Mais de 30 faculdades no Estado vão usar nota do Enem

Resultado do exame foi divulgado com dois dias de antecedência. É possível conseguir vagas nas redes pública e privada

Maria Fernanda Conti, do jornal A Tribuna | 10/02/2022, 18:23 18:23 h | Atualizado em 10/02/2022, 18:31

Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já pode conferir se obteve um bom desempenho. Os resultados individuais foram divulgadas na quarta-feira (9), tanto para as pessoas que fizeram a versão regular quanto a reaplicação.

As notas podem garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino, incluindo algumas fora do País. 

No Estado, mais de 30 faculdades vão aceitar a prova como forma de ingresso no ensino superior neste ano.  

Entre as principais modalidades que aceitam o Enem como porta de entrada estão o Nossa Bolsa, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o ingresso só com a nota no exame, sem a necessidade de um vestibular próprio.  

O Sisu é destinado apenas para as pessoas que querem entrar em instituições federais, como é o caso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Na Multivix, serão ofertadas 2.034 vagas pelo Prouni e até descontos exclusivos para os participantes do exame. “Queremos permitir a entrada de todas as pessoas e de várias classes sociais na faculdade”, afirmou o gerente de Marketing e Inovação do Grupo Multivix, Giulianno Bresciani.

A gerente de relacionamento com o cliente da Universidade de Vila Velha (UVV), Karina Binda, destaca que os programas federais e estaduais que usam a nota da prova também servem como uma opção ao vestibular tradicional. 

“Se por alguma razão (os candidatos) tenham perdido a data para inscrição do vestibular tradicional ou tiveram algum problema para realizar a prova na data agendada, eles têm a chance pela nota do Enem”, explicou.

Para o coordenador do cursinho CHM, Diego Rodrigues Bernardo, a unificação e a digitalização das formas de ingressos têm atraído cada vez mais as pessoas a se especializarem. Ele lembrou que outra forma de utilizar as notas do exame é por processos seletivos internacionais, em países como Portugal, Estados Unidos, entre outros.

“Hoje, por uma única prova dar acesso a várias instituições, você não precisa viajar até o local onde pretende ingressar no ensino superior para fazer a prova, por exemplo. O Enem se tornou mais acessível”, frisou.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/0x0/inline_00111054_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00111054_00.jpg%3Fxid%3D293236&xid=293236 600w, As estudantes Júlia Thalita da Rocha Silva e Isabella Fernandes acreditam ter obtido um bom desempenho para conseguir entrar no curso de Medicina
 

Sonho de cursar Medicina

Às vésperas de descobrir qual nota tiraram no Enem 2021, as estudantes Júlia Thalita da Rocha Silva e Isabella Fernandes, ambas de 17 anos, acreditam ter obtido um bom desempenho para conseguir entrar no curso de Medicina. Até quarta-feira (9) à noite, elas não conseguiram olhar as notas, devido à instabilidade no site do MEC.

As jovens estudam no curso prepatório CHM, em Cariacica, e afirmaram que se dedicaram muito.

“Apesar de eu ter me preparado muito em 2021, estou nervosa. Não consegui nem corrigir minha prova quando saiu o gabarito, para não ficar ansiosa. Mas espero colher os bons frutos. Caso eu não consiga, com certeza vou continuar estudando até entrar”, declarou Isabella.


SAIBA MAIS


Sisu

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o governo federal seleciona estudantes para cursos superiores em instituições públicas.  
  • Inscrições: as inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira, dia 15, e devem ser feitas no site do programa: https://sisu.mec.gov.br
  • Número de vagas: serão ofertadas mais de 222 mil vagas em todo o Brasil. No Estado, são 4.725.
  • Quem tem direito: pode se inscrever quem prestou o Enem 2021 e tenha tirado nota superior a zero na Redação.

Ufes

  • Para o 1º semestre, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai ofertar  2.776 vagas em 74 cursos nos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), São Mateus e Alegre.    

Ifes

  • Já o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar 1.949 vagas em cursos em 15 campis no Estado. 

Nossa Bolsa

  • Concede bolsas de graduação para quem quiser entrar em instituições privadas do Estado. É inteiramente destinado aos capixabas. 
  • Inscrições: terminaram no dia 12 de janeiro deste ano.  
  • Número de vagas: ofertou 1.309.
  • Quem tem direito: alunos que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais, e que tenham feito o Enem.  

Prouni

  • O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. 
  • Inscrições: o período de inscrições acontece entre 22 a 25 de fevereiro, pelo site https://prouniportal.mec.gov.br/
  • Número de vagas: em todo o Estado serão ofertadas 5.710 bolsas.
  • Quem tem direito: o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, entre 1,5  até 3 salários mínimos por pessoa. Precisa ter feito a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a Redação.

Fies

  • O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares.
  • Inscrições: no primeiro semestre, acontecem de 8 a 11 de março de 2022, pelo site  https://portalfies.mec.gov.br.
  • Número de vagas: até o momento, o programa disponibilizará 111 mil vagas para o País inteiro. Não foi informado o quantitativo para cada estado. 
  • Quem tem direito: candidatos que tenham participado de qualquer edição do Enem (desde 2010), e que tenha obtido uma média de 450 pontos. Também não pode ter zerado a Redação, e deve possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Instituições particulares

Faesa

  • Pelo ProUni, disponibiliza cerca de 187 vagas parciais e integrais.

Doctum

  • Para este semestre, não está ofertando vagas para os programas Fies e Prouni. Porém, quem quiser ingressar pode usar a nota do Enem.

Unisales

  • Oferece bolsas nos programas Prouni, Nossa Bolsa e Fies. O aluno pode optar por apresentar a nota do Enem, entre 2010 a 2022.

UCL

  • Disponibiliza bolsas através do Nossa Bolsa e do ProUni, e também como critério de seleção.

UVV

  • O candidato pode fazer o vestibular agendado e EAD para ingressar na graduação com a nota do Enem e também há Prouni e Fies.

Multivix

  • O candidato pode ter acesso com a nota do Enem (exceto Medicina). Está com 2.034 vagas para o Prouni e, também, abrirá mais de 300 vagas em março para o Fies. Há descontos para quem realizou o Enem de 2021 (exceto Medicina).

Fonte: Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação e locais citados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: