Ônibus com ar-condicionado param nesta quarta-feira; Seletivos, quinta
Escute essa reportagem
Na busca por tentar frear o avanço da Covid-19, o governo do Estado decidiu tirar de circulação 110 ônibus com ar-condicionado nesta quarta-feira (18). Além disso, 49 seletivos vão parar de rodar a partir de quinta (19). Também ficarão suspensos, a partir de segunda-feira (23), o passe escolar, já que as escolas não vão funcionar.
E mais: 200 motoristas e 100 cobradores com mais de 60 anos - isto é, o grupo de risco do novo coronavírus - ficarão em casa sem trabalhar.
Já houve um acordo entre governo do Estado e consórcios dos ônibus da região metropolitana.
Nos ônibus com ar-condicionado não é possível abrir as janelas, o que pode contribuir para a propagação do vírus. Nos coletivos tradicionais, as janelas podem ser abertas e possibilita a circulação do ar.

Para evitar pontos de ônibus cheios, o secretário de Estado de Transportes, Fábio Damasceno, garantiu que haverá uma substituição dos veículos com ar-condicionado pela frota reserva.
“A Ceturb-GV vai adequar a demanda. Não vai haver filas em terminais ou pontos, pois a demanda está caindo. Até momento, houve uma diminuição de 5%. E é importante lembrar que nós temos um aplicativo que informa exatamente o horário que os ônibus passam”, disse.
O governador Renato Casagrande, por sua vez, quer incentivar o uso do Cartão GV, que permite que as pessoas façam o pagamento sem uso do dinheiro (cerca de 35% passam com moedas e notas), que é um transmissor do vírus.
Damasceno lembra ainda que há opções para evitar usar dinheiro. “Se precisar comprar crédito, mesmo que vá com dinheiro, compre mais crédito para não ficar pagando dentro do ônibus. Pela internet, tem o Recarga Pay, hoje existem soluções. Entrem no site cartaogv.com.br e lá vai ter todas as informações”, pediu.
Já os banheiros dos terminais, garante Casagrande, já estão todos com saboneteira - que serão recarregados todos os dias. Os banheiros são lavados 10 vezes por dia.
“Estamos com um olhar sobre as estruturas dos banheiros para que todos possam ter a capacidade de tomar as providências mínimas com relação à higiene, com prevenção”, falou durante coletiva de imprensa.
As áreas internas do ônibus, por sua vez, serão higienizadas com água oxigenada, já que há muito toque de passageiros.
Comentários