X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Orla de Vila Velha volta a ter quiosques em outubro, diz prefeitura


As praias de Itaparica e Itapuã, em Vila Velha, voltarão a ter quiosques a partir de outubro. Após a demolição de todos os estabelecimentos da orla, a reconstrução de 13 quiosques mais modernos teve início e será finalizada antes do verão, de acordo com a prefeitura do município.

Imagem ilustrativa da imagem Orla de Vila Velha volta a ter quiosques em outubro, diz prefeitura
Os novos estabelecimentos vão seguir o mesmo padrão de arquitetura |  Foto: Dayana Souza/AT

Os novos quiosques vão seguir o mesmo padrão de arquitetura e terão cerca de 130 metros quadrados, contando com cozinha, área de atendimento e banheiros.

A área coberta vai abrigar 11 conjuntos de mesa e cadeira, sendo que outros 30 poderão ser colocados na areia da praia, desde que haja cliente ocupando.

A demolição das antigas unidades foi determinada em maio do ano passado pela Justiça Federal, após uma ação movida pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) há 10 anos.

De acordo com a decisão, os quiosques funcionavam de forma irregular desde 1990. Além disso, tinham sido instalados sem licenciamento ambiental e sem respeitar aspectos sanitários, paisagísticos e estéticos.

O MPF-ES argumentou, ainda, que as instalações sanitárias, em sua maioria, não eram ligadas à rede de tratamento e lançavam os dejetos diretamente na rede pluvial. Ao todo, 43 quiosques foram demolidos, num processo que teve início em 2019 e terminou este ano.

Para suprir a ausência dos estabelecimentos, a Prefeitura de Vila Velha abriu uma licitação pública para a construção de 20 quiosques, número estabelecido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente.

“Das 20 vagas, 13 pessoas atenderam aos critérios e exigências da prefeitura. Era preciso ter experiência na área, tempo de atuação na região e aspectos de qualidade”, explicou a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Caroline Jabour.

O investimento para as obras será dos próprios quiosqueiros, que também serão responsáveis pela execução do serviço. De acordo com Caroline Jabour, cada unidade deve custar cerca de R$ 500 mil. “Todos já estão com obras sendo realizadas. A previsão era de entrega em agosto, mas, por conta da pandemia, ficou para outubro. Antes do verão, a praia já contará com quiosques modernos”, afirmou.

Nas próximas semanas, um novo edital com os mesmos critérios será lançado para a escolha dos donos dos sete quiosques restantes.

Saiba mais:

Demolição dos antigos quiosques

  • Em 2008, o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) ingressou com ação pedindo a demolição dos 43 quiosques das praias de Itaparica e Itapuã, em Vila Velha.
  • O MPF-ES alegou que os quiosques funcionavam de forma irregular desde 1990, sem licenciamento ambiental e sem respeitar aspectos sanitários, paisagísticos e estéticos.
  • A Justiça determinou a demolição em 2019. Todos os quiosques já foram demolidos.

Outra licitação

  • A prefeitura de Vila Velha abriu uma licitação pública para a construção de 20 quiosques, número estabelecido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).
  • Das 20 vagas, 13 pessoas atenderam aos critérios. Era preciso ter experiência na área, tempo de atuação na região e aspectos de qualidade.

Os novos locais

  • Os novos estabelecimentos vão seguir o mesmo padrão de arquitetura e terão cerca de 130 metros quadrados, contanto com cozinha, área de atendimento e banheiros.
  • A área coberta vai abrigar 11 conjuntos de mesa e cadeira, sendo que outros 30 poderão ser colocados na areia da praia,
  • Cada unidade deve custar cerca de R$ 500 mil, valor investido pelo próprio quiosqueiro. O contrato é de 20 anos.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: