Prefeituras anunciam novos parques, praças e quadras na Grande Vitória

| 25/01/2021, 16:25 16:25 h | Atualizado em 25/01/2021, 16:59

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-01/372x236/projecao-de-como-vai-ficar-a-praca-de-campo-grande-em-cariacica-promessa-de-uma-repaginacao-do-local-084336f2be87ec071f5d7f6037acd58a/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-01%2Fprojecao-de-como-vai-ficar-a-praca-de-campo-grande-em-cariacica-promessa-de-uma-repaginacao-do-local-084336f2be87ec071f5d7f6037acd58a.jpeg%3Fxid%3D159798&xid=159798 600w, Projeção de como vai ficar a praça de Campo Grande, em Cariacica: promessa de uma repaginação do local
Apostando em opções de lazer gratuito, prefeitos e secretários municipais da Grande Vitória dão o pontapé inicial para construção ou reformas de quadras poliesportivas, academias, praças e parques.

Mas não é só isso: Vila Velha promete fazer da tecnologia a sua grande aliada e prepara uma estratégia para organizar a visitação em pontos turísticos, com agendamento e segurança aos visitantes.

Quem explica é o secretário de Turismo, Esporte e Cultura da Cidade, Paulo Renato Fonseca Junior. “Haverá um protocolo de agendamento, que será feito pelo site. Isso facilitará o controle de acesso e vai evitar, por exemplo, que as pessoas cheguem e encarem filas enormes”.

Para quem se programou de ver o nascer ou pôr do sol no Morro do Moreno, mas recuou por conta da insegurança, o secretário avisa:

“Muito em breve começaremos com o turismo de experiência para ver o nascer ou pôr do sol no Morro do Moreno e na Barra do Jucu, que são pontos altos, com a presença da Guarda Municipal. Serão realizados agendamentos de pequenos grupos”.

A quantidade de pessoas e outros detalhes estão sendo ajustados, respeitando os protocolos de segurança por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo com agendamento, a visitação também poderá ser feita sem agendar, mas a prioridade será para quem fez a reserva.

Já na capital, a Secretaria de Esportes e Lazer realiza um levantamento dos projetos e das necessidades da área, que serão discutidos no planejamento estratégico e vão apontar as prioridades para os quatro anos de gestão, segundo o subsecretário Indio Jorge.

Entre os planos de Vitória estão expandir as academias populares, promover campeonatos nos bairros e reestruturar o Centro Esportivo Olímpico – Tancredão –, urbanizar os morros com infraestrutura, proporcionar acessibilidade e equipamentos públicos e comunitários; e recuperar áreas degradadas com paisagismo, arte, cultura e grafismo.

O secretário de Economia Criativa da Serra, Thiago Carreiro, falou sobre os planos, que incluem a construção de seis parques.

Em Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio citou investimentos previstos, como a revitalização das praças de Porto Santana; Oriente; Cariacica Sede; Jardim América e Campo Grande. Euclério garantiu ainda que o marco zero será a praça de Campo Grande, que será totalmente repaginada.


O QUE VEM POR AÍ


VITÓRIA

Propostas de melhorias

  • Expansão das academias populares com a finalidade de socialização e promoção da saúde, sob orientação de profissionais habilitados.
  • Apoio à realização de campeonatos, estimulando a prática esportiva de todas as modalidades em parceira com as federações e clubes.
  • Reestruturação do Centro Esportivo Olímpico (Tancredão), inclusive para esportes de alta performance.
  • Urbanização dos morros com infraestrutura, acessibilidade e equipamentos públicos e comunitários.
  • Recuperação de áreas degradadas com paisagismo, arte, cultura e grafismo.

VILA VELHA

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-01/372x236/morro-do-moreno-em-vila-velha-turismo-7c7452c29795103163286e92432999fe/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-01%2Fmorro-do-moreno-em-vila-velha-turismo-7c7452c29795103163286e92432999fe.jpeg%3Fxid%3D159799&xid=159799 600w, Morro do Moreno, em Vila Velha:  turismo
Academias

  • As cinco regiões (Centro, Grande Ibes, Grande Aribiri, Grande Cobilândia e Grande Barra do Jucu) irão ganhar academias ao ar livre. Projetos estão sendo realizados.

