Superação após ficar dois anos sem andar
Vitor Rangel participa de treinos com a seleção brasileira de futebol para atletas com paralisia cerebral
Escute essa reportagem

Depois de passar por dificuldades para andar por quase dois anos, o jovem Vitor Rangel, de 27 anos, se tornou paratleta e foi premiado com medalha ao ser eleito o craque do primeiro campeonato que participou.
Agora, Vitor Rangel foi convocado para a fase de treinamentos da seleção brasileira de atletas com paralisia cerebral, o Futebol PC.
Vitor nasceu com malformação congênita cavernosa e, quando a veia estourou, aos 22 anos, prejudicou totalmente a sua parte motora, como a fala e o andar.
“Foi do lado esquerdo do cérebro e afetou o lado direito. Uma veia estourou e o sangue calcificou na parte motora da fala e da acessibilidade. Fiquei um tempo sem falar também. Não mexia nada do lado direito”, conta Vitor, que detalha a sua luta.
“Foram quase dois anos sem andar direito. Sem sensibilidade nos pés, tinha que amarrar a sandália para ficar com ela no pé. Tive que aprender a escrever do lado esquerdo porque perdi um pouco dos movimentos do lado direito”, disse Vitor, que mora em Guarapari.
Vitor foi classificado com o nível FT2 (intermediário) de paralisia cerebral e vai passar pela fase de classificação da seleção, que começou neste domingo, 13, em São Paulo.
Início
“Virei atleta paralímpico assistindo futebol na tevê. Eu pensei: 'Olha, isso dá para mim'. Fui pesquisar o que era o futebol PC e fui atrás. Comecei no ano passado no Piauí. Entrei no time como titular e era um time de segunda divisão. Não ganhamos o campeonato, mas fui eleito o melhor jogador”, lembra ele.
“Este ano recebi o convite e fui para o time que ganhou na segunda divisão em São Paulo. Saiu a convocação e agora vou para a primeira fase de treinamento da seleção. Estou muito empolgado com essa oportunidade”.
Copa do Mundo será em abril
A seleção brasileira de futebol de PC começou no domingo, 13, a fase de treinamentos, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.
Ao todo, 20 atletas foram convocados após observações feitas durante o Campeonato Brasileiro. Eles vão treinar juntos até o próximo dia 23. Destes, 14 permanecerão com a seleção, já visando a Copa do Mundo de Salou, na Espanha, que acontece em abril.
O futebol PC é praticado por atletas com paralisia cerebral. Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30. Não há regra para impedimento e o campo e as balizas têm medidas diferentes do futebol convencional.
Comentários