Ciclista vai pagar pedágio na Terceira Ponte?
Concretagem do piso da ciclovia deve ser iniciada ainda neste mês
Escute essa reportagem

A Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha, está passando por reformas para ampliação da via e resolver problemas de gargalos no trânsito. Uma dessas obras é a construção da chamada Ciclovia da Vida no local e vai possibilitar ao ciclista contemplar a paisagem ao fazer o percurso.
Para carros, motos e ônibus há a cobrança de pedágio ao chegar em Vitória. No entanto, para os ciclistas não há cobrança de pedágio, conforme a Secretaria de Estado Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).
Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite de quarta-feira (17), para responder perguntas de internautas, o governador Renato Casagrande informou que a concretagem do piso da ciclovia deve ser iniciada ainda neste mês.
A pasta explica que a construção da ciclovia é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos; implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.
"O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido", informou.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.
"A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura", explica a Semobi sobre o projeto.
Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.
Atualmente, o ônibus BikeGV é o responsável por realizar a travessia dos ciclistas na Terceira Ponte. No entanto, a Semobi diz que ainda não há definição sobre como ficará esse serviço.
Para a ampliação da ponte, as pistas já existentes vão ficar mais estreitas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.
O consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023.
Números da obra
Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros
Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros
Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros
Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4
Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6
Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240
Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas
Valor do investimento: R$ 127 milhões
Comentários