X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Carnaval 2022

Brilho, histórias marcantes e alegria encerraram o Carnaval de Vitória

As agremiações investiram em fantasias com muitos adereços e brilho. Já os carros alegóricos levaram para a avenida histórias emocionantes


 

Imagem ilustrativa da imagem Brilho, histórias marcantes e alegria encerraram o Carnaval de Vitória
Unidos da Piedade |  Foto: Divulgação/PMV

O encerramento dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2022 foi marcado por muitas cores, alegria, reinvenção, cultura e glamour. As agremiações investiram em fantasias com muitos adereços e brilho. Já os carros alegóricos levaram para a avenida histórias emocionantes, contadas de forma lúdica, alegre e com riqueza de detalhes. 

A primeira a atravessar a avenida do Sambão do Povo, no último sábado (9), foi a Unidos de Jucutuquara. Contando a história e o cotidiano de um dos bairros mais antigos de Vitória, eles resgataram a história dos 50 anos da escola e a construção do bairro, levando emoção e alegria para os componentes da escola. Além das alegorias grandiosas, fantasias luxuosas e alas exuberantes, mostrando tradições do seu território conectadas à emoldurada natureza e os relicários de quem viveu e vive Jucutuquara.

A Imperatriz do Forte foi a segunda a entrar na avenida e trouxe o enredo "Em busca do 10" com 1.200 componentes divididos em 15 alas, três carros alegóricos e um tripé. A agremiação mostrou a importância dos números para a humanidade. A escola do forte São João agitou o público e o abre-alas propôs uma viagem ao Egito, Índia, Roma e Arábia. O próprio carnaval foi representado por meio de arlequins, o rei Momo. O 10 também indica a vitória e a vontade de vencer em diversas áreas e também foi simbolizada com bailarinas, calouros e jogadores. 

 

Imagem ilustrativa da imagem Brilho, histórias marcantes e alegria encerraram o Carnaval de Vitória
NOVO IMP?RIO |  Foto: Divulgação/PMV

Terceira escola a desfilar na madrugada deste domingo (10), a Novo Império fez o público todo vibrar trazendo o enredo "Santo Antônio, Olhai Por Nós". A escola fez uma apresentação empolgante e levantou os foliões. Apesar de não terem entrado com o tripé da Comissão de Frente, a escola estava muito bem organizada e com um lindo desfile, a Família Imperiana mostrou muita garra, samba na ponta da língua e olhos cheios de orgulho.

A atual campeã do Carnaval de Vitória, a Independente de Boa Vista, foi a quarta escola a desfilar e contou a história de amor e lendas capixabas na passarela do samba. No desfile, a azul, vermelho e branco trouxe as memórias e lembranças dos acontecimentos ao redor do Mochuara e Mestre Álvaro como o Carnaval do Congo e a Insurreição de Queimados com fantasias luxuosas, além de muita emoção dos 1.300 componentes que estavam distribuídos em três alegorias, 2 tripés e 19 alas.

 

Imagem ilustrativa da imagem Brilho, histórias marcantes e alegria encerraram o Carnaval de Vitória
MUG |  Foto: Divulgação/PMV

Em vermelho e branco, a Mocidade Unida da Glória (MUG), foi a quinta escola a desfilar e trouxe luxo e potência abrindo baús, caixas e gavetas para trazer de volta objetos que acompanham as pessoas e se tornam importantes amuletos: os bonecos. Mesmo com um problema no abre alas, a harmonia mostrou a sintonia e não deixou a peteca cair, entregou o que prometeu. A MUG, que cantou “Se minha vida é paz e fé, oh! Minha Penha, seja como Deus quiser!”, pediu a bênção para o povo do samba.

A mais antiga do Carnaval de Vitória desfilou a realeza do café, a Unidos da Piedade foi a sexta escola  a desfilar, cheia de brilho e elegância da realeza africana. Por problemas técnicos com um andaime da escola, o sinal demorou a ficar verde para a Piedade, que levou aproximadamente 40 minutos para entrar na avenida. A agremiação vermelho, verde e branco passeou pelas lavouras de café, exaltando os negros do engenho, homenageando os que saíram da África e vieram para o novo mundo.

A última a entrar na avenida foi a escola do bairro Santa Martha. A Andaraí respeitou a tradição e estampou as cores verde e rosa em suas alegorias e adereços, junto com o seu brasão representado por uma coroa sobre uma serpente e um surdo. Em homenagem à Santa Martha, a Andaraí compartilhou na avenida histórias e lendas sobre a comunidade do bairro. A verde e rosa encerrou os desfiles se despedindo dos foliões e deixando um gostinho de "quero mais" para o próximo ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: