Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Quiosques de Iriri são demolidos e abrem espaço para nova orla

| 10/03/2021 18:48 h | Atualizado em 10/03/2021, 20:26

Oito quiosques do balneário foram derrubados para dar lugar a novos módulos
Oito quiosques do balneário foram derrubados para dar lugar a novos módulos |  Foto: Divulgação

Os oito quiosques que fizeram parte da movimentada Praia de Costa Azul, no balneário de Iriri, em Anchieta, Sul do Estado, foram derrubados para dar lugar a novos módulos.

O projeto prevê a construção de três novos módulos, com dois quiosques e dois banheiros (masculino e feminino) em cada módulo, totalizando seis quiosques e seis banheiros.

Segundo o secretário municipal de infraestrutura, Leonardo Abrantes, outras intervenções estão previstas para acontecer no local.

“A demolição dos antigos quiosques aconteceu no final de semana. Estamos terminando a retirada dos entulhos para dar andamento nas obras. Além dos seis novos quiosques, teremos novo calçadão, e por isso algumas partes ainda serão demolidas também”, explicou Abrantes.

O projeto de reurbanização da Praia de Costa Azul compreende, além dos quiosques e banheiros, três módulos (tipo quiosques) para a comercialização exclusiva de água de coco
O projeto de reurbanização da Praia de Costa Azul compreende, além dos quiosques e banheiros, três módulos (tipo quiosques) para a comercialização exclusiva de água de coco |  Foto: Divulgação
O projeto de reurbanização da Praia de Costa Azul compreende, além dos quiosques e banheiros, três módulos (tipo quiosques) para a comercialização exclusiva de água de coco.

O local também vai receber um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo, instalação de lixeiras e bicicletários. As castanheiras serão mantidas, pois, segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, fazem parte da história do local.

“A orla não possui mais a vegetação natural de restinga, e as castanheiras fazem parte da história do local. Considerando o grau de reurbanização da orla, as castanheiras serão mantidas porque couberam no projeto de reurbanização. O local já é urbanizado há muitos anos, e não é um ambiente natural que tem restinga e precisa ser preservado. A recomendação técnica é a retirada das castanheiras quando há restinga para ser preservada”, esclareceu Martins.

Para o secretário municipal de Turismo, Caio Mozer, a revitalização será um importante passo para o desenvolvimento do setor no balneário.

“A revitalização da Praia de Costa Azul valorizará ainda mais o balneário de Iriri, além de destacar seus atrativos e as belezas naturais. A obra acontece em um momento de crescente desenvolvimento e que impulsiona mais o turismo na cidade, e vem trazer um novo olhar sobre um dos principais cartões-postais da cidade”, disse Mozer.

A obra vem sendo edificada pela empresa SP Engenharia Ltda. O valor do contrato é de R$ 3.225.461. A execução do projeto é realizada mediante a celebração de um convênio entre a Prefeitura de Anchieta e o governo do Estado.

Mudanças em praias até julho

Além da Praia de Costa Azul, outra orla que está passando por reurbanização é a dos Castelhanos. Após o termo assinado com o Ministério Público Federal (MPF), o município terá que reduzir de 55 para 31 quiosques. A previsão para entrega das duas orlas prontas é até julho.

Na Praia de Costa Azul, o número de quiosques passou de oito para seis, e em Castelhanos de 17 para 12. É o que explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins.

“A demolição é fruto de uma decisão judicial que acontece desde 2006, e em 2017 transitou em julgado. A decisão é de demolição de todos os quiosques das praias do município. Conseguimos que essa demolição aconteça em um cronograma. Já demolimos os de Castelhanos, e agora os de Costa Azul para fazer a reurbanização”, explicou a secretária.

Martins esclarece que os quiosques não podem ficar na rua, na areia ou em cima do calçadão. E para a reurbanização da orla de Ubu e da Praia da Areia Preta, em Iriri, o município já está captando recursos. Essas orlas também deverão sofrer redução de quiosques para chegar ao número estipulado pelo MPF.

“Já temos os projetos e estamos já com recursos praticamente conquistados para podermos revitalizar em breve a orla de Ubu”, disse o prefeito Fabrício Petri.


ENTENDA


  • 2006 – O Ministério Público Federal (MPF) informou da decisão sobre a obrigação do município de Anchieta demolir todos os quiosques das orlas, considerando irregularidades ambientais da construção e localização.
  • 2016 – A decisão foi transitada e julgada, determinando que todos os quiosques das praias de Anchieta fossem demolidos, imediatamente. O MPF encaminhou a decisão e a determinação para a Prefeitura de Anchieta.
  • 2017 – Somente em 2017 a prefeitura se manifestou. Na ocasião, o prefeito Fabrício Petri reuniu sua equipe e foi em busca de uma solução para não prejudicar os quiosqueiros e o município. A equipe elaborou um plano de ação, em que prevê a revitalização das orlas com retirada dos quiosques e construção de novos de forma gradual.
  • 2018 – O plano foi aceito pelo MPF. Desde então a prefeitura iniciou o processo para captação de recursos para a execução do plano. Com apoio do governo do Estado conseguiu a revitalização da orla da Praia de Castelhanos. A obra deve finalizar antes de julho deste ano.
  • 2019 – Com recursos próprios, a prefeitura realizou a revitalização da orla da Praia Central e manteve os quiosques. São três módulos no local.
  • 2020 – Foi iniciada a reurbanização da Praia de Castelhanos através de um convênio realizado com o governo do Estado. Iniciou-se a reurbanização da Praia de Costa Azul, em Iriri, também através de um convênio realizado com o Estado.
  • 2021 – A prefeitura está finalizando o projeto de revitalização da orla de Ubu, e em breve será apresentado aos moradores e posteriormente será feita a captação de recursos para executar a obra.
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS