8º Congresso de Educação

Colégio promove projetos para conscientizar alunos


 (Foto: Colégio Castro Alves)
(Foto: Colégio Castro Alves)
Além do ensino de disciplinas regulares, como Matemática, Português, Ciências, entre outras matérias, algumas escolas também promovem projetos para conscientizar seus alunos sobre temas variados: da preservação do meio ambiente à saúde mental, por exemplo. No Colégio Castro Alves, em Cariacica, muitos projetos paralelos são realizados o ano inteiro, com turmas dos Ensinos Fundamental e Médio, pois a instituição trabalha com a máxima “Educando com Amor”.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio do colégio, Sandra D’Avila, um projeto desenvolvido no ano passado e que neste semestre está na sua segunda edição é o “Não é frescura”. “O plano envolve a interação entre as disciplinas de Sociologia, Redação e Matemática. Consiste em pesquisa e discussão sobre as “doenças modernas” como a depressão, por exemplo”, disse.

Segundo Sandra, os estudantes pesquisaram sobre os prejuízos do bullyng e de doenças psicossomáticas e apresentaram um trabalho para os alunos do Ensino Fundamental. “Essa ação foi importante para alertar sobre as doenças silenciosas que podem ser muito perigosas quando são ignoradas, uma vez que esse tema não se trata de frescura”, destacou.

Leitores

 (Foto: Colégio Castro Alves)
(Foto: Colégio Castro Alves)
Já para o sétimo ano do Ensino Fundamental, uma das atividades propostas foi a “Por um mundo melhor”. A partir da leitura do livro “Um mundo melhor para todos”, de Fernando Carraro, os alunos desempenham diversas atividades voltadas para ações que possam transformar um mundo num lugar mais agradável para se viver. “A ideia é a de exercitar a parte gramatical, a escrita e a oralidade, mas também a de efetuar ações para um mundo melhor. Não basta só desejar, é preciso agir”, completou a coordenadora do Ensino Fundamental da instituição, Wagna Teixeira.

 (Foto: Colégio Castro Alves)
(Foto: Colégio Castro Alves)
Atividades
Além dos projetos, o Colégio Castro Alves oferece espaços com salas temáticas, laboratório de artes e ciências da natureza, bem como escolinhas de esporte.

Colégio Castro Alves
Turmas da Educação Infantil (a partir dos três anos) até o Ensino Médio
Atividades: escolas de esporte, natação, aulas com salas temáticas, laboratório de artes e ciências da natureza
Matrículas: em outubro
Endereço: rua Mário Valentim, n°115, Santana, Cariacica
Telefone: 32465400
Site: www.colegiocastroalves.g12.br
Facebook: https://www.facebook.com/castroalves
Instagram: @colegiocastroalvescariacica