Pianista capixaba faz “Concerto de Gratidão” em igreja de Vitória
Lahass convida o público para seu “Concerto de Gratidão”, onde agradece todos que o ajudaram a angariar fundos para estudar fora.
Escute essa reportagem

Ajudar os pais pomeranos na lavoura de café era motivo de orgulho para o capixaba Fabio Lahass, mas seu sonho ia muito além daquelas plantações em Santa Maria de Jetibá.
E foi o que aconteceu: hoje, ele faz mestrado em regência em Viena, na Áustria.
“Como diz minha mãe, eu não tinha talento para aquilo. Não era uma pessoa que tinha muito ânimo, embora sempre valorizei a agricultura. E, quando quis estudar música, meus pais me apoiaram”, conta o músico, aos 24 anos.
Seu primeiro encontro com a música foi na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, quando ainda tinha o desejo de ser pastor. Por lá, iniciou seus estudos musicais em um harmônio, instrumento de sopro com teclado. E na escola de internato que frequentou descobriu o piano.
“Achei o som muito bonito e comecei a fazer as aulas. E foi a melhor coisa que fiz, porque o piano é a base pra tudo”.
Mesmo sendo de família humilde, não havia barreiras para conquistar o seu sonho. Por não poder comprar nem um teclado, pegou um pedaço de papel e nele desenhou suas primeiras teclas.
Depois, o capixaba se formou em piano e canto na Escola Municipal de Música de São Paulo e agora faz mestrado de regência coral em Viena.
De férias no Estado após seu primeiro ano letivo no exterior, Lahass convida o público para seu “Concerto de Gratidão”, onde agradece todos que o ajudaram a angariar fundos para estudar fora. No espetáculo de amanhã, apresenta obras de compositores alemães, austríacos e brasileiros.
Durante sua passagem, ele ainda passou pelos municípios de Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio e Domingos Martins para conversar com jovens sobre como se constroem os sonhos, através da sua história.
“É com a seriedade que se trata uma lavoura que estudo música. É nessa garra, força e humildade dos meus pais e nessa esperança de quem planta e tem o que colher que eu faço música. Sonho em dar uma vida melhor para eles”, afirmou.
SERVIÇO
“Concerto de Gratidão”
- O quê: O pianista capixaba Fabio Lahass apresenta obras de compositores alemães, austríacos e brasileiros.
- Quando: Amanhã, às 19h30.
- Onde: Na Igreja Presbiteriana Unida de Jardim da Penha. Av. Carlos Orlando Carvalho, 730, Jardim da Penha, Vitória.
- Quanto: Entrada gratuita.
Comentários