Reformas

  • Todas as Praças e campos (alambrado, gramado ou grama sintética) precisam de reformas ou reparos. O mesmo está previsto para o Ginásio Tartarugão, em Itaparica.
  • Todas as Academias populares também necessitam de reparos e projetos estão em andamento. Uma das novidades é que todos os equipamentos terão substituição de ferro por aço inox.

Implantação / construção

  • A região 5, da Grande Barra do Jucu, ganhará quadra poliesportiva. O local está sendo definido e, em breve, será anunciado.
  • A região de São Torquato também deverá ganhar uma quadra poliesportiva, caso seja confirmada a disponibilidade de terreno.
  • outros bairros, que ainda estão sendo mapeados, serão contemplados com praças multilazer, ou seja, espaço com campo de areia, quadra, parquinhos, academia popular, entre outros itens de lazer.
  • Campos society serão reformados ou construídos em bairros, que também estão sendo definidos.

Pontos turísticos

  • Os pontos de informações turísticas serão ampliados e ainda contarão com investimentos em tecnologia. Por exemplo, serão realizados agendamento para uso de campos de futebol, quadra poliesportivas e visitação assistida ao Farol Santa Luzia e Morro do Moreno, com organização de grupos e segurança.
  • No Morro do Moreno e na Barra do Jucu, por exemplo, a previsão é de que em “breve” grupos possam ser acompanhados para ver o nascer e pôr do sol, com segurança. Para isso, é preciso fazer agendamento.

Reaberturas

  • O Teatro Municipal será totalmente reformado e reformulado, assim como a praça Duque de Caxias, que será “ocupada” pelas atividades culturais e esportivas.
  • O Museu Homero Massena será reformado, restaurado e reaberto, bem como a Casa da Memória, junto com o bondinho e a Biblioteca Municipal, que também serão reabertos.

SERRA

Manutenção

  • Um plano de manutenção das áreas esportivas da cidade será elaborado pela nova gestão.

Novas quadras e campos

  • A construção de novas quadras cobertas, campos de futebol e outros equipamentos esportivos será priorizada de acordo com indicadores sociais da cidade, e contemplando o maior número possível de regiões.


Construção de parques

  • Tem projetos para construção de parques na cidade: Lagoa do Juara, Lagoa do Jacuném, Lagoa Maringá, Parque do Sítio Histórico de Carapina e do portal do Mestre Álvaro. Os projetos estão em elaboração. O desafio é trabalhar a despoluição nas três lagoas.

Orla

  • Passará por ordenamento, melhorando a infraestrutura. Estão previstas a instalação de chuveiros e banheiros, a começar por Jacaraípe, ampliando toda a orla do município.

CARIACICA

Revitalização das praças

  • Serão revitalizadas as praças de Campo Grande, Porto Santana, Oriente, Cariacica Sede – são duas, incluindo a Praça da Igreja – e Jardim América.
  • Os trabalhos estão em fase de estudos e de elaboração dos projetos. As obras da nova praça de Cariacica Sede, antigo bairro Morrinhos.

Quadras

  • Construção de duas quadras de squash na Estação Cidadania Esporte-Cariacica (Parque O Cravo e a Rosa). A previsão é de entrega até dezembro deste ano.


Parque O Cravo e a Rosa

  • a primeira etapa incluiu limpeza das lagoas e terraplanagem, trabalhos já concluídos, e execução da pista de caminhada em torno de uma das lagoas.
  • O parque também receberá o viveiro municipal, que além de ajudar na manutenção do local e dos outros parques, praças e ruas da cidade, terá a função de apoio na educação ambiental de crianças, jovens e comunidade em geral.

Parque da Biquinha

  • está localizado em Jardim América e já tem projeto pronto. O local oferecerá um espaço para prática de caminhadas e outras atividades físicas aliadas ao meio ambiente.

Parque Padre Gabriel

  • o projeto está sendo finalizado. O local contará com um espelho d'água, pista de caminhada, paisagismo e academia popular.
Fonte: Prefeituras citadas.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: