Estado prevê eventos maiores e com menos restrição
O maior controle da pandemia deve permitir que o Sambão do Povo receba, pelo menos, metade da capacidade total de pessoas
Escute essa reportagem

O maior controle da pandemia deve permitir que o Sambão do Povo receba, pelo menos, metade da capacidade total de pessoas, com a classificação de Vitória em risco baixo. Isso equivale a 12.500 espectadores e 10 mil pessoas desfilando por dia.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirma que a expectativa é de que haja maior estabilidade na transmissão da covid-19 até o desfile das escolas de samba e, dessa forma, o cenário será favorável para a realização do evento.
“Deveremos ter um cenário favorável para a realização de grandes eventos e de atividades de entretenimento, autorizados de maneira mais ampla em todo o País e no Estado. Para que isso aconteça, este mês precisa ser de grande mobilização para a vacinação”.
A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, diz que o Espírito Santo seguirá as orientações do mapa de risco para definir as regras de capacidade máxima de público para o desfile.
“As regras do mapa de risco (para o desfile) são as mesmas e temos uma expectativa de alcançar o risco muito baixo até lá, se tudo continuar controlado, como a redução do contágio e o aumento do número de vacinados. Assim, as condições para a realização do desfile ficam ainda melhores”.
Lenise informa, ainda, que com a classificação de risco no nível muito baixo, a limitação de público será definida apenas pelos alvarás do Corpo de Bombeiros.
Vacinação
Um dos principais fatores para o alcance de um maior controle da covid-19 na capital é o avanço da vacinação, apontaram os secretários.
Até o momento, Vitória já alcançou 98% do público-alvo vacinado com duas doses e 53% com a terceira dose.
As outras cidades da região metropolitana, como Vila Velha, Serra e Cariacica, já ultrapassam a marca de 70% de vacinados com duas doses contra a covid-19. Os dados são do monitoramento de vacinação do site Vacina e Confia.
Comentários