Luiz Fernando Brumana

Luiz Fernando Brumana

Cinco ótimos filmes sobre eleição e política

Já estamos em contagem regressiva para a eleição, que acontece no dia 7 de outubro. A pauta política está em alta e para quem quer aproveitar este clima para entender um pouco mais sobre pleitos eleitorais, há filmes que abordam exatamente o processo de escolha democrática dos comandantes da Nações e a trajetória de políticos importantes da história brasileira.

Getúlio (2013)

O longa-metragem é protagonizado por Toni Ramos e conta os últimos momentos de vida do presidente da República Getúlio Vargas, pouco antes de se suicidar com um tiro no coração. É, obviamente, uma produção brasileira e chama atenção pela fotografia e pelo ritmo da trama.

" data-oembed_provider="youtube" data-resizetype="noresize">

Tudo pelo Poder (2011)

Adaptação da peça da Broadway "Farragut North", de Beau Willimon, o enredo do filme se baseia na história de vida de Stephen Myers (interpretado pelo querido do momento Ryan Gosling), assessor de imprensa do governador Mike Morris, vivido por George Clooney, que aspira chegar à presidência americana. Entre os afazeres da campanha, mostra os limites morais que são ultrapassados na busca pelo poder. Os personagens têm suas identidades bem definidas e a trama é muito bem amarada.

" data-oembed_provider="youtube" data-resizetype="noresize">

Milk: A voz da igualdade (2008):

Este é o filme que deu o Oscar de melhor ator a Sean Penn. Dirigiado por Gus van Sant, a obra retrata a história de Harvey Milk, um militante americano dos direitos igualitários, que lutava em favor dos gays em sua cidade. Homossexual, decidiu disputar a eleição em favor dos seus ideiais.

&t=57s" data-oembed_provider="youtube" data-resizetype="noresize">

Virada no Jogo (2012)

Uma eleição é imprevisível e qualquer peça pode desequilibrar o tabuleiro, principalmente um candidato a vice. Este filme mostra a campanha da governadora do Alaska Sarah Palin pelo posto. Ela ficou famosa por sua falta de conhecimento e despreparo. É um telefilme bem-humorado, mesmo tratando de uma tema pesado como a eleição. A atuação de Julianne Moore é muito boa.

" data-oembed_provider="youtube" data-resizetype="noresize">

(Obs.: trailer sem legenda)

No (2012)

Saindo dos Estados Unidos e vindo para a América Latina, este longa-metragem de Pablo Larrain conta a vida de René Saavedra, interpretado pelo sempre incrível Gael García Bernal. Ele dá vida a um publicitário responsável pela campanha política pelo voto “Não” no plebiscito no governo de Pinochet, no Chile.

" data-oembed_provider="youtube" data-resizetype="noresize">

EXTRA:

Barry (2016)
A obra original da Netflix foca na vida política de Barack Obama, tendo início ainda na época da faculdade de direito Columbia. No filme, dirigido por Vikram Gandhi, o primeiro negro a presidir os E.U.A. é tratado pelo seu apelido, Barry, aborda tanto sua vida acadêmica quanto os conflitos familiares.

" data-oembed_provider="youtube" data-resizetype="noresize">