Procon-ES faz reunião para discutir ressarcimento e troca de cervejas

| 17/01/2020, 09:09 09:09 h | Atualizado em 17/01/2020, 09:13

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-01/372x236/procon-es-faz-reuniao-para-discutir-ressarcimento-e-troca-de-cervejas-b4b317ef2fc2edfa533f49c1c39ac51d/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-01%2Fprocon-es-faz-reuniao-para-discutir-ressarcimento-e-troca-de-cervejas-b4b317ef2fc2edfa533f49c1c39ac51d.jpg%3Fxid%3D104693&xid=104693 600w, Reunião do Procon com outros órgãos para discutir problema com as cervejas da Backer

Uma reunião entre o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e representantes de outros órgãos na tarde de quinta-feira (16) discutiu o ressarcimento de consumidores e a troca de cervejas da Backer.

“O encontro de alinhamento teve o objetivo de garantir o direito do consumidor diante da necessidade de retirada do produto do mercado devido à contaminação com etilenoglicol e dietilenoglicol em cervejas vendidas em Minas Gerais e no Espírito Santo”, explicou o Procon-ES.

O gerente de Fiscalização do órgão, Rômulo Cerqueira, explicou que o Procon-ES vem acompanhando desde a sexta-feira (10) as ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que orientou estabelecimentos, retirou de circulação todas as mercadorias da cervejaria e colheu amostras para análises.

A representante do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindibares), Andréa Vieira Milholo, informou que foi emitida uma nota na semana passada para que os produtos da Backer sejam retirados de circulação.

Já o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Hoffmann Schneider destacou que, ao receber o comunicado formal dos problemas com os lotes das cervejas, fez contato com os associados para a retirada dos produtos.

“Com relação ao ressarcimento do consumidor, informou que para qualquer produto com algum problema, a orientação é de que o gerente do estabelecimento realize a troca. Mas mesmo que esse seja o procedimento padrão, a Acaps irá emitir recomendação para todos os associados para a troca da cerveja”, explicou o Procon-ES.

Caso o consumidor encontre problemas para realizar a troca, o Procon-ES poderá entrar em contato com a Acaps.

Também estiveram presentes na reunião o presidente do Procon, Rogério Athayde; a diretora jurídica do órgão, Andréa Munhós; o representante da Vigilância Sanitária Estadual, Juliano Mosa Mação, e o o delegado Eduardo Passamani Galvão, titular da Delegacia Especializada do Consumidor (Decon).

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