Inscrições abertas para aprender dança, música e teatro de graça
São cursos de graça em artes na Fafi, em Vitória, como as aulas básicas em instrumento musical. As inscrições vão até sábado
Escute essa reportagem
Trabalhar em equipe e desenvolver a comunicação e o pensamento crítico em um encontro de artistas, professores e alunos, que vão contribuindo com o mercado cultural e artístico.
Essas são algumas das oportunidades dadas aos alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi), no centro de Vitória, segundo a gerente da instituição, Fátima Rodrigues Burzlaff.
As inscrições gratuitas para os processos seletivos dos cursos técnicos em dança e teatro, além do curso básico em instrumento musical, vão até sábado. Elas podem ser feitas mediante o preenchimento de formulários on-line disponíveis na página https://sistemas.vitoria.es.gov.br/docOficial/?tp=template3&c=78.
Fátima Burzlaff destaca que a Fafi é a única escola pública de teatro e dança do Espírito Santo.
“A gente tem uma responsabilidade social grande de promover cultura no município de Vitória e no Estado, contribuindo até para uma identidade nacional, porque os nossos artistas saem daqui e vão ser inseridos em grupos em nível nacional. Há experiência de artistas que já foram até para fora do País”, destacou.
Os cursos gratuitos visam formar e capacitar jovens e adultos interessados em desenvolver habilidades técnicas e artísticas, contribuindo para o fortalecimento do setor cultural em Vitória.
Cada curso tem um processo seletivo que envolve avaliações teóricas e práticas, de acordo com as especificidades de cada área.
O curso básico em Instrumento Musical é inédito na Fafi e possui em seu currículo aulas teóricas e práticas. Já o curso de dança é pensado para preparar o profissional para o mercado de trabalho, para além da dança, diz o coreógrafo e professor de dança da Fafi Gil Mendes.
“Prepara o bailarino para conseguir elaborar projetos para participar de editais, por exemplo, e como fazer montagem de coreografias para companhias de dança”.
Gil é professor das alunas Juliana Souza, Júlia Alvarenga, Lavínia Karla e Sandra de Jesus, todas de 17 anos e estudantes da Fafi.
“O aluno participa de coreografias, desde balé clássico, dança contemporânea e jazz, além de estudar teoria, como a história da dança”, explica o professor.
O curso técnico em teatro da Fafi exige uma base prévia de aprendizado na área, com 100 horas de oficinas teatrais. Com carga horária intensa, o curso promove formação prática e técnica para capacitar futuros profissionais do teatro.
Saiba mais
Inscrições até sábado
Todos os cursos têm inscrição até sábado.
As inscrições devem ser realizados pelo site: https://sistemas.vitoria.es.gov.br/docOficial/?tp=template3&c=78
Além da inscrição, há etapas posteriores, a depender do curso escolhido, por exemplo:
Prova escrita, exercício de improvisação ou preparar uma cena, no caso dos candidatos a teatro.
Curso Técnico em Dança
Vagas: 20.
Duração: 2 anos, totalizando 1.260 horas.
Turno: noturno, com 15 horas semanais.
Público: a partir de 16 anos, cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio ou com ensino médio completo.
Exige: nível intermediário ou avançado em dança clássica, contemporânea ou jazz, com no mínimo 300 horas de experiência comprovada.
Formato: presencial.
Conclusão: alunos recebem diploma ao final do curso.
Curso Técnico em Teatro
Vagas: 20.
Duração: 2 anos, totalizando 1.200 horas.
Turno: noturno, com 15 horas semanais.
Público: a partir de 18 anos, cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio ou com ensino médio completo, e comprovação de participação em oficinas teatrais com pelo menos 100 horas.
Formato: presencial.
Destinado a quem deseja seguir carreira nas artes cênicas, o curso técnico em teatro da Fafi exige uma base prévia de aprendizado na área, com 100 horas de oficinas teatrais. Com carga horária intensa, o curso promove uma formação prática e técnica para capacitar futuros profissionais do teatro.
Conclusão: alunos recebem diploma.
Curso Básico em Instrumento Musical
Vagas: 25.
Duração: 3 anos, totalizando 300 horas.
Turno: vespertino, com 5 horas semanais.
Público: a partir de 12 anos.
Formato: presencial.
Currículo: inédito na Fafi, o curso básico em instrumento musical tem currículo que inclui aulas teóricas e práticas e busca introduzir os alunos ao universo musical de forma acessível.
Conclusão: alunos recebem certificado.
Teoria e prática
Os cursos envolvem aulas teóricas e práticas.
São voltados para qualificação, no caso do edital do curso básico em Instrumento Musical e Técnico, nos casos dos cursos técnicos em teatro e dança.
No curso de dança, por exemplo, os alunos têm aulas de anatomia para entender melhor o funcionamento do próprio corpo, segundo o professor Gil Mendes.
Fonte: Editais e entrevistas.
Comentários