Arcebispo de Vitória dispensa fieis de participação em missas e celebrações
Escute essa reportagem

O arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, fez um decreto aos católicos - nesta terça-feira (17) - dispensando os fieis de participação em missas e celebrações lutúrgicas, por conta do avanço do coronavírus. As instruções também serão válidas para as celebrações da Semana Santa.
Nesta carta, Dom Dario recomenda que os fieis não estejam fisicamente nas celebrações, que poderão "acompanhar as missas pelos meios de comunicação das paróquias da Arquidiocese, pela rádio América 91,1 FM ou pelas demais mídias católicas, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal".
Durante este período, o arcebispo orientou que os fieis façam sua oração pessoal ou em família, como a Leitura Orante da Bíblia e o Terço. Também orientou quanto a "higiene pessoal e nas visitas domiciliares e hospitalares".
Estão suspensos encontros, assembleias, seminários, catequese, procissões e outros eventos que contribuam para aglomerar pessoas. Já as crismas, agendadas para este período, estão suspensas e serão remarcadas, assim como os mutirões de confissão.
Dom Dario pediu ainda que seja mantida a "fidelidade ao dízimo", diante dos compromissos econômicos das paróquias.


Comentários