X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Reitor diz que divisão vai enfraquecer a Ufes

Paulo Vargas diz que decisão do governo federal de transformar campus de Alegre em uma nova universidade será ruim para a Ufes


 

Imagem ilustrativa da imagem Reitor diz que divisão vai enfraquecer a Ufes

“A divisão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai resultar em duas instituições: uma enfraquecida e outra sem capacidade de se desenvolver”. 

A declaração é do reitor da Ufes, Paulo Vargas, diante da decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, de desmembrar o campus de Alegre para criar uma nova universidade no Sul do Estado.

Chamando o campus de Alegre de “puxadinho”, Bolsonaro anunciou que o Ministério da Educação já fez o planejamento para a criar a nova instituição, que será anunciada oficialmente “nos próximos dias”, segundo o Presidente. 

O reitor criticou a forma como o assunto vem sendo conduzido, já que a Ufes não foi procurada pelo governo federal para conversar sobre a divisão. Vargas afirma que a divisão será ruim para a Ufes, que perde um campus importante, e para a possível nova instituição, que não teria condições financeiras para se manter.

“Temos o risco de constituir uma nova universidade de porte muito reduzido, com pouca capacidade de se movimentar e fazer ações de desenvolvimento local. Ficarão com dificuldade de disputar recursos. Isso é preocupante. É irresponsável levar um projeto dessa natureza sem fazer estudos técnicos para garantir que essa universidade possa caminhar com as próprias pernas”, afirmou o reitor.

Vargas ressaltou que a Ufes já vem sofrendo cortes de orçamento por parte do governo federal. Com isso, ele não acredita que haveria investimento forte na nova universidade. Ao anunciar a nova instituição, inclusive, Bolsonaro ressaltou que “gastaria muito pouco”. 

“Não há confiança de que a nova universidade terá apoio necessário.  É um campus que já convive com dificuldade, e que se beneficia do sistema de toda universidade. Uma nova universidade não se cria sem investimentos para viabilizar condições necessárias”, disse o reitor.

O que Bolsonaro chama de “puxadinho” são os centros de Ciências Agrárias e Engenharias e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde. No campus, são ofertados, atualmente, 17 cursos de graduação, oito de mestrado e três de doutorado para 4 mil estudantes.

“Seria uma perda grande, pois a Ufes é uma instituição de porte médio que busca se consolidar com mais qualidade. Sem os centros de Alegre, ficamos menores, perdemos eficiência”, destacou o reitor.

MEC não se pronuncia

A reportagem de A Tribuna procurou o Ministério da Educação (MEC) para saber como está o planejamento para a criação da nova universidade no Sul do Estado, já anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Foi questionado, ainda, se a mudança terá impacto na Ufes, e se a nova instituição teria uma oferta maior de cursos e vagas. A reportagem também buscou saber se já há previsão, no planejamento, de uma destinação de recursos. Não houve retorno até o fechamento desta edição.

SAIBA MAIS

Campus tem 4 mil alunos

Como é hoje

- A Ufes possui quatro  campi: dois em Vitória (Goiabeiras e Maruípe), um no Sul do Estado (Alegre) e um no Norte (São Mateus).

Campus da Ufes de Alegre

- O Campus oferta 17 cursos de graduação, oito cursos de mestrado e três de doutorado para 4 mil alunos.

- São dois centros de ensino: Centro de Ciências Agrárias e Engenharias  e Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde, com atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Como ficaria

- O Campus de Alegre passaria a não responder mais à Ufes, tornando-se independente.

- A unidade ganharia o nome de Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI).

- O governo federal não divulgou como a nova universidade funcionaria, na prática, e não detalhou se haveria novos cursos ou mais vagas nos já existentes.

Fonte: Ufes e  presidente da República, Jair Bolsonaro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: