Obras contra erosão em 5 praias da Serra

| 24/04/2020, 17:11 17:11 h | Atualizado em 24/04/2020, 17:27

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-04/372x236/praia-de-manguinhos-c64414becec67a1e09c50af8f67807a7/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-04%2Fpraia-de-manguinhos-c64414becec67a1e09c50af8f67807a7.jpg%3Fxid%3D118741&xid=118741 600w, Praia de Manguinhos, na Serra, vai receber areia de outras regiões
Cinco praias da Serra encontram-se em processo de erosão, e a prefeitura iniciará o engordamento dos locais afetados ainda este ano. Um estudo, encomendado pelo próprio município, demonstrou a situação das praias.

Foram encontrados oito pontos de erosão nas praias de Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida. A expectativa da prefeitura é recuperar aproximadamente 61.368 metros quadrados de faixas de areia.

Além da necessidade de reconstrução das áreas atingidas, o estudo apontou que é necessário preservar e enriquecer a restinga na faixa de areia.

Para recuperação das praias, será utilizada a areia de três jazidas (depósito natural) terrestres da região, que têm as mesmas características dos locais atingidos, segundo a secretária de meio ambiente do município, Áurea Almeida.

“A gente não está criando nada artificial. A proposta é utilizar jazida terrestre. A areia que estava em um ponto foi deslocada para outro ponto e, então, eu estou retornando com essa areia para reconstituir aquela faixa de areia que existia anteriormente”, explicou Almeida.

A secretária ainda frisou que a ação é diferente do que ocorre em outras praias do Estado, em que é feito o aumento de áreas das praias. “É para combater os processos erosivos onde a restinga não é suficiente para, preventivamente, eliminar os riscos que possam acontecer em razão da erosão marinha”, explicou Almeida.

As obras ainda não têm uma data de início, mas a previsão é que elas comecem após o processo de licitação, que está previsto para iniciar no mês que vem.

“A expectativa é concluir o processo licitatório agora no primeiro semestre, e após isso, a gente vai divulgar o período das obras. Cada intervenção vai demandar um período específico”, frisou Almeida.

Nesta sexta-feira (24), às 17 horas, será realizada uma audiência pública online em que a prefeitura irá apresentar à população a situação e as soluções para os locais atingidos.

A população pode acompanhar a audiência pública pelo site: https://audienciacontroledeerosaopraial.serra.es.gov.br. Haverá espaço para perguntas.


SAIBA MAIS


Erosão em cinco praias

> A prefeitura da serra encomendou um estudo que identificou oito pontos de erosão em cinco praias do município: Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida.
> A prefeitura irá recuperar 61.368 metros quadrados de praia, com areia da mesma região. A previsão é que as obras tenham início após a licitação, que terá início em maio.

Vitória
> Em vitória, a prefeitura iniciará o engordamento nas praias de Camburi e Curva da Jurema.
> Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as obras estão na fase de instalação dos equipamentos e aguardando a última licitação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema). Não confirmou a data de início.

Fonte: Prefeituras citadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: