Conheça os quesitos e jurados do Carnaval de Vitória
O Grupo Especial, que desfila no sábado (9), terá 27 jurados que vieram do Rio de Janeiros para avaliar as agremiações em nove quesitos oficiais
As agremiações do carnaval capixaba estão ansiosas para passar a faixa amarela e levar para o Sambão do Povo todos os preparativos que estão sendo feitos há mais de um ano. E de olhos bem atentos estarão os jurados oficiais, escolhidos pela Liga Independente das Escolas de Samba.
O Grupo Especial, que desfila no sábado (9), terá 27 jurados que vieram do Rio de Janeiros para avaliar as agremiações em nove quesitos oficiais: Enredo, Mestre-sala e Porta-bandeira, Comissão de Frente, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Bateria, Alegoria e Adereços e Fantasia.
Já o Grupo A, que desfila na sexta-feira (8), serão 18 jurados do Rio de Janeiro e nove do Espírito Santo responsáveis por avaliarem os desfiles. Já nos desfiles do Grupo B, o time de 18 jurados é 100% composto por capixabas.
Cada jurado tem a responsabilidade de avaliar e dar notas para cada escola de samba, que vão de 9 a 10, incluindo variações decimais, sendo que as notas inferiores a dez precisam ser justificadas por escrito e a menor nota de cada quesito é descartada na apuração.
JURADOS DO GRUPO ESPECIAL
- Enredo: André Camargo (RJ), José Maurício (RJ) e Alexandre Gonçalves (RJ)
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Amauri Lourenzo (RJ), Marcia Frey (RJ) e Arthur Rozas (RJ)
- Comissão de Frente: Douglas Schnaider (RJ), Ruidglan Barros (RJ) e Anna Cunha (RJ)
- Samba-Enredo: Marcos Vinicius Monteiro (RJ), Sérgio Lobato (RJ) e Sandro Carvalho (RJ)
- Harmonia: Luiz Eduardo Fernandes (RJ), Gilmar Oliveira (RJ) e Luiz Carlos Escafura (RJ)
- Evolução: Carlos Antônio Fraga (RJ), Giseli Borges (RJ) e Marcos Costa Guimarães (RJ)
- Bateria: Edimar Silva (RJ), André Bonatte (RJ), Nelson Pestana (RJ)
- Alegorias e Adereços: José Antonio Rodrigues (RJ), Angélica Lessa (RJ) e Carlos Carvalho (RJ)
- Fantasia: Levi Cintra (RJ), Isabel Caldas (RJ) e Gustavo Luiz Silva (RJ)
JURADOS DO GRUPO A (sexta-feira, 08/04)
- Enredo: André Camargo (RJ), José Maurício (RJ) e Saulo Ribeiro (ES)
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Amauri Lourenzo (RJ), Marcia Frey (RJ) e Karen Calegari (ES)
- Comissão de Frente: Douglas Schnaider (RJ), Ruidglan Barros (RJ) e Mariana Conti (ES)
- Samba-Enredo: Marcos Vinicius Monteiro (RJ), Sérgio Lobato (RJ) e Marcos Ramos (ES)
- Harmonia: Luiz Eduardo Fernandes (RJ), Gilmar Oliveira (RJ) e José Antonio Monteiro (ES)
- Evolução: Carlos Antônio Fraga (RJ), Giseli Borges (RJ) e Ricardo Figueiredo (ES)
- Bateria: Edimar Silva (RJ), André Bonatte (RJ), Léo de Paula (ES)
- Alegorias e Adereços: José Antonio Rodrigues (RJ), Angélica Lessa (RJ) e Cristina Santos (ES)
- Fantasia: Levi Cintra (RJ), Isabel Caldas (RJ) e Paula Nunes Costa (ES)
JURADOS DO GRUPO B (quinta-feira, 07/04)
- Enredo: Saulo Ribeiro (ES) e Jean Almeida (ES)
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Karen Calegari (ES) e Amanda Luzia (ES)
- Comissão de Frente: Mariana Conti (ES) e Maicom Souza (ES)
- Samba-Enredo: Marcos Ramos (ES) e Mónica Vermes (ES)
- Harmonia: José Antonio Monteiro (ES) e Ekaterina Bessmertnova (ES)
- Evolução: Ricardo Figueiredo (ES) e Juliana Lisboa (ES)
- Bateria: Léo de Paula (ES) e Eric Carvalho (ES)
- Alegorias e Adereços: Cristina Santos (ES) e Carlos Eduardo Borges (ES)
- Fantasia: Paula Nunes (ES) e Isabela Frade (ES)
Quesitos que serão avaliados
Quatro dias após os desfiles começa a apuração para saber quem é a escola campeã do Carnaval de Vitória. E o que define o resultado do concurso é a avaliação dos jurados sobre os quesitos oficiais.
Eles são responsáveis por avaliarem cada agremiação com notas de 9 a 10, em nove quesitos: Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Bateria, Alegoria e Adereços e Fantasia.
O QUE SERÁ AVALIADO
1. Quesito Bateria
- A inalterabilidade do ritmo, manutenção regular e a sustentação da cadência da Bateria em consonância com o samba-enredo;
- A versatilidade e a criatividade da Bateria;
- A diferenciação da afinação entre os diferentes naipes de instrumentos de maneira adequada aos desenhos rítmicos propostos;
- A perfeita combinação dos sons emitidos pelos vários instrumentos;
2. Quesito Samba-Enredo
- A adequação da letra ao enredo;
- A clareza e coesão da letra do samba, devendo o jurado punir a existência de frases e palavras desconexas ou sem sentido;
- A riqueza poética, beleza e bom gosto da letra;
- As características próprias do samba;
- A riqueza melódica, sua beleza e o bom gosto de seus desenhos musicais;
- A capacidade da harmonia musical, que facilite o canto e a dança dos componentes das escolas;
- A relação texto-música, isto é, a visão de se considerar a articulação entre a linguagem musical e a linguagem literária;
3. Quesito Harmonia
- A perfeita igualdade do canto do Samba-Enredo pelos componentes da Escola em consonância com o “Puxador” (Cantor Intérprete do Samba) e a manutenção de sua tonalidade;
- O jurado avaliará a regularidade do canto durante todo o tempo de desfile. Nesta análise, o jurado deverá observar a sonoridade da ala, e não de um ou poucos componentes que não estejam cantando;
4. Quesito Evolução
- A fluência da apresentação, penalizando a ocorrência de correrias, retrocesso e/ou retorno de alas, destaques de chão e/ou alegorias, exceto os setores das escolas com livre movimentação (diretores de harmonia, bateria);
- A empolgação dos componentes e sua entrega à dança em movimentos descontraídos de braços, pernas e quadris, observando o deslocamento de todos os componentes com a movimentação livre e espontânea no desfile;
- A coesão do desfile, isto é, a manutenção de espaçamento entre alas e alegorias, ou seja, observar abertura de “buracos”;
- Os posicionamentos dos destaques entre as alas e na organização dos desfiles das escolas.
5. Quesito Enredo
- A formação de uma narrativa a partir do encadeamento de ideias na sequência dos elementos de desfile, para a defesa das ideias apresentadas pela escola;
- A concepção do enredo, julgando se os principais itens do enredo proposto estão claramente identificados em todos os elementos do desfile e se a ideia central da proposta e os aspectos de maior relevância de sua descrição foram explorados;
- A capacidade de realização do enredo a partir da associação entre o tema ou conceito proposto e o que está sendo apresentado no desfile (fantasias, alegorias e outros elementos plásticos), bem como a expressão do tema proposto e sua leitura em elementos plásticos;
- A criatividade (não confundir com ineditismo).
6. Quesito Alegorias e Adereços
A concepção e a adequação das alegorias ao enredo, as quais, com suas formas, devem cumprir a função de transmitir o conteúdo do enredo;
A capacidade de serem criativas, mas devendo, necessariamente, possuir significado dentro do enredo;
A impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores;
Os acabamentos e cuidados na confecção e decoração, no que se refere ao resultado visual, inclusive das partes traseiras;
Os “destaques” e “figuras de composição”, com suas respectivas fantasias, como partes complementares das alegorias;
7. Quesito Fantasias
- A concepção e a adequação das fantasias ao Enredo, as quais, com suas formas, devem cumprir a função de transmitir as diversas partes do conteúdo do Enredo;
- A capacidade de serem criativas, analisando a impressão criada pelos materiais, cores e formas adotados, bem como a variedade de detalhes das fantasias.
- Os esmeros nos acabamentos e os cuidados na confecção, bem como a uniformidade de detalhes dentro das mesmas alas, grupos e/ou conjuntos;
8. Quesito Comissão de Frente
- O cumprimento de sua função principal de saudar o público e apresentar a agremiação, tudo isso de forma gentil, graciosa, comunicativa e/ou carnavalesca durante o transcorrer de sua apresentação,
- A apresentação em frente ao módulo de julgamento, considerando a coreografia com início, meio e fim do desenho coreográfico;
- A liberdade de evoluírem da maneira que desejarem, seja elas tradicionais, coreografadas ou adequadas ao enredo;
- A coordenação, a sintonia e a criatividade de sua exibição;
- O entrosamento entre os seus membros, em especial aqueles que representam o mesmo significado dentro da coreografia;
- O acabamento da fantasia e a sua adequação ao enredo;
- O acabamento, quando utilizado, de elementos cenográficos (tripés, quadripés e etc) e a sua adequação ao enredo;
- A concepção da comissão de frente e a sua capacidade de impactar positivamente o público, no momento da apresentação da Escola
9. Quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira
- A indumentária do Casal, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamentos, observando possíveis desconfortos;
- A exibição da dança do Casal, considerando que não sambam, e sim executam um bailado, no ritmo do samba, com passos e características próprias, com meneios e mensuras, giros, meias-voltas e torneados, observando-se a criatividade do Casal com respeito à manutenção das tradições.
- O percurso no desfile, principalmente no momento em que estiver no campo de visão da cabine de julgadores, sendo obrigatória a apresentação em frente ao módulo de julgamento, apresentando sua coreografia com início, meio e fim do desenho coreográfico;
- A harmonia do par, a graça, leveza e majestade. Devem apresentar uma sequência de movimentos coordenados, deixando evidenciada a integração do Casal;
- A criatividade do casal, caso a agremiação opte por utilizar passos inovadores, o que não é uma exigência, devendo zelar pela manutenção das tradições.
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