Bilhetinhos de esperança junto com a entrega do pão
Escute essa reportagem
Que tal receber junto com o pãozinho quente de manhã um bilhete com mensagens de paz, esperança e superação? Esse é o trabalho voluntário de uma atendente de padaria de Marataízes, no Litoral Sul, como forma de incentivar os clientes nesse período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Diariamente, há cerca de 40 dias, Drielly da Silva Machado, de 24 anos, escreve mensagens em bilhetes que são anexados às sacolas de pães que são entregues nas casas dos clientes da Padaria da Barra.
“As coisas podem estar confusas lá fora, mas no lugar de temer, vamos nos encher de esperança e acreditar que tudo isso nos deixará mais fortes e unidos”, disse ela em um de seus bilhetes.
Em outra mensagem, ela escreveu: “Vamos encarar esse tempo como um intervalo da vida. Uma oportunidade para pensar e repensar. Que depois dessa, sejamos todos seres mais evoluídos”.
No total, ela acredita que já tenha entregado mais de mil bilhetes. São 24 distribuídos por dia durante a semana e mais de 30 aos finais de semana. Ela busca mensagens na internet, em sites e também em trechos bíblicos.
Drielly é um exemplo de superação. Há dois anos, enquanto ela seguia de motocicleta, um carro entrou na sua frente. “Quebrei o fêmur e a bacia em cinco lugares. Quebrei a mão, tive traumatismo craniano. Fiquei em cima da cama três meses. Depois, foram mais oito meses de fisioterapia e pilates”, contou.
Ela lembra que o acidente mudou sua forma de encarar a vida. Ao retornar ao trabalho, percebeu que as colegas estavam desanimadas e resolveu escrever cartas.
“Comecei a deixar recadinhos e deu muito certo”, relatou. Percebendo que, com o isolamento social, todos estavam ficando desesperados e desanimados, ela decidiu enviar os bilhetinhos aos clientes.
“Foi uma forma que encontrei para tentar acalmar as pessoas, mostrar o quanto nos preocupamos com elas”, explicou. Muitos clientes gostaram e até passaram a compartilhar as mensagens. Quanto à Drielly, ela não só recuperou a saúde, mas também a alegria pela vida.
Ajuda em momentos difíceis
Para a empresária Ana Cleidi Marinato Lunz, 43, uma das clientes da padaria, o que mais lhe chamou a atenção é que os bilhetes foram escritos à mão.
“Diante de tantas notícias negativas nesses últimos dias, essas mensagens nos motivam e nos trazem esperança”, diz.
A empresária disse que ficou curiosa com o pequeno papel anexado na sacola de pão e se surpreendeu ao ler a mensagem. “Não esperava. A mensagem ajudou muito. Fiquei feliz ao saber que existem pessoas com esse carinho, uma atitude humana”, comentou.
O agricultor Fernando da Silva, 62, também gostou da iniciativa da funcionária da padaria. “Eu, que sou evangélico, gosto muito dessas mensagens. Dá ânimo às pessoas. Tem muita gente desesperada, com medo da doença”, ressaltou.
Para o empresário Adhemar José de Oliveira, 63, dono da padaria em que Drielly da Silva Machado trabalha, a iniciativa da funcionária foi importante num momento de incertezas, em que todos estão com medo.
“O momento em que vivemos não está fácil. Tivemos que dispensar sete funcionários e colocamos outros 14 de férias. O movimento caiu pela metade, pois muitos não saem de casa, estão com medo. Os bilhetinhos levaram mais ânimo aos nossos clientes. O povo fica com mais vontade de agir, de vencer a dificuldade”, ressaltou Adhemar.
Comentários