X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ciclista vai pagar pedágio na Terceira Ponte?

Concretagem do piso da ciclovia deve ser iniciada ainda neste mês


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ciclista vai pagar pedágio na Terceira Ponte?
Terceira Ponte |  Foto: Beto Morais - 07/08/2019

A Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha, está passando por reformas para ampliação da via e resolver problemas de gargalos no trânsito. Uma dessas obras é a construção da chamada Ciclovia da Vida no local e vai possibilitar ao ciclista contemplar a paisagem ao fazer o percurso. 

Para carros, motos e ônibus há a cobrança de pedágio ao chegar em Vitória. No entanto, para os ciclistas não há cobrança de pedágio, conforme a Secretaria de Estado Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). 

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite de quarta-feira (17), para responder perguntas de internautas, o governador Renato Casagrande informou que a concretagem do piso da ciclovia deve ser iniciada ainda neste mês

A pasta explica que a construção da ciclovia é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

"O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido", informou.

Imagem ilustrativa da imagem Ciclista vai pagar pedágio na Terceira Ponte?
Projeto da Terceira Ponte |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

"A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura", explica a Semobi sobre o projeto.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Atualmente, o ônibus BikeGV é o responsável por realizar a travessia dos ciclistas na Terceira Ponte. No entanto, a Semobi diz que ainda não há definição sobre como ficará esse serviço. 

Para a ampliação da ponte, as pistas já existentes vão ficar mais estreitas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

O consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023.

Números da obra

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas

Valor do investimento: R$ 127 milhões

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: