X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mulheres poderão assumir comissões Católicas no Estado, diz bispo

Em janeiro deste ano, o papa atribuiu, pela primeira vez, os ministérios leigos da Igreja Católica de Leitorado e Catecismo a mulheres


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres poderão assumir comissões Católicas no Estado, diz bispo
dom Paulo Bosi Dal Bó |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O bispo de São Mateus, dom Paulo Bosi Dal Bó disse que mulheres poderão assumir comissões entre as 12 que compõem a Regional Leste 3 – formada pelas quatro dioceses do Espírito Santo. A afirmação foi feita ao comentar a importância de dom Luiz Mancilha Vilela, na formação da Regional, nesta quarta-feira (24), na Catedral de Vitória, onde o corpo do arcebispo emérito era velado.

“No Estado de Minas Gerais, são 28 dioceses e nós somos a menor, com quatro. Cada uma das 12 comissões é presidida por um bispo. Porém, devido a esta peculiaridade, podemos ter leigos, padres e religiosas à frente de comissões, o que vai ao encontro do desejo do próprio papa Francisco de maior participação das mulheres. Quando dom Luiz começou essa reflexão com o arcebispo de Vitória dom Dario, era nosso desejo de ser um novo jeito de fazer igreja”, afirmou dom Paulo Bosi.

Em janeiro deste ano, o papa atribuiu, pela primeira vez, os ministérios leigos da Igreja Católica de Leitorado e Catecismo a mulheres. Os cargos já haviam sido femininos antes, mas sem o reconhecimento formal.

Na terça-feira (23), data em que dom Luiz morreu por complicações hepáticas, após 46 dias de internação, o bispo auxiliar de Vitória, dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, destacou a atuação do arcebispo emérito, junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que o Espírito Santo fosse desmembrado da Regional Leste 2 que fazia parte com Minas Gerais. 

Dom Paulo Bosi também falou sobre a capacidade de comunicar de dom Luiz. “No seu jeito de comunicar com o povo, uma linguagem simples e direta. Linguagem que atinge o coração das pessoas. Tinha a marca da alegria, deixava sempre um sorriso no rosto das pessoas”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: