Pedalaço da Paz da Praça do Papa até a Praia da Costa

Passeio ciclístico que será realizado domingo, entre Vitória e Vila Velha, pedirá respeito no trânsito e ações sociais

Gustavo Andrade, do jornal A Tribuna | 27/05/2022, 14:28 14:28 h | Atualizado em 27/05/2022, 14:28

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/372x236/inline_00117163_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00117163_00.jpg%3Fxid%3D338489&xid=338489 600w, Kaytman Gava, João Paulo Gava, Vilmar Mengarda, Ernani Garcia e Orli de Abreu vão participar do passeio
 

Um pedido por redução da violência e respeito no trânsito aliado a ação social e incentivo à atividade física. Esse é um resumo do “Pedalaço pela Paz - Conte até 10”, que terá percurso entre Vitória e Vila Velha, e que acontece domingo, 29, a partir das 7h.

O passeio é gratuito, mas quem tiver interesse pode doar dois quilos de alimentos em troca de um kit com camiseta e boné.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), que organiza o evento, o passeio ciclístico integra a campanha nacional para a redução da violência “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, mas também terá ações da campanha Maio Amarelo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). 

O professor de Educação Física e ciclista Orli Baptista de Abreu, 46 anos, participa de grupos que fazem pedais. Ele lembra que o evento é também um pedido por mais respeito no trânsito.

“A bicicleta hoje é acessível para todas as camadas sociais. Em cima de uma bicicleta você conhece lugares onde um carro ou um ônibus não te levam. O pedalaço é uma atividade física para alertar os outros cidadãos do uso consciente do trânsito e de meios de transportes além dos convencionais”, diz.

Orli destaca que o evento é, na verdade, pela vida. Ele falou ainda da importância da atividade física para a saúde. “O Pedalaço pela Paz será para celebrar a vida. Quando a gente pedala, mesmo que em lazer, a gente está melhorando circulação, respiração e autoestima, além de fazer amigos”, conta.

O maratonista e ciclista Ernani Amaral Garcia, 66, começou a pedalar com seis anos e não largou mais a bicicleta. Ele pede mais educação no trânsito. “Um dia você é motorista e no outro pode ser ciclista. Com mais amor à vida, se pode respeitar mais o próximo”.

Os ciclistas João Paulo Gava, 41, Kaytman Pereira Gava, 45, e Vilmar João Mengarda, 66, que moram em Barra Velha, Santa Catarina, mas estão no Estado visitando a filha, elogiam a iniciativa.

“Muito bom pedalar aqui. Poderiam ser feitas mais campanhas como essa”, diz Mengarda.


SAIBA MAIS


  • Será neste domingo, 29.
  • Concentração a partir das 7h e saída às 7h30.
  • Saída da Praça do Papa, em Vitória, com travessia pela Terceira Ponte, seguindo até a Praia da Costa, em Vila Velha, e depois retornando para o ponto de partida.
  • Evento gratuito.
  • Orientação para que participantes tenham acima de 12 anos de idade.
  • Quem tiver interesse, pode trocar dois quilos de alimentos não perecíveis por um kit com boné e camiseta.
  • A troca será feita nas lojas Celeiro Bike Shop e supermarcado Extrabom de Itacibá, Itapuã, Goiabeiras e Valparaíso, no horário de funcionamento dos locais.

Fonte: Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: