Quiosques de Iriri são demolidos e abrem espaço para nova orla

Os oito quiosques que fizeram parte da movimentada Praia de Costa Azul, no balneário de Iriri, em Anchieta, Sul do Estado, foram derrubados para dar lugar a novos módulos.
O projeto prevê a construção de três novos módulos, com dois quiosques e dois banheiros (masculino e feminino) em cada módulo, totalizando seis quiosques e seis banheiros.
Segundo o secretário municipal de infraestrutura, Leonardo Abrantes, outras intervenções estão previstas para acontecer no local.
“A demolição dos antigos quiosques aconteceu no final de semana. Estamos terminando a retirada dos entulhos para dar andamento nas obras. Além dos seis novos quiosques, teremos novo calçadão, e por isso algumas partes ainda serão demolidas também”, explicou Abrantes.

O local também vai receber um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED, paisagismo, instalação de lixeiras e bicicletários. As castanheiras serão mantidas, pois, segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, fazem parte da história do local.
“A orla não possui mais a vegetação natural de restinga, e as castanheiras fazem parte da história do local. Considerando o grau de reurbanização da orla, as castanheiras serão mantidas porque couberam no projeto de reurbanização. O local já é urbanizado há muitos anos, e não é um ambiente natural que tem restinga e precisa ser preservado. A recomendação técnica é a retirada das castanheiras quando há restinga para ser preservada”, esclareceu Martins.
Para o secretário municipal de Turismo, Caio Mozer, a revitalização será um importante passo para o desenvolvimento do setor no balneário.
“A revitalização da Praia de Costa Azul valorizará ainda mais o balneário de Iriri, além de destacar seus atrativos e as belezas naturais. A obra acontece em um momento de crescente desenvolvimento e que impulsiona mais o turismo na cidade, e vem trazer um novo olhar sobre um dos principais cartões-postais da cidade”, disse Mozer.
A obra vem sendo edificada pela empresa SP Engenharia Ltda. O valor do contrato é de R$ 3.225.461. A execução do projeto é realizada mediante a celebração de um convênio entre a Prefeitura de Anchieta e o governo do Estado.
Mudanças em praias até julho
Além da Praia de Costa Azul, outra orla que está passando por reurbanização é a dos Castelhanos. Após o termo assinado com o Ministério Público Federal (MPF), o município terá que reduzir de 55 para 31 quiosques. A previsão para entrega das duas orlas prontas é até julho.
Na Praia de Costa Azul, o número de quiosques passou de oito para seis, e em Castelhanos de 17 para 12. É o que explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins.
“A demolição é fruto de uma decisão judicial que acontece desde 2006, e em 2017 transitou em julgado. A decisão é de demolição de todos os quiosques das praias do município. Conseguimos que essa demolição aconteça em um cronograma. Já demolimos os de Castelhanos, e agora os de Costa Azul para fazer a reurbanização”, explicou a secretária.
Martins esclarece que os quiosques não podem ficar na rua, na areia ou em cima do calçadão. E para a reurbanização da orla de Ubu e da Praia da Areia Preta, em Iriri, o município já está captando recursos. Essas orlas também deverão sofrer redução de quiosques para chegar ao número estipulado pelo MPF.
“Já temos os projetos e estamos já com recursos praticamente conquistados para podermos revitalizar em breve a orla de Ubu”, disse o prefeito Fabrício Petri.
ENTENDA
- 2006 – O Ministério Público Federal (MPF) informou da decisão sobre a obrigação do município de Anchieta demolir todos os quiosques das orlas, considerando irregularidades ambientais da construção e localização.
- 2016 – A decisão foi transitada e julgada, determinando que todos os quiosques das praias de Anchieta fossem demolidos, imediatamente. O MPF encaminhou a decisão e a determinação para a Prefeitura de Anchieta.
- 2017 – Somente em 2017 a prefeitura se manifestou. Na ocasião, o prefeito Fabrício Petri reuniu sua equipe e foi em busca de uma solução para não prejudicar os quiosqueiros e o município. A equipe elaborou um plano de ação, em que prevê a revitalização das orlas com retirada dos quiosques e construção de novos de forma gradual.
- 2018 – O plano foi aceito pelo MPF. Desde então a prefeitura iniciou o processo para captação de recursos para a execução do plano. Com apoio do governo do Estado conseguiu a revitalização da orla da Praia de Castelhanos. A obra deve finalizar antes de julho deste ano.
- 2019 – Com recursos próprios, a prefeitura realizou a revitalização da orla da Praia Central e manteve os quiosques. São três módulos no local.
- 2020 – Foi iniciada a reurbanização da Praia de Castelhanos através de um convênio realizado com o governo do Estado. Iniciou-se a reurbanização da Praia de Costa Azul, em Iriri, também através de um convênio realizado com o Estado.
- 2021 – A prefeitura está finalizando o projeto de revitalização da orla de Ubu, e em breve será apresentado aos moradores e posteriormente será feita a captação de recursos para executar a obra.
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp