Catedral completa 100 anos com missas lives e procissão
Escute essa reportagem

Com uma trajetória centenária de fé e história, a Catedral Metropolitana de Vitória, no Centro, está celebrando, até a próxima terça-feira, dia 8, sua padroeira, Nossa Senhora da Vitória, e também os 100 anos de início de sua construção.
Com o tema “Senhora da Vitória, tua força queremos pedir”, o monumento histórico e religioso está tendo uma semana repleta de orações, devoção e fé que culminarão em uma grande festa virtual, devido à pandemia. O evento acontece pelas redes sociais, com missas e lives musicais.
Para o pároco da Catedral Metropolitana, padre Renato Criste, a programação marca um momento especial na vida da Igreja e de cada fiel que passa por ela, sendo o segundo monumento religioso mais visitado do Espírito Santo — fica atrás apenas do Convento da Penha, em Vila Velha.
“Neste ano, temos duas grandes motivações: a Festa de Nossa Senhora da Vitória, que é a padroeira da Catedral, da Arquidiocese e da capital do Espírito Santo, e também o centenário de início das obras do monumento”, destaca.
“Neste contexto de festa, trouxemos uma motivação maior de resgatar a nossa história”, completa o pároco, que conta com o apoio de voluntários como Inah da Silva e Anderson Brito, na organização dos festejos.
As lives começam hoje, com cantos e textos que vão contar a história do monumento.
Na noite da próxima segunda, seis sacerdotes da Arquidiocese (padres Anderson Gomes, Renato Criste, Hadeleon Santana, Fernando Souza, Jacqueson Pimentel e Diego Azevedo) farão uma live musical, com um show em homenagem ao centenário da Catedral.
Já na terça, 8, Dia de Nossa Senhora da Vitória, serão celebradas duas missas, uma às 9h e outra, às 17h. Após a última missa, encerrando a programação, haverá uma carreata em homenagem à padroeira.
Além de trio elétrico, um carro de passeio com a imagem da Santa, percorrerá as ruas do Centro.
Na oportunidade, serão recolhidos alimentos para serem doados a pessoas necessitadas.
SAIBA MAIS
Sábado
- 17h30, momento devocional; 18h, missa com o padre Hadeleon; 20h, live show.
Domingo
- 18h, missa; 16h, 2º Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens; 17h30, momento devocional; 18h, missa com padre Altamiro.
Segunda-feira
- 17h30, momento devocional; 8h, Missa pela Pátria, com padre Anderson Gomes; 20h, live “Para Além do Altar” - Padres Cantam “100 anos de Obras de Arte e Fé”.
Terça-feira
- 9h, Missa Arquidiocesana, com o arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, e padres da Arquidiocese; 11h, Ofício de Nossa Senhora; 17h, Missa Solene; 18h, procissão com a imagem de Nossa Senhora da Vitória em carro aberto pelas ruas do Centro.
Fonte: Arquidiocese de Vitória.
Comentários