X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Deficiente visual festeja aniversário nas alturas

Universitária cega saltou de paraquedas, em Guarapari, pela primeira vez e afirma que foi a melhor coisa que já fez na vida


Imagem ilustrativa da imagem Deficiente visual festeja aniversário nas alturas
Cinthya descreveu o salto de paraquedas como a melhor coisa que já fez na vida |  Foto: Divulgação

A sensação de saltar de mais de 3 mil metros de altitude, a uma velocidade que passa de 200 quilômetros por hora em queda livre, foi a comemoração escolhida pela universitária Cinthya de Oliveira para seu aniversário de 25 anos. Estudante de Psicologia, Cinthya é cega.   

Deficiente visual desde o nascimento e apaixonada por esportes radicais, ela descreveu o salto de paraquedas como a melhor coisa que já fez na vida.   

“Na infância, eu ia aos parques de diversões e sempre gostava de ir aos brinquedos mais emocionantes, como a montanha-russa, camicase, e eu sempre gostei assim. Quando cresci, passei a querer voar. Foi quando fiz o parapente, em Alfredo Chaves. Depois pensei: quero algo ainda mais radical. Comecei a pesquisar e encontrei o paraquedas aqui no Estado”. 

A jovem saltou de paraquedas na manhã desta terça-feira (18), em Guarapari, durante mais uma temporada de saltos duplos. Ele fez o salto com o instrutor Fabiano Oga, 31 anos. 

Imagem ilustrativa da imagem Deficiente visual festeja aniversário nas alturas
Cinthya e o instrutor Fabiano Oga: salto duplo foi feito em Guarapari |  Foto: Divulgação

Cinthya foi fazer a aventura acompanhada do namorado, o professor de Geografia Renato de Oliveira, 28 anos, e da mãe, Lúcia de Oliveira, 48 anos, que se emocionou após ver a filha embarcar na aeronave com destino ao salto.   

“Eu estou feliz porque ela conseguiu, mas se ela me perguntasse se poderia, eu diria que não. A gente que é mãe, sabe como é. Meu coração está chegando na boca. Eu sempre deixei isso muito claro para ela, de que tudo que ela quer, ela pode e ela consegue. E eu acho muito interessante ela correr atrás. Ela nasceu determinada”, revelou a mãe. 

Imagem ilustrativa da imagem Deficiente visual festeja aniversário nas alturas
A universitária Cinthya de Oliveira, com o namorado Renato de Oliveira e a mãe Lúcia de Oliveira |  Foto: Divulgação

Saltar de paraquedas custa pouco mais de R$ 1 mil, e Cinthya estava sem dinheiro. Foi quando ela decidiu abrir uma vaquinha online, a escola de paraquedismo compartilhou a história nas redes sociais, e em nove dias ela conseguiu o recurso.

“Se tem uma coisa que eu sou é determinada. Eu coloco algo na cabeça que vou fazer, e faço e pronto. Eu não tinha o dinheiro e corri atrás de conseguir. Fiz a vaquinha online e em nove dias consegui todo o valor”.

Ela disse ainda escolheu a data do aniversário para comemorar da melhor forma possível. “São 25 anos e precisam ser comemorados de forma radical, realizando mais um sonho”, afirmou a universitária, que estuda Psicologia.

Imagem ilustrativa da imagem Deficiente visual festeja aniversário nas alturas
Salto duplo: Cinthya de Oliveira contou que é cega desde que nasceu |  Foto: Divulgação

“Vamos viver, porque a vida é uma só”, diz Cinthya


Conhecida na família e entre os amigos como uma pessoa determinada, a universitária Cinthya de Oliveira, 25 anos, destaca a importância de viver o hoje, já que o amanhã não se conhece. A universitária, estudante de Psicologia, é deficiente visual desde o nascimento e nesta terça (18) fez o seu primeiro salto de paraquedas, em Guarapari. 

A Tribuna – O que te faz ser tão intensa nas decisões? 

Cinthya de Oliveira – Eu costumo dizer para as pessoas: vamos viver a vida, que a vida é uma só. A vida é curta demais. Bora aproveitar cada segundo da melhor forma possível, porque a gente não sabe o dia de amanhã. A pandemia veio nos provar que de uma hora para outra a gente pode ter de ficar dentro de casa, sem fazer nada. Então o que você pode fazer hoje, faça hoje. 

Por que é tão determinada?

Se tem uma coisa que eu sou é determinada. Eu coloco algo na cabeça que vou fazer, e faço e pronto. Minha deficiência nunca me impediu de nada. Com 6 anos minha mãe me ensinou a ir à padaria sozinha, e eu queria ir todo dia. Com 6 anos ainda meu pai me ensinou a andar de bicicleta. Sim, tenho uma vida normal pela minha determinação também. 

Como decidiu fazer Psicologia?

Desde os 10 anos de idade, decidi que seria psicóloga. E esse interesse foi despertado após meu primeiro contato com a profissão. Eu chegava para atendimento e ficava quietinha. A psicóloga com a voz doce, delicada, fazia eu ir me abrindo e as coisas iam fluindo. 

Eu dizia a ela que quando crescesse seria igual a ela. Pena que não tive mais contato, mas lembro do primeiro nome dela: Vanda, que atendia na União dos Cegos, em Vila Velha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: