X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2022

Carnaval de Vitória: sete escolas do Grupo Especial desfilam neste sábado

Unidos de Jucutuquara abre a festa às 22h, seguida de Imperatriz do Forte, Novo Império, Boa Vista, MUG, Piedade e Andaraí


 

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval de Vitória: sete escolas do Grupo Especial desfilam neste sábado
As musas Hemily, Ingler e Elizangela afirmam que não vai faltar samba no pé e enredo na ponta da língua |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

As escolas de samba do grupo especial se preparam para um espetáculo de levantar o Sambão do Povo neste sábado (09). Em busca do título de campeã do Carnaval de Vitória 2022, as sete agremiações prometem uma disputa de titãs e estão preparadas para entregar o melhor na avenida. 

Unidos de Jucutuquara abre a festa às 22h, seguida por Imperatriz do Forte, Novo Império, Independente de Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG), Unidos de Piedade e, por fim, Andaraí, que encerra o último dia de desfiles deste ano. A abertura dos portões será às 20h, informa a produção do evento. 

Após uma longa temporada de preparação, os foliões já estão prontos para arrasar na avenida. A musa da Piedade Elizangela Reis, 38, juntamente com as musas da Boa Vista Hemily Bastos, 25, e da Novo Império Ingler Fraga, 41, defendem que não vai faltar samba no pé, enredo na ponta da língua e vibração com o público no Sambão. 

Desfilando há 18 anos, Elizangela antecipa que estará à frente do abre alas da Piedade, representando as borboletas dos cafezais no enredo “Da riqueza do café, sua força e majestade”, com uma fantasia verde e laranja. O segredo para a performance de uma musa é a interação com o público, conta. 

“Eu me entrego e deixo tudo acontecer na avenida. Gosto de vibrar com o público, cantar, sorrir e minha interação é sempre assim. O samba é alegria, nos põe para cima e irei pular junto com o Sambão”. 

O presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, Edson Neto, comemora a realização dos desfiles, após as dificuldades impostas pela crise sanitária da pandemia. 

“Depois de dois anos, a emoção está à flor da pele. Será o melhor Carnaval de todos os tempos. Todos os dias de desfile estão surpreendendo e as escolas preparam verdadeiros espetáculos para o público”. 

A Independente de Boa Vista, do bairro Itaquari, em Cariacica, foi a grande campeã do grupo especial em 2020 e, este ano, leva o enredo “O pássaro de fogo traz a boa nova... É tempo de amar!”.

Já a Andaraí subiu para o seleto grupo especial do Carnaval Capixaba no último Carnaval e, este ano, encerra a festa no Sambão com o enredo “Mulembá”, em homenagem à história do bairro Santa Martha, em Vitória, berço da escola de samba.

SAIBA MAIS

Sete agremiações na avenida

Enredos

Jucutuquara: O samba-enredo “O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá”  comemora os 50 anos de história da agremiação. 

Imperatriz do Forte: “Em busca do dez”, samba-enredo da escola de Forte São João, em Vitória, resgata a história dos números e reforça o uso no dia a dia.  

Novo Império: Com o samba enreto “Santo Antônio, Olhai por nós”, homenageia o santo e seus ensinamentos.

Boa Vista: “O pássaro de fogo traz a boa nova... É tempo de amar!”, enredo da escola de Cariacica, remete a uma lenda indígena que explica, através do amor entre pessoas de tribos diferentes, o surgimento do Monte Mochuara e do Mestre Álvaro.  

MUG: O samba-enredo “O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia” traz de volta objetos que acompanham as pessoas e se tornam importantes amuletos: os bonecos.

Piedade: O samba-enredo “Da riqueza do café, sua força e majestade” conta a história do café, um dos principais  produtos de exportação brasileira durante décadas. 

Andaraí: Com “Mulembá”, a escola de samba resgata a história do bairro Santa Martha, em Vitória, berço da escola. 

Fonte: Liesge e escolas de samba.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: