que envolve alimentação é a utilização de corantes em diversos alimentos industrializados.

Ao menos quando cozinhamos em casa, podemos usar e abusar de diversos produtos que conferem efeito igual ou muito semelhante a esses corantes, como é o caso da cúrcuma, da canela e do colorau.

O colorau é rico em carotenoides, substância responsável pela sua coloração avermelhada e que no organismo dá origem à vitamina A.

Possui ainda ação antioxidante, que pode ajudar a prevenir os danos causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce.

O colorau também tem sido associado ao emagrecimento, devido à sua capacidade de melhorar os receptores de insulina, podendo até estimular a perda de gordura.

A aplicação do colorau para colesterol também tem sido estudada e há pesquisas que demonstraram que um dos efeitos do urucum é reduzir o colesterol total e o colesterol LDL, considerado prejudicial à saúde, e elevar os níveis do bom colesterol, o chamado HDL.

Também é dito que o urucum pode promover uma melhor função do sistema digestivo.

Ok! Mas como utilizar o colorau? Usar colorau diariamente para obter os benefícios não é difícil.

Ele é ótimo para uso no tempero de feijões, sopas, molhos em geral, refogados de abóbora madura, caldos grossos de mandioca e batatas, massas caseiras, em molhos de tomate caseiros, na sardinha feita na panela de pressão, em moquecas de peixes brancos, na saborização de omeletes, farofas, entre muitos outros meios de preparos de pratos que favorecem o consumo diário de colorau. 

Colorau e o urucum (Foto: Divulgação)
Colorau e o urucum (Foto: Divulgação)

Ah! Vale observar que as folhas de urucum também podem ser ingeridas, e a sua ingestão traz ainda mais benefícios medicinais.

E o melhor: fácil de encontrar! Em feiras, lojas de produtos naturais e supermercados, porém é bom ter atenção quanto ao prazo de validade, pois dependendo do tempo que o colorau foi processado, pode não conter mais os mesmos princípios ativos.

Vale observar também a leitura de rótulos, para que o colorau comprado não tenha excesso de produtos adicionados à sua composição, como aditivos químicos, conservantes e até mesmo açúcares.

E você? Já consome colorau regularmente? Caso não, insira na sua lista de compras e depois me conte o que achou.

Bom final de semana e até a próxima semana!

 (Foto: )
(Foto: )

Gabriela Rebello é nutricionista


últimas dessa coluna


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …


Vaca atolada na polenta

Polenta? Um alimento típico da cultura italiana, mas muito conhecido aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita e ainda recheada com uma variedade imensa de molhos. Antigamen…


É para você papai!

Mais um Dia dos Pais está chegando... Eles não são os mais famosos quando o assunto é cuidados com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. Os homens merecem uma atenção …


Custa caro?

Dentre as desculpas para não se fazer dieta, a campeã é de que custa caro para se manter uma alimentação saudável. Mas a boa notícia é que não é preciso gastar muito para se manter o equilíbrio na …


Facilite sua vida

Um dos motivos pelo qual as pessoas ainda insistem em usar os temperos prontos é a facilidade de ter sempre algo à mão, sem precisar de muito trabalho. Mas assim como muitos outros aspectos de uma …


Petiscos fit

Não é porque você está em processo de reeducação alimentar que precisa abrir mão da sua vida social. Muitas pessoas, com medo de cair em tentação, evitam se reunir com os amigos para jantar ou fazer …


Festa junina magrinha

A tapioca é uma delícia, mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas, por exemplo. A espiga de milho possui poucas …


Queda de cabelo: o que comer?

Em especifico, a queda de cabelo, pode estar relacionada a diversas causas e dentre elas está à deficiência de alguns nutrientes e por isso indivíduos que não se alimentam de forma adequada, …


27/11/17

quais os alimentos que podem prevenir o câncer?

No dia 27 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. E, no quadro Nutridicas desta semana, a nutricionista Gabriela Rebello traz as dicas de quais são os alimentos que são …