X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2022

Carnaval de Vitória: Os enredos que as escolas levarão para o Sambão do Povo

Os desfiles começam no dia 7 e vão até o dia 9 de abril, quinta, sexta e sábado, respectivamente, a partir das 22h


Imagem ilustrativa da imagem Carnaval de Vitória: Os enredos que as escolas levarão para o Sambão do Povo
Cidades Carnaval Capixaba 2020 Beto Morais |  Foto: Beto Morais - 16/02/2020

Na próxima semana o Sambão do Povo será tomado por cultura, magia, lendas, turismo e religião com os temas de enredos das Escolas de Samba de Vitória. Os desfiles começam no dia 7 e vão até o dia 9 de abril, quinta, sexta e sábado, respectivamente, a partir das 22h.

Após um ano sem ver o bailado do mestre-sala e da porta-bandeira e nem o tão esperado esquenta da bateria, a Avenida do Samba promete muita criatividade, brilho e alegria para milhares de foliões que estarão no Sambão em três dias de desfiles, que são divididos em Grupo Especial, Grupo de Acesso e Acesso B.

As escolas possuem um limite máximo para contar seus enredos. O tempo dos desfiles do Grupo Especial será de no mínimo 52 minutos e no máximo de 62 minutos. Nos desfiles do Grupo A e B, o tempo mínimo será de 45 minutos e o máximo de 55 minutos.

Acesso B

As agremiações do Acesso B abrem os desfiles na próxima quinta-feira (7), a partir das 22 horas. A primeira escola a pisar na avenida é a Tradição Serrana, com o enredo “Os degredados filhos de Eva”. 

Logo em seguida, União Jovem de Itacibá, com "A saga dos negros escravos no carnaval de congo de Roda D'Agua"; Mocidade Serrana, que abordará os diversos tipos de festas com o enredo “Pagã: Hoje tem festas na avenida celebrando as cores da vida”.

Já a Independentes de Eucalipto atravessa a avenida com uma homenagem a Santa Dulce Dos Pobres. E, fechando a noite, a caçulinha do samba, Império de Fátima, escola da Serra, que irá se apresentar com o enredo “Cadê o circo? Ninguém sabe, ninguém viu, o circo sumiu!".

Acesso

Na sexta-feira (8) mais sete escolas atravessam a "faixa amarela", a partir das 22h, e prometem levar muita alegria para o sambão. A primeira a desfilar é a São Torquato que leva para a avenida o enredo “Atlântida, o continente perdido” e prometem contemplar o poder, a beleza, e toda magia deste reino místico chamado Atlântida.

A agremiação Chega Mais, segunda escola a desfilar, vai "botar o bloco na rua" com o enredo “Eu quero botar meu bloco na rua” e promete relembrar os blocos mais marcantes do Espírito Santo, de Norte a Sul. Em seguida a Chegou O Que Faltava, com o enredo “Chegou a realeza dos campos dourados que alimentam a história. Sustento da Vida”, assinado por Marcelo Braga.

Depois desfilam pela passarela do samba a Mocidade da Praia, com o enredo “Solis: O alvorecer da humanidade”, que traz uma ala teatralizada falando do Lamento Sertanejo - O sol que maltrata o sertão e a procissão a São José pedindo chuva para o sertão.

A noite é, também, da Rosas de Ouro que traz o enredo "Gênesis. Momento da criação". Logo depois a locomotiva da consolação passa pela avenida com a Pega no Samba, que traz o enredo “Abayomi”.

Fechando os desfiles da sexta-feira a agremiação Império de Fátima, que vai falar sobre “Uma índia, um negro – Diferentes crenças, costumes e rituais…Um conto tupi-yorubá”, com um samba assinado por Luisinho Oliveira, Marquinho Teles e Diogão Pereira.

Grupo Especial

No sábado (9), fechando os desfiles das Escolas de Samba de Vitória estão as agremiações do Grupo Especial, que terão no mínimo 52 minutos e no máximo de 62 minutos para atravessar a avenida.

Quem abre os desfiles é a Jucutuquara que comemora o seu cinquentenário, com o enredo “O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá”, assinado por Vanderson César e Jorge Mayko. 

Logo em seguida passa pela avenida a escola do Forte São João, que vem com o enredo “Em busca do 10”. A Imperatriz do Forte traz um samba-enredo composto por Roberth Melodia, Wagner Mariano, Fernando Brito, Leandro Maciel, Alex do cavaco, Carlos Jarjura, Jotapê, João vidal e Vlad AKS.

A Novo Império pede a benção a Santo Antônio e traz para o desfile o enredo “Santo Antônio, Olhai por nós”, assinado pelo carnavalesco Paulo Balbino e com o samba cantado por Kleber Simpatia.

Já a Boa Vista entra na avenida com o enredo “O pássaro de fogo trás a boa nova… É tempo de amar!”, interpretado pelo presidente da escola, Emerson Xumbrega, e assinado pelo carnavalesco Robson Goulart.

A Mocidade Unida da Glória brinca na avenida com a fantasia e vai falar sobre bonecos, com o enredo “O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia”, idealizado por Leonardo Soares.

A Unidos da Piedade é a penúltima a desfilar e vai falar “Da riqueza do café, sua força e majestade”, com um samba interpretado por Thiago Brito. Quem fecha os desfiles do Carnaval Capixaba é a escola do bairro Santa Martha, que traz o enredo "Mulembá". A Andaraí vai contar a história do bairro Santa Martha, em Vitória.

ENREDOS

09 de abril (sábado) – Grupo Especial

  1. Jucutuquara – “O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá”
  2. Imperatriz do Forte – “Em busca do 10”
  3. Novo Império – “Santo Antônio, Olhai por nós”
  4. Boa Vista – “O pássaro de fogo trás a boa nova… É tempo de amar!”
  5. MUG – “O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia”
  6. Piedade – “Da riqueza do café, sua força e majestade”
  7. Andaraí – “Mulembá”

08 de abril (sexta-feira) – Grupo de Acesso A

  1. São Torquato – “Misteriosa Atlântida: Lenda ou Realidade?”
  2. Chega Mais – “Eu quero botar meu bloco na rua”
  3. Chegou O Que Faltava – “Chegou a Realeza dos Campos Dourados que Alimentam a História. Sustendo da Vida”
  4. Mocidade da Praia – “Solis, o alvorecer da humanidade”
  5. Rosas de Ouro – “Gênesis – momentos da criação”
  6. Pega no Samba – “Abayomi”
  7. Império de Fátima – “Uma índia, um negro, diferentes crenças, costumes e rituais… Um conto Tupi Yorubá”

07 de abril (quinta-feira) – Grupo de Acesso B

  1. Unidos de Barreiros – “Nzinga, rainhas, guerreiras, negras”
  2. Independente de Eucalipto – “Pássaro de fogo”
  3. União Jovem de Itacibá – “As Quatro Estações”
  4. Mocidade Serrana – “Favela – Berço do Samba e da Imperatriz”
  5. Tradição Serrana – “A Mágica do Saber, A Tradição Conta Para Você”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: