Mulheres poderão assumir comissões Católicas no Estado, diz bispo
Em janeiro deste ano, o papa atribuiu, pela primeira vez, os ministérios leigos da Igreja Católica de Leitorado e Catecismo a mulheres
Escute essa reportagem

O bispo de São Mateus, dom Paulo Bosi Dal Bó disse que mulheres poderão assumir comissões entre as 12 que compõem a Regional Leste 3 – formada pelas quatro dioceses do Espírito Santo. A afirmação foi feita ao comentar a importância de dom Luiz Mancilha Vilela, na formação da Regional, nesta quarta-feira (24), na Catedral de Vitória, onde o corpo do arcebispo emérito era velado.
“No Estado de Minas Gerais, são 28 dioceses e nós somos a menor, com quatro. Cada uma das 12 comissões é presidida por um bispo. Porém, devido a esta peculiaridade, podemos ter leigos, padres e religiosas à frente de comissões, o que vai ao encontro do desejo do próprio papa Francisco de maior participação das mulheres. Quando dom Luiz começou essa reflexão com o arcebispo de Vitória dom Dario, era nosso desejo de ser um novo jeito de fazer igreja”, afirmou dom Paulo Bosi.
Em janeiro deste ano, o papa atribuiu, pela primeira vez, os ministérios leigos da Igreja Católica de Leitorado e Catecismo a mulheres. Os cargos já haviam sido femininos antes, mas sem o reconhecimento formal.
Na terça-feira (23), data em que dom Luiz morreu por complicações hepáticas, após 46 dias de internação, o bispo auxiliar de Vitória, dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, destacou a atuação do arcebispo emérito, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que o Espírito Santo fosse desmembrado da Regional Leste 2 que fazia parte com Minas Gerais.
Dom Paulo Bosi também falou sobre a capacidade de comunicar de dom Luiz. “No seu jeito de comunicar com o povo, uma linguagem simples e direta. Linguagem que atinge o coração das pessoas. Tinha a marca da alegria, deixava sempre um sorriso no rosto das pessoas”
Comentários